Vá com Deus! A cidade de Quixaba, na Paraíba, teve que cancelar suas famosas festividades Quixabrega e Quixagospel, originalmente planejadas para os dias 3 a 5 de agosto de 2023. Entre as atrações confirmadas estava a cantora sertaneja Roberta Miranda, que recentemente deu uma bela lição ao encorajar artistas LGBTQIAPN+.
A decisão foi tomada pela prefeitura, devido à situação de emergência decretada no fim de maio devido à severa estiagem que atinge a região. A recomendação para o cancelamento veio da assessoria jurídica do município, após um alerta do Ministério Público de Contas da Paraíba sobre a proibição de municípios que estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública realizarem festividades.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
As festas, que foram lamentavelmente canceladas, contariam com apresentações de artistas renomados como Roberta Miranda, Zezo e Verbo da Vida, entre outros. Desde sua criação em 2009 pelo então prefeito Júlio Cesar, a Quixabrega tem sido um palco para artistas aclamados, como Reginaldo Rossi, Beto Barbosa, José Orlando, Gilliard, Gretchen, Fernando Mendes e Bartô Galeno.
Nas redes sociais, fãs de Roberta Miranda e moradores de Quixaba lamentaram o cancelamento: “Meu sonho de ir um show de Roberta Miranda indo por água abaixo”, desabafou um morador. “Que decepção, o evento mais esperado do ano não será realizado. Triste”, lamentou outra.
A cidade de Quixaba, localizada na Região Metropolitana de Patos e a 413 quilômetros de João Pessoa, tem uma população de 1.743 pessoas, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.
Veja o anúncio oficial da prefeitura:
Roberta Miranda demonstra apoio à comunidade LGBTQIAPN+ no sertanejo
A renomada cantora sertaneja Roberta Miranda, que junto com Marília Mendonça, abriu caminhos para mulheres no universo sertanejo, manifestou seu apoio à inclusão de artistas LGBTQIA+ no gênero musical durante sua participação recentemente no programa “Caldeirão com Mion”.
Com 63 anos e uma carreira de sucesso, Roberta demonstrou uma vez mais seu espírito progressista e a capacidade de tratar com sinceridade temas importantes. Mesmo tendo sofrido desprezo de alguns colegas sertanejos, ela não tem medo de abordar o tema da sexualidade e defende a diversidade no mundo da música.
Relembrando as lutas das mulheres para serem reconhecidas no cenário sertanejo, tradicionalmente dominado por homens, Roberta celebrou o destaque que artistas femininas, como Marília Mendonça e Maiara e Maraisa, estão alcançando atualmente. Ela acredita que agora é o momento para os artistas LGBTQIA+ ganharem visibilidade no sertanejo, um gênero que ainda carece de representatividade LGBT.
Roberta fez um convite para que artistas que se identificam com a cultura sertaneja se juntem a ela no palco, enfatizando sua disposição para abraçar a diversidade no mundo da música sertaneja. “Por que não agora é a vez do pessoal LGBTQIA+? Está faltando isso para o mundo sertanejo. Vamos! Nós temos [pessoas LGBTQIA+] no pop, em outros gêneros… Venham para o mundo sertanejo! A Roberta está aqui para abraçar vocês”, finalizou a cantora.
Confira mais notícias sobre música sertaneja no Movimento Country com Hernane Freitas