A partida entre Valencia e Real Madrid, pelo campeonato La Liga, ficou marcada por mais um triste episódio de racismo no futebol europeu. O jogador brasileiro do Real Madrid, Vinícius Júnior, foi alvo de injúrias racistas por parte da torcida do Valencia, que o chamou de “macaco”.
O árbitro Ricardo de Burgos chegou a paralisar a partida e solicitou o fim das “manifestações racistas”. Imagens mostraram Vinícius Júnior visivelmente revoltado com as ofensas, enquanto apontava os responsáveis no Estádio Mestalla. Após oito minutos de paralisação, a partida foi retomada.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
É inadmissível que em pleno século XXI, ainda existam torcedores preconceituosos e intolerantes que desrespeitam a dignidade humana e a diversidade cultural. Estrangeiros que vão para jogar em outras equipes correspondem a trocas culturais importantes e devem ser respeitados por isso.
Vinícius Júnior, que já havia sido vítima de racismo em outras ocasiões na Espanha, inclusive com um boneco sendo usado para representá-lo por torcedores radicais, merece toda nossa solidariedade. Ele é um jovem talento do futebol mundial, que tem nos representado de forma positiva no cenário esportivo internacional.
Não podemos tolerar nenhum tipo de discriminação no esporte ou em qualquer outra esfera da sociedade. É preciso que as autoridades esportivas e governamentais adotem medidas eficazes para combater o racismo e a intolerância, promovendo a educação e a conscientização como instrumentos fundamentais para a transformação dessa realidade.
Manifestações de apoio de personalidades do futebol e clubes em relação ao caso são importantes, mas não são suficientes. É preciso dar um basta definitivo ao racismo no esporte e em nossa sociedade.
Esperamos que as medidas sejam tomadas e que casos como este não se repitam novamente. O povo brasileiro está com Vinícius Júnior e repudia todo o preconceito e discriminação que nosso atleta tem passado.