A adaptação é fundamental para a sobrevivência e reprodução das espécies. Permite que os organismos se ajustem às condições ambientais e aproveitem ao máximo os recursos disponíveis. No campo da construção civil quem não se adapta fica para trás, pois o segmento é pautado na agilidade e mudança.
Lucas Simas, engenheiro civil, há mais de 10 anos gerenciando projetos complexos e inovadores, chama atenção para o uso de metodologias ágeis, não só em obras tradicionais, mas também em projetos com maior grau de inovação tecnológica.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“A construção civil vive em fase de transformação, com novas tecnologias e processos mudando a forma de gerenciar projetos com agilidade na resolução de problemas e capacidade de adaptação. Metodologias ágeis, populares em outros setores, estão se mostrando uma ferramenta poderosa também na construção, permitindo mais flexibilidade e inovação”, diz Simas.
Segundo ele, as metodologias ágeis consistem em técnicas de gestão focadas na adaptação e no progresso contínuo. “Diferente de abordagens tradicionais, que seguem etapas rígidas e lineares, a metodologia aliada com uma gestão eficiente, permite que mudanças sejam feitas rapidamente ao longo do projeto para ajustar cronogramas, redistribuir tarefas ou resolver problemas antes que se tornem maiores. Em vez de esperar que uma etapa termine para começar outra, trabalhamos de maneira simultânea, priorizando soluções rápidas e eficazes”, completa o engenheiro.
Lucas alega que tradicionalmente o setor de construção civil se apoia em metodologias de “cascata”, onde cada fase do projeto depende da finalização da anterior. Embora seja um método confiável, se caracteriza por ser rígido e pode gerar atrasos significativos em casos de imprevistos. Já nas metodologias ágeis, a construção segue um fluxo mais flexível. Os gestores têm a capacidade de identificar prioridades, realocar recursos e solucionar gargalos com rapidez. A aplicação reduz o impacto de imprevistos no cronograma geral.
Citando exemplos práticos na construção civil da implementação de metodologias inovadoras, buscando velocidade, qualidade, custo e sustentabilidade em projetos de grande porte, Lucas Simas cita um caso em que o cliente pediu a inclusão de um andar extra no prédio no meio da execução da obra. Seguindo a abordagem tradicional, a mudança teria atrasado significativamente o cronograma, porém, usando essa prática focada na agilidade de forma inteligente, foi possível reorganizar as equipes e dividir o trabalho de forma a concluir o projeto no prazo original. Em outro projeto a equipe atrasou a entrega de materiais. Para evitar perda de tempo e atraso foram feitas reuniões diárias e ajustes no planejamento e assim conseguir redirecionar equipes para tarefas secundárias.
Do processo de implementação das metodologias ágeis nasceu um e-book para compartilhar experiências, dicas e boas práticas aplicadas ao longo de mais de uma década de atuação na área. “Sempre me vi mais do que um engenheiro de exatas. Meu foco é liderar pessoas, melhorar processos e estimular a inovação nas minhas equipes. No e-book compartilho princípios fundamentais para que qualquer engenheiro se torne um gestor ágil e eficiente”, finaliza Lucas Simas.
Para acompanhar mais sobre Lucas seu Instagram é @lucasimas__