A família não apenas é a célula fundamental da sociedade, mas está presente em diversos aspectos da vida pública. Hoje ela passa a ser centralidade nas políticas públicas (saúde, educação, assistência social), chegando a ser um eixo estruturante da nossa cultura e modo de vida.
O influenciador digital e suplente de vereador Gabriel Inácio ressalta a importância da família em várias esferas da sociedade. “Ao discutirmos a centralidade da família nas políticas públicas é importante salientar que no Brasil, a instituição familiar sempre fez parte integral dos arranjos de proteção social, e que os governos brasileiros sempre se beneficiaram da participação autonomizada e voluntarista da família na provisão do bem-estar de seus membros. Assim, o Estado assume a idéia que “a família deve ser apoiada e ter acesso a condições para responder ao seu papel no sustento, na guarda e na educação de suas crianças e adolescentes, bem como na proteção de seus idosos e portadores de deficiência”, ressalta
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Valores familiares
Segundo Inácio, os valores instituídos pela familia são muito importantes no contexto da vida pública. “A Política Nacional de Assistência (2004) coloca o eixo estruturante da “Matricialidade Familiar” como forma de garantir a inclusão sociocultural de grande parcela da população brasileira. Os valores transmitidos pelos pais aos seus filhos moldam a nossa sociedade há gerações e também são grandes responsáveis por tudo aquilo que temos visto como ações afirmativas e políticas publicas no Brasil. Sem a família e seus valores, nosso núcleo social e a essência de nossa cultura desmoronaria”.
O influenciador também ressalta que, apesar todas as turbulências vividas pela sociedade contemporânea, o modelo da família tradicional segue sendo a base da sociedade. “Uma das instituições mais antigas, a família é pilar de sustentação para todos, afinal é nela que aprendemos a conviver e interagir com o mundo em que nos cerca, além de sermos preparados para a vida. Uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educa e forma indivíduos seguros e aptos para o convívio social”, conclui.