Hollywood vs ChatGPT

Saiba porque tecnologias como a IA e ChatGPT estão abalando Hollywood e causando preocupação no mundo real

O CEO e especialista em dados, Marco Marcelino, revela como a IA vai transformar a vida de atores, diretores, equipe técnica em Hollywood e profissionais fora do mundo das celebridades.

Publicado em 16/02/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A perspectiva da inteligência artificial (IA) ocupar empregos humanos escalou rapidamente. De repente, profissionais de todas as áreas começaram a avaliar suas capacidades com medo de serem substituídos, inclusive em Hollywood. A IA pode substituir os animadores e ilustradores? E as dezenas de startups de IA que podem replicar as vozes de atores famosos? O ChatGPT pode escrever um roteiro inteiro? Atores e diretores podem perder seus empregos para a tecnologia?

O CEO da Serinews, empresário digital e especialista em dados, Marco Marcelino, explica que não apenas em Hollywood e no show business do entretenimento, mas em diversas outras áreas, o uso da inteligência artificial veio para ficar e vai sim, acabar por substituir a maneira como as pessoas trabalham. “A Inteligência Artificial é uma tecnologia emergente pronta para transformar dias em minutos e promete transformar vários setores, desde a saúde até a indústria. Ela permite que as máquinas aprendam a realizar tarefas que, tradicionalmente, eram feitas apenas por seres humanos. A IA é alimentada por grandes quantidades de dados e algoritmos (conjunto de regras) avançados, e pode ser dividida em dois tipos principais: IA de aprendizado de máquina (ML) e IA de processamento de linguagem natural (NLP). A IA de ML é usada para analisar grandes conjuntos de dados e detectar padrões, enquanto a IA de NLP é usada para processar e entender idiomas humanos”, pondera.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Segundo Marcelino, a IA também está sendo usada para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência em muitas indústrias. “estes setores incluem manufatura, saúde, finanças e transporte. No entanto, a IA também traz preocupações éticas, como a possibilidade de desemprego em massa e a falta de transparência em decisões automatizadas”.

O CEO e especialista em dados, Marco Marcelino (Reprodução / Internet)

Já vimos essas tecnologias reviverem a voz de Val Kilmer em Top Gun: Maverick, simular Bruce Willis em um anúncio de telecomunicações russo e escrever e dirigir curtas-metragens, então não é surpresa que tudo isso tenha chamado a atenção das guildas de Hollywood, que es prestes a negociar novos acordos globais com os estúdios. Logo, parece que IA será um tópico importante e controverso daqui para frente, inclusive no que diz respeito ao SAG-AFTRA, o maior sindicato de trabalhadores de Hollywood, que acabou de dar o primeiro tiro: o conselho articulou explicitamente sua posição de que o direito de simular a voz, aparência ou performance de um ator usando tecnologia digital é um assunto obrigatório de negociação, o que prenuncia algumas batalhas judiciais épicas pela frente.

Transformação digital

Além das já conhecidas aplicações no mundo das celebridades, o especialista também aponta outras aplicações destas novas tecnologias, que não apenas têm o potencial de revolucionar o mundo recheado de glamour e magia de Hollywood, mas de impactar definitivamente o mundo real, trazer mais eficiência à setores como indústria, medicina e fitness, mas também de substituir algumas pessoas e profissionais em suas funções.

Assistência virtual: chatbots e assistentes de voz podem ser treinados para responder perguntas e ajudar os usuários a realizar tarefas.

Previsão: a IA pode ser usada para prever tendências de mercado e eventos futuros.

Jogos: a Realidade Virtual (VR) permite que os jogadores sejam totalmente imersos em mundos virtuais e interajam com eles de forma muito mais realista do que com os jogos tradicionais.

Treinamento: a VR pode ser usada para simular situações perigosas e ensinar habilidades sem colocar as pessoas em risco.

Entretenimento: a VR pode ser usada para criar experiências imersivas em filmes, shows e outros eventos.

Jogos: a Realidade Aumentada (AR) permite que os jogadores vejam elementos virtuais superpostos ao mundo real e interajam com eles.

Comércio: a AR pode ser usada para mostrar como um produto se encaixaria em um ambiente real antes da compra.

Educação: a AR pode ser usada para tornar os conteúdos educacionais mais interativos e interessantes.

Smart homes: dispositivos de IoT ( Internet das Coisas), como termostatos e câmeras, podem ser usados para controlar e monitorar a casa de forma remota.

Transporte: a IoT pode ser usada para monitorar o desempenho de veículos e melhorar a eficiência de frotas.

Saúde: dispositivos IoT, como sensores de atividade física e monitores de saúde, podem ser usados para acompanhar a saúde e o bem-estar das pessoas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio