Mito ou realidade

A verdadeira história de Drácula

Existem várias teorias que explicam a origem do personagem vampiro

Publicado em 30/04/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Existem várias teorias que explicam a origem do personagem Drácula. O jornal irlandês Irish Times lembra que o conterrâneo autor da novela Drácula, Bram Stoker, passou vários anos pesquisando vampiros e o folclore europeu. Ele pode ter baseado o romance na pessoa real de Drácula, o príncipe Vlad III da Valáquia, que viveu de 1431 a 1476.

Vlad é considerado um herói nacional na Romênia. Ele era um príncipe sanguinário com uma queda por empalar inimigos, daí o nome Vlad, o Empalador.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O nome Drácula, de acordo com essa teoria, vem de Drac, que era o nome do pai de Vlad. Drácula significa simplesmente filho de Drac, que significa diabo, ou pode significar dragão.

Drácula foi baseado em uma história de terror irlandesa?

Outra teoria, segundo o Irish Times, sugere que Stoker não baseou sua ficção de terror no Príncipe Vlad, o Empalador e que a verdadeira conexão e inspiração para Drácula pode estar mais perto de casa, na Irlanda.

Além do mais, o que pode ser uma surpresa é que a Irlanda tem uma afinidade com aquela entidade sugadora de sangue, o vampiro. Existem vários elementos que podem ter contribuído para a imaginação de Stoker para o romance.

A publicação irlandesa cita vários fatores da infância de Stoker na Irlanda que podem ter inspirado a imaginação inicial do escritor à ideia de sugar sangue. Bram era uma criança extremamente doente, embora não esteja claro qual era sua doença e por que ele teve uma recuperação repentina aos sete anos de idade.

No entanto, era bastante comum na época na Irlanda da década de 1840 sangrar um paciente doente, e é provável que o jovem Bram tenha sangrado como uma tentativa de curar sua doença. Então, a história continua, com a imaginação vívida do escritor de Stoker, ele reciclou essas memórias de ser sangrado em uma história sobre vampiros.

Sua mãe foi outra influência considerável em Stoker quando criança. Charlotte Blake (1818-1901) nasceu em Sligo e foi uma proeminente defensora dos direitos das mulheres. Ela viveu os anos de fome e presenteou o jovem Bram com histórias de efeitos destrutivos na humanidade com relatos de pessoas esqueléticas caminhando pelo campo, efetivamente, mortos-vivos. Curiosamente, o manuscrito original de Stoker foi de fato intitulado “O Morto-Vivo”.

Bram Stoker: Bram (Abraham) Stoker, terceiro de sete filhos, nasceu em 8 de novembro de 1847, em uma família protestante na área costeira de Clontarf, no norte de Dublin. Depois de frequentar o Trinity College, Stoker casou-se com Florence Balcombe, uma célebre beldade que já havia sido cortejada pelo famoso poeta e dramaturgo irlandês Oscar Wilde. Eles se mudaram para Londres, onde nasceu seu único filho. Lá, Stoker, que sempre foi fascinado pelo teatro, conheceu Sir Henry Irving, grande ator shakespeariano. Os dois se tornaram amigos íntimos e, eventualmente, Stoker tornou-se ator-gerente do Lyceum Theatre no West End de Londres, que foi alugado por Irving. Bram Stoker morreu de derrame em Londres no ano de 1912 .

Jânio C.V.Nazareth é jornalista em Los Angeles,cobrindo Hollywood.

@JânioNazareth

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio