Estreia 3/10

Coringa, Delírio a Dois NÃO É o que você pensa. Entenda

Sexo e violência fizeram o filme ser proibido para menores de 17 anos nos Estados Unidos.

Publicado em 26/07/2024
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Coringa, Delírio a Dois NÃO É o que você pensa. Entenda. musical, drama, trama criminal.Afinal qual o enredo do novo filme? Sabemos apenas que tem sexo e violência o suficiente para ser proibido para menos de 17 anos nos Estados Unidos. Vamos começar pelo personagem central. Quem é o Coringa interpretado por Joaquin Phoenix? O ator traz para tela o vilão como o público nunca o viu antes, LITERALMENTE. Ao longo da história, vimos muitas interpretações do personagem trazidas à vida por diferentes atores. A primeira vez que o público viu o príncipe do crime na tela grande, ele foi interpretado por Cesar Romero, na aventura Batman, O Filme, em 1966, dirigida por Leslie H. Martinson. Ao longo daquela década, Romero deu vida ao vilão na série Batman na TV. Naquela versão, ele era mais como um sujeito brincalhão.

Depois de assistir ao Coringa de Joaquin, os fãs ficaram com um sentimento diferente em relação ao vilão. Este Coringa não age como o mestre do crime que estamos acostumados a ver todos esses anos. Ele é uma figura triste, confusa, mentalmente instável e solitária, abusada pela sociedade, desesperadamente procurando alguém para amar. Quando ele não recebe esse amor e é explorado, ridicularizado e abusado basicamente por todos ao seu redor, ele reage com violência. O Arthur Fleck de Todd Phillips não é um mestre do crime, capaz de elaborar esquemas criminosos complexos. Ele é alguém imprevisível que reage com violência perpetrada pelos muitos valentões na sociedade em que vive.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A versão de Jack Nicholson foi exagerada no Batman de Tim Burton em 1989. Heath Ledger trouxe para a tela um anarquista em O Cavaleiro das Trevas em 2008, dirigido por Christopher Nolan. Jared Leto criou o Coringa que era um líder de gangue tatuado em Esquadrão Suicida de David Ayer em 2016.

A Trama

A trama do filme está sendo mantida em segredo. Até agora, só sabemos que Arthur Fleck se apaixona por Harley Quinn, mais tarde ela se torna a vilã Arlequina. Ambos são pacientes no Asilo Arkham. Joaquin Phoenix retorna para interpretar o papel que lhe rendeu um Oscar por sua atuação no primeiro filme lançado em 2019. Desta vez, Lady Gaga faz par romântico com o ator. Nos Estados Unidos, o filme é classificado como R, o que significa que menores de 17 anos só podem entrar no cinema acompanhados por um dos pais.

A razão para a restrição aos menores é devido à forte violência, linguagem, cenas de sexo e nudez. No Brasil, a classificação é mais flexível, a entrada nos cinemas será permitida para aqueles que têm 16 anos.

Quadrinhos x Cinema

A versão para a tela grande muda a estória de origem da personagem Arlequina. No filme, ela é retratada como uma paciente em um hospital psiquiátrico. Ela apareceu pela primeira vez na TV, na série animada do Batman, criada por Paul Dini e Bruce Timm. Ela era apenas uma capanga do Coringa. Mais tarde, ela se separaria do Coringa e formaria sua própria gangue criminosa, chamada de Quinntets. Mais tarde, a personagem foi adaptada para os quadrinhos. Na versão impressa, a vilã é apresentada como Harlee Quinzel, uma psicóloga no Asilo Arkham. Arthurs Fleck era um de seus pacientes.

ASSISTA abaixo o trailer legendado de Coringa: Delírio a Dois

O trailer começa com Arthur Fleck sentado na parte de trás de uma van da polícia, a caminho do seu julgamento. A mídia está chamando o processo de julgamento do século. Milhares de seus apoiadores vão para as ruas em sinal de apoio a ele. Quando um locutor de rádio é ouvido dizendo seu nome, Arthur começa a rir. Sua reação entusiasmada logo se transforma em tristeza e ele olha para baixo, quando a pessoa na transmissão diz que ele não é um mártir, mas um monstro. Na próxima cena, ele encontra Harley no hospital psiquiátrico. “Quando te vi, pela primeira vez na minha vida, não me senti mais tão sozinha”, ela diz a ele enquanto outros internos começam uma rebelião na instalação. O Coringa é visto cantando o clássico “For once in my life”, logo antes do julgamento no tribunal. O trailer mostra Arthur e Harley dançando. Em um momento, eles são vistos no palco em algo que lembra um programa de talentos musicais da década de 1950. “Está tudo bem, querido. Vamos dar às pessoas o que elas querem”, diz Harley na tentativa de acalmá-lo.

Coringa: Delírio a Dois é um musical ou um drama?

O filme mostra 15 interpretações de músicas clássicas. Houve relatos de que a produção tem sequências musicais complicadas. No ano passado, imagens vazadas das filmagens em Nova York mostraram Lady Gaga cantando uma canção do musical de 1948 “Desfile de Páscoa”. Originalmente interpretada por Fred Astaire e Judy Garland. A música se chamava “A Couple of Swells” (Algumas Ondas). Levando em consideração todas as sequências musicais do filme, entendemos por que os fãs esperariam que o filme fosse um musical, no entanto, contrariando o que basicamente todos estavam especulando, Coringa: Delírio a Dois NÃO é um musical. Isso foi confirmado pelo próprio diretor do filme, Todd Phillips. Em suas interações com a imprensa, ele deixou claro que o novo filme não é um musical. Ele acrescenta que a música é um elemento essencial do drama.

Margot Robbie x Lady Gaga

Quando foi anunciado que Lady Gaga foi escalada para interpretar a Arlequina em Coringa: Delírio a Dois, muitos fãs ficaram se perguntando por que estão substituindo Margot Robbie.

A resposta é que Margot Robbie não está sendo substituída. A parceira romântica do Coringa na verdade é interpretada por ambas as atrizes em dois universos diferentes na linha de produção dos estúdios DC.

O universo DC tem diferentes versões no cinema e na televisão. Uma dessas versões é chamada de Universo Estendido DC. Como parte dessa versão, Jared Leto e Margot Robbie interpretaram o Coringa e Harley Quinn, respectivamente, no filme Esquadrão Suicida, dirigido por David Ayer em 2016.

Jared Leto também interpretou o personagem em Liga da Justiça, dirigido por Zack Snyder em 2021.

Margot Robbie reprisou o papel em seu próprio filme, intitulado Aves de Rapina em 2020. Ela também apareceu como Quinn em O Esquadrão Suicida, do cineasta James Gunn em 2021.

O Universo DC criou uma versão completamente diferente dos personagens populares, com um tom social e psicológico muito mais sombrio. Como parte dessa versão obscura, o estúdio introduziu o Coringa interpretado por Joaquin Phoenix, dirigido por Todd Phillips.

CLIQUE no link abaixo para visitar o Instagram do diretor de Coringa Delírio a Dois, Todd Phillips:

https://www.instagram.com/toddphillips

Jânio C.V.Nazareth é jornalista em Los Angeles, cobrindo Hollywood.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio