Sem Threads na UE

Threads não será lançado na Europa. Saiba o motivo:

A novidade do Instagram, que já está movimentando a internet, não vai chegar a todos, ficando de fora os países da União Europeia por enquanto, sem data prevista para estreia nesses territórios.

Publicado em 06/07/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Buscando concorrer e até mesmo ocupar lacunas deixadas pelo Twitter, que está a perder utilizadores e a ter novos problemas, que em boa parte são frutos da gestão (considerada confusa) de Elon Musk, a Meta, dona do Facebook e do Instagram, lançou o Threads, certa de que muitos dos que estão descontentes com o “passarinho azul” vão olhar para esta rede social como uma proposta.

Contudo, infelizmente a novidade, que já está movimentando a internet, não vai chegar a todos, sendo a União Europeia um dos nomes que vão ficar fora da lista dos primeiros, e talvez nem sequer veja essa nova rede social tão cedo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Threads da Meta não vai ser lançado na União Europeia

Segundo a Meta, a nova rede social vai ficar fora da União Europeia, por questões de privacidade e transferência de dados, consequência da atual impossibilidade da empresa de atender no momento a todas as regulações que existem no continente europeu sobre estes tópicos, que já foram alvo de inúmeros processos e motivo de perdas financeiras consideráveis para a Meta.

Ou seja: A estrutura criada pela Meta não está preparada para lidar com as regras mais apertadas da União Europeia e assim preferem ficar por agora fora destes territórios.

O Threads é construído na infraestrutura do Instagram e pode importar dados desta rede, incluindo publicidade e informações de comportamento. Em caso de incumprimento das regras, as multas da União Europeia vão ser certamente pesadas.

Compartilhamento de dados e LGPD são a razão

O atraso na implantação da nova rede na Europa deve-se em grande parte à vindoura Lei de Mercados Digitais (DMA) da UE, que entrará em vigor em 2024. Esta estabelece regras rígidas e bem definidas sobre como e quando os dados dos utilizadores podem deixar o espaço da União Europeia.

O Threads já está disponível no Brasil. No continente europeu, somente o Reino Unido terá acesso (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). De fora vão ficar os países da União Europeia, embora seja esperado que mais tarde, sem data definida, esta rede esteja também disponível nestes territórios.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio