Polícia prende 5 pela morte de astro de Friends, Matthew Perry.O procurador dos EUA, Martin Estrada, anunciou hoje em uma coletiva de imprensa em Los Angeles que a polícia prendeu cinco indivíduos em conexão com a morte por overdose do ator Matthew Perry. A estrela da famosa comédia dos anos 90, Friends, morreu em 28 de outubro do ano passado, em sua residência em Los Angeles. Ele foi encontrado inconsciente na banheira de hidromassagem por um funcionário.
Entre as pessoas presas estão dois médicos e o assistente do ator. O promotor descreveu o grupo como uma “ampla rede criminosa subterrânea” dedicada a fornecer ao astro de Friends o poderoso anestésico cirúrgico que o matou. “Eles sabiam que o que estavam fazendo era errado, sabiam que estavam colocando o senhor Perry em grande perigo, mas fizeram isso mesmo assim”, acrescentou o advogado, segundo a agência Assoated Press.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Em uma mensagem de texto encontrada pela polícia, um médico diz a outro cúmplice: “Estou curioso para saber quanto esse idiota vai pagar. Vamos descobrir”. De acordo com os promotores, no dia em que Perry morreu, ele recebeu várias injeções de seu assistente pessoal, Kenneth Iwamasa, que morava com ele. Esse mesmo assistente encontrou o ator morto mais tarde.Ele foi o primeiro a falar com os investigadores. O artista vinha recebendo tratamentos regulares de infusão de cetamina para depressão em pequenas quantidades, não suficientes para matar. O tratamento era fornecido por seus médicos habituais. Esses médicos não estavam envolvidos na morte da estrela, segundo os promotores. Quando os médicos se recusaram a lhe dar mais, o ator ficou desesperado e procurou outros médicos, de acordo com a acusação que foi divulgada nesta quinta-feira.
De acordo com a administradora da DEA, a agência federal de combate às drogas, Anne Milgram, em um caso, os médicos compraram o medicamento por cerca de $12 dólares por frasco e o venderam ao ator por 2 mil dólares. Dois meses antes de sua morte, Perry pagou aos médicos aproximadamente $55 mil dólares.
Três pessoas foram detidas no início da semana. Duas foram presas na manhã desta quinta-feira. Entre os traficantes de drogas presos esta manhã estava o médico Salvador Plasencia. Ele vai responder por 7 acusações de
distribuição de cetamina e 2 acusações relacionadas à falsificação de registros para encobrir suas pistas após a morte do ator.
Plasencia compareceu diante de um juiz nesta quinta-feira. O médico se declarou inocente. O juiz ordenou que ele pagasse uma fiança de $100 mil dólares para ser liberado. O médico ainda não pagou a fiança.
Stefan Sacks, um advogado do médico, pediu ao juiz que permitisse que seu cliente continuasse atendendo pacientes em seu consultório quando fosse liberado. O advogado argumentou que o médico já havia devolvido sua licença para prescrever medicamentos perigosos e que a morte do ator foi “isolada”.
O promotor assistente do governo federal, Ian V. Yanniello, se opôs, dizendo que Plasencia havia “essencialmente agido como um traficante de drogas de esquina”.
O juiz Alka Sagar decidiu que Plasencia só poderia tratar pacientes se eles assinassem um documento afirmando que foram informados das acusações contra ele. Se condenado, o médico enfrenta até 120 anos de prisão.
O que é a cetamina?
A cetamina é um anestésico usado medicamente para a indução e manutenção da anestesia. Também é utilizada como tratamento para depressão e manejo da dor.
CLIQUE no link abaixo para visitar o Instagram do ator Matthew Perry:
https://www.instagram.com/mattyperry4
Jânio C.V. Nazareth é jornalista em Los Angeles cobrindo Hollywood.
Meu contato no X (antigo Twitter) @janionazareth