Dia da Mulher

Observatório de Favelas finaliza curso de empreendedorismo para mulheres em parceria com Boca Rosa

Cerca de 50 mulheres da Maré participaram da entrega de certificados que aconteceu na Arena Dicró na segunda-feira (6)

Publicado em 08/03/2023
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Rio de Janeiro – Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo das mulheres do Conjunto de Favelas da Maré, o Observatório de Favelas finalizou na última segunda-feira (6), as aulas do projeto “Deu Match – Empreendedoras da Maré e Marketing Digital”. A iniciativa foi realizada em parceria com a Boca Rosa Company, holding da influenciadora Bianca Andrade, e selecionou 50 empreendedoras moradoras da Maré, com idade entre 18 a 60 anos. A personalidade digital participou da festa de encerramento, que aconteceu na parte da tarde na Arena Dicró, na Zona Norte do Rio.

O curso contou com aulas presenciais sobre economia solidária, desenvolvimento de estratégias de marketing digital, aumento de vendas, orientação e incentivo à produção de conteúdo qualificado, entre outros. A formação destinada a mulheres empreendedoras moradoras do Conjunto de Favelas da Maré, selecionou negócios que já utilizam as redes sociais para divulgação e vendas de seus produtos e serviços. E durante a entrega dos certificados, muitas se emocionaram.

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Fernanda de Araújo Silva, moradora do Parque Rubens Vaz, tem um negócio do ramo gastronômico e revela que há anos encontrava dificuldades para fazer as contas encerrarem o mês de forma positiva. Ao participar do Deu Match percebeu o que fazia de errado e como a mudança na administração dos negócios deu resultado em pouco tempo.

Observatório de FavelasFoto divulgação

“O Deu Match foi uma bênção para a minha vida, pois ajudou a abrir meus olhos para muitos erros que eu fazia sem perceber. A precificação dos cuscuz que eu vendo estava muito baixa. Já nas primeiras aulas a minha mente se abriu e eu perdi o medo de crescer. Agora o próximo passo vai ser ter o meu próprio espaço físico, pois não vejo a hora de deixar de ser só delivery”, comentou.

Já a designer de sobrancelhas Brena Veras, do Parque União, recorda que não conseguia ter o mínimo da administração necessária para ter algum tipo de rentabilidade. Mas depois de todas as aulas que participou, ela já colhe os frutos do aprendizado.

Tinha muita dificuldade em fazer o meu negócio dar certo. Na prática, pagava para trabalhar desde que abri minha empresa, há quatro anos. Ouvi falar no Deu Match, resolvi me inscrever e já nas primeiras aulas percebi qual era o tipo de mudança necessária. No curso, tirei todas as minhas dúvidas e hoje minha situação financeira está bem mais organizada”, afirmou.

Com a experiência de quem iniciou no próprio negócio ainda adolescente, aos 16 anos, a influenciadora Bianca Andrade afirma que muitas empreendedoras de áreas periféricas deixam de acreditar no próprio negócio por falta de motivação. Por isso, ela defende que é preciso ter mais união entre as empreendedoras desses locais.

“A empreendedora tem que pensar que ela é única, mas não está só. E eu procurava passar para cada uma delas no curso como eu fazia as coisas acontecerem por etapa, relembrava as primeiras conquistas, ainda que soubesse que tinha mais por vir. Quanto mais a gente aprende, mais somos donas de escolhas certas. E nas aulas um exemplo me chamou a atenção. Uma empreendedora me apresentou uma colega e não falou que ela era funcionária, mas colaboradora. E eu ouvi isso de alguém que me dizia que tinha muitos medos em investir. Então ali eu percebi como o curso não só mudou a mentalidade empreendedora, mas criou uma união entre elas”, afirmou Bianca.

Segundo o Censo de Empreendimentos da Maré, realizado pelo Observatório de Favelas em parceria com a organização Redes da Maré, foram encontrados 3.182 empreendimentos. Com uma cobertura de 92,8% do universo, o Censo pesquisou 2.953 unidades comerciais ou atividades empreendedoras individuais, configurando a existência de um empreendimento para cada 42 moradoras/es. Destes, o segmento comercial ligado à alimentação é o mais presente.

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