A cantora sertaneja Bruna Viola deu uma entrevista especial ao podcast do Movimento Country e contou detalhes de sua vida e carreira.
Mais um episódio do podcast do Movimento Country está no ar! Com o tema “Força da mulher na música sertaneja“, Hedmilton Rodrigues e Hernane Freitas debateram sobre a influência feminina, assédio, machismo e a história feita pelas mulheres do gênero. Para dar depoimentos sobre a sua vivência, foram selecionadas três das maiores sertanejas da atualidade: Gabi Fernandes, Lauana Prado e Bruna Viola.
Violeira raiz e de muito carisma, Bruna é uma das maiores artistas da sua geração e conviveu de perto com uma das mais icônicas personalidades da música sertaneja: Inezita Barroso, que apresentava o “Viola, Minha Viola” e recebeu a cantora diversas vezes em seu palco.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Bruna Viola conta que a relação com Inezita Barroso ultrapassou o profissional e chegou ao ponto das duas virarem grandes amigas: “A minha maior influência na música raiz sem dúvida é a Inezita Barroso, uma mulher que quebrou muitos tabus. Inezita era um ser humano ímpar, incrível, e uma artista muito completa. Compositora, violeira, cantora, apresentadora,… tive a oportunidade de conhecê-la, de participar do programa dela várias vezes, de crescer a nossa relação, sempre com muito carinho e respeito. Isso foi sem dúvida uma das maiores realizações da minha vida”, diz Bruna feliz da vida.
“Conheci ela quando eu tinha onze anos em um encontro de violeiros lá no Mato Grosso, em Poxoréo, que é um encontro muito famoso, e eu fui convidada pela produção do programa dela pra estar lá. Depois que eu fui a primeira vez, desandou o trem (risos), fui várias e várias vezes, era minha segunda casa. Depois que eu conheci ela aos onze anos e fui lá no programa, ela lembrou de mim e falou ‘você foi aquela violeira que eu conheci no Mato Grosso, sua mãe que me apresentou você’. Então essa foi a maior felicidade do mundo para mim, porque ela lembrou do meu trabalho, lembrou da da violeirinha lá do Mato Grosso”.
E um fato improvável que pegou os apresentadores de surpresa durante a gravação foi o fato de que a cantora sertaneja revelou que uma de suas maiores inspirações é Ivete Sangalo! A informação, inesperada e até surpreendente, logo foi explicada por Bruna Viola:
“Tem um uma artista que não é música raiz, nem sertaneja, mas que foi a minha grande inspiração também de pessoa, de presença de palco, entrevistas, humildade, como se portar diante dos fãs, como tratar os fãs, a mídia, que é a Ivete Sangalo. Ela é a maior referência de tudo mesmo, fora do do sertanejo. A Ivete é uma artista incrível e quando eu era bem pequena lá eu ficava assistindo os vídeos dela, principalmente pela presença de palco, conversas com o público. Eu era bem travada, era uma menina da roça e ela foi um grande espelho pra mim e ainda é até hoje”, relembra Bruna Viola.
A carreira de sucesso de Bruna Viola
Bruna Viola começou a se destacar no ramo da música sertaneja ainda jovem: “Comecei minha carreira aos onze anos de idade. Nessa época, eu comecei a tocar viola caipira, fazer minhas primeiras apresentações nos programas de TV e rádio lá de Cuiabá, Mato Grosso veio de guerra, me apresentar nas casas noturnas. E a minha carreira aconteceu de forma muito natural, sabe? O meu nome foi caminhando, por onde eu fui passando, fui plantando uma sementinha e tudo floresceu lindo e de forma orgânica mesmo”, destaca a sertaneja.
“Tudo que a gente ganhava no trabalho a gente investia, eu abdiquei de muitas coisas na minha vida, mas sempre pensando no futuro, no que aquilo poderia me me trazer de retorno não somente financeiro, mas felicidade mesmo! Hoje eu sou uma pessoa muito feliz com a minha carreira, com tudo que eu dediquei pra música, os artistas, ídolos que eu conheci. Então a minha carreira foi e tem sido muito boa pra pra mim. Como pessoa, como artista, me trouxe muita alegria muito aprendizado”, completa Bruna Viola.
Bruna também relembra do lugar mais alto que já chegou, que foi no palco da maior premiação do mundo: “Sem dúvidas que o lugar mais alto que eu alcancei nesses quase vinte anos de carreira foi o Grammy Latino com o álbum ‘Melodias do Sertão’, onde eu ganhei na categoria de ‘Álbum de Músicas de Raízes Brasileiras’. Para mim, o Grammy Latino parece que não aconteceu até hoje. Eu olho pro pro troféu ali em cima da minha estante e falo: ‘Meu Deus, eu assistia tantas vezes e nunca que eu imaginei que iria chegar com a minha violinha naquele evento, naquele palco’, e ouvir o nome do meu álbum, o meu nome sendo anunciado como vencedora foi o ápice, o auge da minha carreira!”, conta emocionada.
Na entrevista ao podcast, a artista ainda revela seus próximos passos profissionais: “Estou começando esse ano a preparar um mega trabalho, um DVD incrível que são vinte anos de carreira que a Bruna Viola vai completar. Estou montando uma turnê incrível também que vai chamar de ‘Cuiabá para o Brasil’, o DVD e a turnê. E é isso! Vinte anos bem rodados, bem trabalhados… conquistando os fãs, tendo sempre muito apoio da mídia”, celebrou.
“E incrível, né? Não digo que não não tive dificuldades porque nem tudo são flores, mas graças a Deus meu trabalho sempre foi muito honrado e bem aceito, a maioria das vezes, na maior parte da minha carreira”, encerra Bruna Viola.
Ouça o podcast completo logo abaixo – e spoiler: está imperdível!
Confira mais notícias sobre música sertaneja no Movimento Country com Hernane Freitas