Rio de Janeiro – Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo das mulheres do Conjunto de Favelas da Maré, o Observatório de Favelas finalizou na última segunda-feira (6), as aulas do projeto “Deu Match – Empreendedoras da Maré e Marketing Digital”. A iniciativa foi realizada em parceria com a Boca Rosa Company, holding da influenciadora Bianca Andrade, e selecionou 50 empreendedoras moradoras da Maré, com idade entre 18 a 60 anos. A personalidade digital participou da festa de encerramento, que aconteceu na parte da tarde na Arena Dicró, na Zona Norte do Rio.
O curso contou com aulas presenciais sobre economia solidária, desenvolvimento de estratégias de marketing digital, aumento de vendas, orientação e incentivo à produção de conteúdo qualificado, entre outros. A formação destinada a mulheres empreendedoras moradoras do Conjunto de Favelas da Maré, selecionou negócios que já utilizam as redes sociais para divulgação e vendas de seus produtos e serviços. E durante a entrega dos certificados, muitas se emocionaram.
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Fernanda de Araújo Silva, moradora do Parque Rubens Vaz, tem um negócio do ramo gastronômico e revela que há anos encontrava dificuldades para fazer as contas encerrarem o mês de forma positiva. Ao participar do Deu Match percebeu o que fazia de errado e como a mudança na administração dos negócios deu resultado em pouco tempo.
“O Deu Match foi uma bênção para a minha vida, pois ajudou a abrir meus olhos para muitos erros que eu fazia sem perceber. A precificação dos cuscuz que eu vendo estava muito baixa. Já nas primeiras aulas a minha mente se abriu e eu perdi o medo de crescer. Agora o próximo passo vai ser ter o meu próprio espaço físico, pois não vejo a hora de deixar de ser só delivery”, comentou.
Já a designer de sobrancelhas Brena Veras, do Parque União, recorda que não conseguia ter o mínimo da administração necessária para ter algum tipo de rentabilidade. Mas depois de todas as aulas que participou, ela já colhe os frutos do aprendizado.
“Tinha muita dificuldade em fazer o meu negócio dar certo. Na prática, pagava para trabalhar desde que abri minha empresa, há quatro anos. Ouvi falar no Deu Match, resolvi me inscrever e já nas primeiras aulas percebi qual era o tipo de mudança necessária. No curso, tirei todas as minhas dúvidas e hoje minha situação financeira está bem mais organizada”, afirmou.
Com a experiência de quem iniciou no próprio negócio ainda adolescente, aos 16 anos, a influenciadora Bianca Andrade afirma que muitas empreendedoras de áreas periféricas deixam de acreditar no próprio negócio por falta de motivação. Por isso, ela defende que é preciso ter mais união entre as empreendedoras desses locais.
“A empreendedora tem que pensar que ela é única, mas não está só. E eu procurava passar para cada uma delas no curso como eu fazia as coisas acontecerem por etapa, relembrava as primeiras conquistas, ainda que soubesse que tinha mais por vir. Quanto mais a gente aprende, mais somos donas de escolhas certas. E nas aulas um exemplo me chamou a atenção. Uma empreendedora me apresentou uma colega e não falou que ela era funcionária, mas colaboradora. E eu ouvi isso de alguém que me dizia que tinha muitos medos em investir. Então ali eu percebi como o curso não só mudou a mentalidade empreendedora, mas criou uma união entre elas”, afirmou Bianca.
Segundo o Censo de Empreendimentos da Maré, realizado pelo Observatório de Favelas em parceria com a organização Redes da Maré, foram encontrados 3.182 empreendimentos. Com uma cobertura de 92,8% do universo, o Censo pesquisou 2.953 unidades comerciais ou atividades empreendedoras individuais, configurando a existência de um empreendimento para cada 42 moradoras/es. Destes, o segmento comercial ligado à alimentação é o mais presente.