Nosferatu: amor tóxico, exorcismo, atriz abre o jogo. A nova versão do clássico chega aos cinemas brasileiros dia 02 de janeiro. A produção é dirigida pelo cineasta Robert Eggers, conhecido pelos filmes A Bruxa e O Farol.Lily-Rose Depp explica porque a estória continua a hipnotizar e amedrontar o público 102 anos depois do lançamento do primeiro filme.
Embora já tivesse assistido o filme uma vez, a atriz viu a trama mais uma vez junto com o público, antes de participar de um bate-papo em Los Angeles com profissionais do cinema em Hollywood. O Observatório dos Famosos estava presente.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“Eu estava nervosa, assistindo aqui novamente. Faz tempo que eu ví o filme.Como tem muita gente falando, eu queria assistir de novo e ver como ficou o resultado final. Vendo de novo, eu me senti como se fosse um pesadelo que eu tive”, explica a atriz.
Qual a trama de Nosferatu?
Um conde misterioso chamado Orlok planeja comprar uma casa. Para fechar a venda, um jovem corretor de imóveis , Thomas Hutter, tem que fazer uma viagem longa a cavalo para se encontrar com o comprador .Ele mora em um castelo afastado nas montanhas da Transilvânia.
O que o rapaz não sabe é que o dono da corretora, Herr Knock, trabalha para o conde e está encarregado de fazer os preparativos para a chegada do patrão.
O rapaz também não sabe que o conde é um vampiro. Ao ver uma foto da mulher do rapaz, ele fica obcecado pela jovem Ellen.
Amor tóxico
“É uma estória de amor tóxico e é isto que torna o filme ainda mais assustador.Não é só por causa desta assombração que está acontecendo.Tem também este anseio da minha personagem por esta coisa sombria”, explica Lily.
“É algo que ela mesma está chamando, por sua própria vontade, e isto faz a estória ainda mais assustadora”, observa a protagonista.
“ A trama acontece numa época em que as mulheres não tinham espaço para lidar com o que hoje seriam considerados problemas de saúde mental. Ela se sente confusa e isolada porque ela sente desejo por este ser obscuro. A personagem vive um triângulo amoroso. A Ellen vive um conflito interno com todos estes sentimentos dentro dela que ninguém pode entender ou aceitar” , analisa a estrela.
A cena do exorcismo
A intérprete revela que filmar a cena do exorcismo exigiu um grande esforço físico, além de uma coreografia elaborada e movimentos de câmera de enorme precisão.
“ Aqueles dias de filmagem foram difíceis, com certeza. A cena revela muito sobre onde a personagem está e o que ela está passando emocionalmente. Trabalhamos com uma incrível treinadora de movimento que me ajudou não apenas a coreografar aqueles movimentos, porque você precisa encontrar a fisicalidade que faz sentido, mas também tem que estar fundamentado, enraizado na emoção que realmente faz parte da narrativa.A execução da cena também tem que ser sustentável, porque você pode estar fazendo isso o dia todo e há um movimento de câmera que é muito específico e técnico, e isso precisa funcionar em todos os aspectos.
Foi legal porque eu sinto que a emoção e o movimento físico andam meio que de mãos dadas, de certa forma, porque revela onde ela está e, ao mesmo tempo, há uma emoção que surge, eu sinto, de um certo tipo de movimento. Quero dizer, não tente isso em casa, mas se você realmente sacudir seu corpo com força, você meio que quer chorar de certa forma, porque é avassalador. Porque há movimentos que não estamos acostumados a fazer, então isso te impulsiona para esse estado estranho, o que foi realmente útil para mim.
O trabalho foi intimidante, mas eu gusto deste tipo de trabalho, eu me divert, gostei do desafio.Foi intimidante mas eu tive um grande apoio do diretor e de toda a equipe”, declarou a artista.
Tirei um peso quando terminei de filmar
“Quando terminei de filmar, senti como se tivesse tirado um peso de cima de mim. Sentí que estava carregando toda aquela energia.Não percebi isso até o final do trabalho.Me dediquei muito à personagem, pelo trabalho em sí mas também pelo Rob (diretor Robert Eggers) porque este filme era um sonho dele de infância. Eu estava consciente de que estava fazendo parte de um filme que era o sonho de infância de alguém”, finaliza a atriz.
Quem é o diretor e o elenco de Nosferatu?
O vampiro é vivido pelo ator Bill Skarsgård. Lily-Rose Depp (Um Homem Fiel) interpreta Ellen. Nicholas Hoult (Renfield, Dando Sangue Pelo Chefe) interpreta o marido, Thomas. O ajudante do vampiro é o ator Simon McBurney(O Último Rei da Escócia). O elenco traz ainda o consagrado William Dafoe no papel do medico que tenta ajudar a jovem,professor Albin Von Eberhart.
O filme é dirigido pelo cineasta Robert Eggers, conhecido pelos filmes O Homem do Norte e O Farol, entre outros. Ele ficou famoso por dirigir filmes baseados em folclore e mitologia. O diretor é conhecido também por recriar detalhadamente cenários históricos. Uma das características de seus filmes é a criação de ambientes altamente envolventes que fazem o público se sentir no meio da estória.
Quem escreveu Nosferatu?
O filme original ,Nosferatu: Uma Sinfonia de Horror, foi lançado em 1922 pelo cineasta alemão F.W.Murnau, um dos maiores nomes da era do cinema mudo. A estória era baseada na novela Drácula, do autor irlandês Bram Stoker. O livro chegou ao público em 1897.
Diferenças entre Nosferatu e Drácula
Aparência– Nosferatu não tem uma aparência humana.Ele tem as feições e o corpo deformados, orelhas pontudas, mãos e unhas longas.Na literature e no cinema, Drácula parece um homem normal.
Habilidades– Nosferatu tem força sobre-humana, ele também tem os dentes pontiagudos longos e visíveis. Já o Drácula é conhecido pela técnica com a espada. Os dentes pontiagudos só aparecem quando ele está pronto para morder a vítima.
Luz do sol– Nosferatu morre quando exposto à luz do sol. Drácula é apenas enfraquecido pelos raios solares.
Comportamento – Nosferatu é tímido e gosta de viver isolado. Drácula é simpático e gosta de freqüentar meios sociais.
Agressividade– O conde Orlok, na maioria das vezes, costuma matar as vítimas. Drácula, ao contrário, prefere criar outros vampiros.
Origem– Nosferatu teria sido criado por um dos demônios de Satanás. O autor da novela Drácula nunca explicou como o personagem foi criado. A figura central da novela teria sido inspirada pelo folclore da região. Segundo os críticos literários, a inspiração seria o conde Vlad, o empalador. Uma figura histórica da região da Transilvânia, na Romênia, que costumada matar os inimigos, enfiando uma estaca no ânus deles.
Até hoje o castelo onde ele vivia atrai muitos turistas.
Quem é Bill Skarsgård?
O ator de 34 anos nasceu na Suécia. Um dos papéis mais conhecidos dele é do palhaço Pennywise nos filmes A Coisa e A Coisa capítulo 2. Este ano o ator apareceu também no papel principal do suspense O Corvo.
Quem é Lily-Rose Depp?
A atriz tem 25 anos e nasceu na França. Filha do astro Johnny Depp, ela trabalhou recentemente no seriado The Idol, além dos filmes Viajantes, Instinto e O Lobo.
CLIQUE no link abaixo para visitar o Instagram da atriz Lily-Rose Depp:
https://www.instagram.com/lilyrose_depp/?hl=en
CLIQUE no link abaixo para visitar o Instagram do ator Bill Skarsgård:
https://www.instagram.com/billskarsgard_/?hl=en
CLIQUE no link abaixo para visitar o Repórter Hollywood no Instagram:
https://www.instagram.com/reporterhollywoodtv
Jânio C.V.Nazareth, Los Angeles