Poderoso

Indiana Jones ouviu não, saiba outro clássico recusado por astro

Entenda porque Jack Nicholson preferiu fazer outro filme

Publicado em 23/06/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Receber uma proposta para fazer um papel central num filme clássico, pode parecer o sonho de todo ator, mas muitas vezes a resposta é não. Aconteceu com Indiana Jones, mas outras produções que entraram para a galeria do melhores filmes da história, também foram recusadas por um astro.

Foi exatamento isso o que aconteceu quando o cineasta Francis Ford Coppola convidou Jack Nicholson para viver um personagem-chave em O Poderoso Chefão.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A obra é considerada por muitos um dos melhores filmes de todos os tempos. O drama conquistou o Oscar em 3 categorias: melhor filme, melhor ator para Marlon Brando, além de melhor roteiro adaptado para Mario Puzo, autor da novela, e o co-roteirista Francis Ford Coppola, que também dirigiu o drama.

A produção é lembrada também pelo elenco de peso. Muitos nomes menos conhecidos, se tornaram astros. Um dos papéis centrais na trama foi consagrado pelo ator Al Pacino. Para muitos, Pacino fez o personagem Michael Corleone ficar famoso, mas o personagem fez o mesmo por Pacino.

O que muitos fãs não sabem é que o papel do filho de Don Vito Corleone foi oferecido a outro grande nome de Hollywood, o astro Jack Nicholson. Lembrando a frase imortalizada nas telas pelo personagem Don Vito, “vou lhe fazer uma oferta que você não pode recusar”, esta foi uma oferta que Nicholson pôde recusar.

Na época em que o cineasta Francis Ford Coppola estava selecionando o elenco para O Poderoso Chefão, Jack Nicholson já era um nome em ascensão. O papel em Sem Destino colocou o ator no mapa e lançou a carreira dele na estratosfera. O ator leu o roteiro e sabia que o filme seria um sucesso, baseado na qualidade da novela de Mario Puzo.

Ele explicou a decisão da seguinte maneira: “Eu tenho sabedoria o suficiente para os negócios, para saber que o filme seria um sucesso. Mas eu achava que, A, o papel deveria ser interpretado por alguém de origem italiana. E, B, eu sempre quis trabalhar com o Marlon (Brando). O roteiro que eu lí não tinha nenhuma cena com o Marlon”. O ator também recusou a oferta para estrelar em outro clássico, O Golpe de Mestre. Os papéis principais acabaram ficando com Paul Newman e Robert Redford.

Nicholson acrescentou “Para mim, Chinatown era o filme mais interessante”. Lançado dois anos depois, Chinatown teve 11 indicações para o Oscar mas venceu apenas o de melhor roteiro original.

Jânio C.V.Nazareth é jornalista em Los Angeles, cobrindo Hollywood

@JânioNazareth

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio