Buscando concorrer e até mesmo ocupar lacunas deixadas pelo Twitter, que está a perder utilizadores e a ter novos problemas, que em boa parte são frutos da gestão (considerada confusa) de Elon Musk, a Meta, dona do Facebook e do Instagram, lançou o Threads, certa de que muitos dos que estão descontentes com o “passarinho azul” vão olhar para esta rede social como uma proposta.
Contudo, infelizmente a novidade, que já está movimentando a internet, não vai chegar a todos, sendo a União Europeia um dos nomes que vão ficar fora da lista dos primeiros, e talvez nem sequer veja essa nova rede social tão cedo.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O Threads da Meta não vai ser lançado na União Europeia
Segundo a Meta, a nova rede social vai ficar fora da União Europeia, por questões de privacidade e transferência de dados, consequência da atual impossibilidade da empresa de atender no momento a todas as regulações que existem no continente europeu sobre estes tópicos, que já foram alvo de inúmeros processos e motivo de perdas financeiras consideráveis para a Meta.
Ou seja: A estrutura criada pela Meta não está preparada para lidar com as regras mais apertadas da União Europeia e assim preferem ficar por agora fora destes territórios.
O Threads é construído na infraestrutura do Instagram e pode importar dados desta rede, incluindo publicidade e informações de comportamento. Em caso de incumprimento das regras, as multas da União Europeia vão ser certamente pesadas.
Compartilhamento de dados e LGPD são a razão
O atraso na implantação da nova rede na Europa deve-se em grande parte à vindoura Lei de Mercados Digitais (DMA) da UE, que entrará em vigor em 2024. Esta estabelece regras rígidas e bem definidas sobre como e quando os dados dos utilizadores podem deixar o espaço da União Europeia.
O Threads já está disponível no Brasil. No continente europeu, somente o Reino Unido terá acesso (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). De fora vão ficar os países da União Europeia, embora seja esperado que mais tarde, sem data definida, esta rede esteja também disponível nestes territórios.