Ainda que exista uma grande pressão para alisar o cabelo, Vivi Noronha sempre manteve seus cachos com muito orgulho. No entanto, a influenciadora digital, que tem quase 10 milhões de seguidores nas redes sociais, precisou enfrentar uma longa transição capilar, após um profissional passar uma prancha com resíduos de produtos de progressiva nos seus fios.
Segundo Vivi, o momento foi muito difícil para ela e todo o processo para voltar com os fios naturais contou com muitos desafios. No entanto, em nenhum momento cogitou a opção de alisá-lo. “Meus cachos sempre foram minha marca registrada e eu nunca me deixei levar pela pressão social, porque pra mim, eles representam a força e a beleza natural. Infelizmente, acabei tendo meus fios danificados, mas desde o início foquei em recuperar, o que não foi nada fácil, já que existe um longo caminho por trás. Apesar de todas as dificuldades, alisar nunca foi uma opção para mim”, diz.
A influenciadora afirma que, por muito tempo, acreditava-se que apenas cabelo liso era sinônimo de beleza e isso se deu principalmente pela falta de representatividade nas mídias e nos espaços de destaque. Mas, por outro lado, ela sempre foi na contramão desta ideia. “As pessoas acabam alisando os cachos desde cedo, acreditando que só assim pode ser bonita e aceita. É como se estivessem presas em um padrão sem enxergar a beleza natural que já existe em si. A pressão estética sempre foi enorme, mas eu nunca tentei me encaixar. Sempre tive muito orgulho das minhas raízes e manter os cachos é uma representação disso”, afirma.
Hoje, ao olhar para trás, Vivi acredita que a transição capilar representou um processo de reencontro. “Me reconectei com minhas raízes e com quem de fato sou. Acredito que assumir os cachos é uma forma de resistência aos padrões que as pessoas tentam seguir, por isso sempre busco influenciar quem me acompanha a não alisar. Ver meu cabelo cacheado me faz lembrar da minha força, da minha história e da minha luta. É um símbolo de empoderamento”, declarou.