Criada no Morro do Feijão em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, Leidy Elin começou a trabalhar muito cedo. Aos 14 anos se tornou manicure, mas foi aos 17 que percebeu as primeiras mudanças na sua vida. Ela aprendeu a fazer tranças e logo se apaixonou pelo ofício: “A trança é uma arte, é a arte que os meus ancestrais deixaram para mim”, declara. Para ela, estar em contato com uma cultura que exalta as suas origens e oferece autoestima ao povo negro é uma das razões que não a faz parar:
“Sou totalmente apaixonada. Eu já tentei ir para outras áreas da estética e não me adaptei tão bem como nas tranças. Não é à toa que faço isso há quase 10 anos, é pura paixão. Não fui eu que decidi ir para a trança, foi ela que me escolheu”, afirma. Mas, a profissão possibilitou principalmente uma mudança financeira na vida de Leidy.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Ela iniciou pensando na possibilidade de realizar os serviços a fim de conseguir uma renda extra e conciliar com outros trabalhos, mas o projeto cresceu: “Comecei em busca de conseguir um dinheiro extra, um freela, mas acabou se tornando uma renda fixa. Ela mudou a minha vida de uma forma extraordinária”. Leidy já faturou cerca de 7 mil reais mensais como trancista e diz que os valores podem aumentar em épocas festivas, como Natal, Ano Novo e Dias dos Namorados, onde a procura é maior.
Pensando na possibilidade de gerar empregabilidade na comunidade e ajudar meninas periféricas a alcançarem a sua independência financeira, Leidy lança no dia 9 de julho o curso “Preta Academy”: “Nele eu não ensino só a fazer as tranças, vou direcionar as minhas alunas a melhor forma delas ingressarem no mercado de trabalho”, explica. A influenciadora também dará dicas de como atrair clientes e precificar o serviço para quem está iniciando a nova profissão.
“Se as tranças mudaram a minha vida, elas também podem proporcionar uma mudança financeira para as minhas alunas. Seguindo cada passo sem pular os módulos, elas vão conseguir viver essa transformação também”, conclui a trancista ao falar sobre a oportunidade de dar visibilidade às meninas periféricas e auxiliar na geração de renda de quem vive nas favelas.
Leidy Elin ganhou notoriedade ao participar do reality show Big Brother Brasil 24. Com o reconhecimento nacional, ela se tornou influenciadora digital e atualmente é acompanhada por 610 mil seguidores no Instagram. A jovem é uma voz influente, que traz representatividade, força e empoderamento feminino. Além do carinho do público, Leidy também recebeu o apoio de famosos, como os cantores Buchecha, Marvvila e o jogador Léo Moura.