estreia

Assista o momento em que Tom Cruise desafia a morte no novo Missão Impossível

Missão Impossível 7, Acerto de Contas Parte 2 chega aos cinemas em 2024

Publicado em 13/07/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Missão Impossível 7, Acerto de Contas Parte 1 é considerado pelos críticos americanos o melhor filme da série. Um dos mais respeitados sites americanos, Rotten Tomatoes (Tomates Podres) ouviu cerca de 3 mil críticos. O filme obteve a aprovação de 96% da imprensa especializada e 97% de aprovação dos fãs. O site recebe cerca de 30 milhões de visitantes únicos por mes.

O cineasta Christopher McQuarrie dirige as duas partes de Acerto de Contas. A segunda tem lançamento prevista para o próximo ano. O cineasta já colaborou com Tom Cruise em outros episódios da aventura, como Missão Impossível 5, Nação Secreta, Missão Impossível Efeito Fallout. Para esta nova produção, o astro Tom Cruise superou os limites dos trabalhos anteriores, realizando as cenas mais arriscadas da sua carreira. Uma delas fazendo um vôo com uma asa, o speed flying – veja as imagens no final desta coluna. Em outra seqüência de alto risco, o ator pula de um precipício. Cruise e o cineasta contam que tiveram que construir equipamentos especiais para capturar as imagens inéditas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Durante a estreia do filme em Londres, Tom Cruise afirmou que as cenas de ação da produção atual vão ser vistas pela primeira vez no cinema,nunca foram realizadas antes. A equipe do filme superou tudo o que já foi apresentado antes em  filmes do gênero.

“Eu não tenho uma cena favorita. Cada uma teve seus próprios desafios. Tivemos que construir toda uma estrutura para fazer as filmagens. A cena do precipício é uma que eu queria fazer há muito tempo. Foi bastante técnica, bastante perigosa, muito extrema. Tem também a cena em que eu vôo com a asa, o speed flying, no final do filme”, conta o ator.

Christopher McQuarrie, diretor, co-roteirista e co-produtor, explica que a produção teve que construir equipamentos especiais para poder realizar as filmagens.

“O desafio quando você está fazendo qualquer filme de ação é esconder o fato de que o ator não está realmente fazendo a manobra e que o dublê está fazendo isso para ele. O oposto é verdadeiro para Missão Impossível. Temos um ator que faz suas próprias acrobacias e estamos constantemente desenvolvendo tecnologias que o mostrem fazendo isso. Com speed flying, esse foi um desafio extremamente difícil. Como você coloca uma câmera perto o suficiente de Tom para mostrar que ele está realmente operando a asa? Ao mesmo tempo, como você se afasta o suficiente de Tom , para mostrar que isso não está sendo feito com fios, isso não foi algum tipo de truque. Então tivemos que desenvolver um sistema gimbal”, observa o diretor.

O Gimbal é uma armação que permite manter a câmera estável durante filmagens em movimento. O cinegrafista pode andar ou correr ao realizar as cenas.

“Desta maneira,um cinegrafista pôde voar com duas câmeras, uma de cada lado,seguindo o Tom. As câmeras eram operadas por outro cinegrafista, a bordo de um helicóptero.Nada disso existia, tivemos que construir para filmar aquela cena“, explica McQuarrie.

Outra cena de ação importante no filme mostra Ethan Hunt, vivido por Tom Cruise, e o vilão, Gabriel, interpretado pelo ator Esai Morales, lutando no teto de um trem. O cineasta explica que eles usaram um trem de verdade em vez de realizar a seqüência usando efeitos especiais.

”Missão Impossível teve cenas com trem antes, no primeiro filme, mas aquelas cenas foram filmadas num estúdio.Nós queríamos fazer uma cena real e para isso tivemos que construir um trem. O que você vê é um acidente de trem em câmera lenta. Foi uma cena bastante difícil de realizar, não só para executar, mas também para desenhar. Tivemos que estudar toda a questão da física, para saber qual seria o resultado. Desenhamos cada vagão, desenhamos também todo o equipamento para filmar a cena que estávamos criando. O resultado que você vê na tela foi conseguido com muita dificultade, foi um grande desafio“, diz o cineasta.

Assista abaixo a filmagem do vôo de Tom Cruise. O Speed Flying é um dos esportes mais perigosos do mundo.O ator treinou vários anos para realizar a cena. Ele alcança uma velocidade de 80 quilômetros por hora.

Jânio C.V.Nazareth é jornalista em Los Angeles, cobrindo Hollywood

@JânioNazareth

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio