69% dos consumidores já compraram após recomendação de um influenciador nas redes sociais, aponta pesquisa

Levantamento também destaca aumento de investimento por parte das marcas no marketing de influência em 2024

Publicado em 14/01/2025
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A nova pesquisa feita pela Opinion Box e Influency.me, chamada de “Dados e Insights de Influencer Marketing no Brasil para 2025”, revelou que 69% dos consumidores brasileiros já realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador nas redes sociais. Somado ao fato de que o país é o maior em número de criadores de conteúdo digitais no mundo, segundo estudo recente da Nielsen Media Research, pode-se dizer que a população brasileira é uma das mais “influenciáveis” neste cenário.

Não à toa, o marketing de influência tem ganhado cada vez mais espaço no mercado digital brasileiro. O mesmo estudo realizado pela Opinion Box e Influency.me aponta que 64% das marcas investiram neste setor em 2024; em 2023, o número era de 54%. O crescimento contínuo desse investimento nos últimos anos faz ainda mais sentido quando observa-se um dado divulgado pelo levantamento “Tendências de Social Media 2023”, da Comscore, que revelou que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo.

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Para Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência, os dados reforçam a relevância do marketing de influenciadores como uma estratégia indispensável para as marcas: “Quando 69% dos consumidores confirmam ter realizado compras baseadas em recomendações de influenciadores, isso demonstra não só a confiança que o público deposita nesses criadores, mas também o potencial de conversão que as parcerias estratégicas oferecem. Esse cenário cria oportunidades imensas para influenciadores diversificarem seu conteúdo e para as marcas se conectarem diretamente com seus públicos de forma autêntica”.

O fato do Brasil ser o maior em número de criadores de conteúdo e o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo, na opinião de Fabio, coloca o país em destaque no cenário global. Segundo o profissional, isso faz com que as marcas, tanto locais quanto internacionais, enxerguem o mercado brasileiro como essencial para suas estratégias. Além disso, os influenciadores têm a chance de se consolidar como verdadeiras potências criativas, não apenas no país, mas também no exterior.

Apesar do marketing de influência estar cada vez mais consolidado como uma tendência já estabelecida, Gonçalves ressalta que esse crescimento traz desafios para as marcas e influenciadores: “A transparência, a criatividade e a capacidade de criar narrativas que engajem o público serão os fatores diferenciais para manter essa confiança e continuar gerando impacto no mercado”.

“A Viral Nation, como uma agência global de influenciadores com raízes no Canadá, reconhece o potencial transformador do mercado brasileiro, que é um dos mais engajados no mundo. Já investimos em grandes talentos locais, como Julio Cocielo e Letícia Gomes, justamente por entendermos a força criativa e a conexão genuína que esses influenciadores têm com o público. Esses dados reforçam nossa estratégia de ampliar cada vez mais nossa presença no Brasil, trabalhando para conectar marcas internacionais a criadores brasileiros que realmente fazem a diferença”, finaliza.

METODOLOGIA DA PESQUISA

A Influency.me, em parceria com a Opinion Box, coletou os dados do estudo por meio de um questionário online divulgado por email, redes sociais e anúncios, tanto via Influency.me quanto via Opinion Box. Ao total, foram 954 respondentes, sendo influenciadores, agências, assessores e marcas. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais.

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