Há quem acredite que os caminhos de nossas vidas sejam planejados a partir das influências externas que fazem nosso círculo social. Já outros, vão se descobrindo aos poucos até que acertem o ponto inicial de suas trajetórias. Um dos milhares de casos que aconteceram através das descobertas foi o do jornalista e entrevistador Luca Moreira, de 22 anos.
O jovem que tinha na família por parte de pai toda a estrutura para ingressar na profissão de design gráfico, foi descobrindo através da peculiaridade que tinha pela facilidade de expressar-se pela escrita, que nos últimos anos antes de escolher qual faculdade gostaria de seguir, optou por surpreender sua família ainda no segundo ano do ensino médio, ganhando sua primeira oportunidade há quatro anos, quando teve uma entrevista de sua autoria publicada em um antigo site na internet.
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Como todo jovem inquieto, Moreira passou a se interessar pela carreira de sua prima, que estava começando como atriz na televisão, e quis “brincar” de divulgá-la. Ainda amador, decidiu dar uma de `intrometido ‘ e passou a ver algumas pessoas que existiam no Facebook, até que começou a receber retorno de outros artistas na rede social. A cada um que respondia suas solicitações de amizade, se iniciava uma conversa divertida, até que uma atriz que estava com uma peça em um teatro em São Conrado, no Rio de Janeiro, o chamou para ir assisti-la. Como forma de retribuição, ele começou a publicar fotos e anúncios da apresentação em páginas da internet. A grande surpresa veio da procura da diretora de conhecê-lo melhor. O resultado não poderia ter sido mais inesperado, Luca foi convidado a se tornar jovem aprendiz aos 16 anos de idade.
O que o então aluno do ensino médio não sabia, era que o evento só iria servir de incentivo para que pudesse construir sua própria estrada, o que vem fazendo durante esses anos.
Antes mesmo de descobrir ferramentas de mailling e outras plataformas de mail marketing e comunicação, o jovem precisou se converter em um verdadeiro autodidata, aprendendo tudo que podia sobre relacionamentos, modelos de mensagens que recebia de outras assessorias, e até mesmo formatos de manchetes e os procedimentos de como outras publicações de tabloides reportavam seus conteúdos.
No próximo dia 30 do mês de março neste ano, a primeira entrevista publicada por Moreira com a atriz Malu Falangola irá completar quatro anos, juntamente com o aniversário de sua carreira como jornalista. Após todo esse tempo, Luca Moreira já passou por mais de 500 entrevistas com personalidades dos mais diversos setores, desde atores de televisão, cantores, modelos, design de joias, chefs e esportistas das mais diferentes modalidades, entre outros.
Mesmo com o desejo de se especializar no ramo entretenimento, Luca Moreira entende que todo jornalista que possa ter qualidade no mercado, precisa estar ligado a todos os parâmetros que regem o cotidiano da sociedade. Em seus 45 artigos autorais já publicados em seu site é possível se informar sobre diversas questões que estão presentes, tanto na atualidade como em marcos históricos da civilização, como a sensacional participação da ativista Rosa Parks pelos direitos humanos e a abolição do racismo.
Duas de suas entrevistas já bateram recordes de acessos, como sua exclusiva com a atriz Mharessa Fernanda (13 mil acessos em oito horas), e a segunda foi em seu próprio site, quando em 2019, realizou uma entrevista com o casal de personalidades da internet Abner e Ster, que em somente duas horas conquistou 28 mil acessos.
Com entrevistas produzidas em parcerias com diversas agências e contatos internacionais, Moreira tem entre suas publicações, conteúdos produzidos no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Peru e Canadá. Reconhecido como jornalista profissional em maio de 2018, aos 20 anos, passou a intensificar seus esforços para promover a valorização da liberdade de expressão e melhorias na qualidade do mercado brasileiro da mídia em geral.
Em maio do ano passado, no mesmo dia que completou seus 22 anos, sua história de sucesso foi adaptada para uma autobiografia, que por uma semana em dezembro de 2020 ocupou a posição 59 no ranking de vendas da seção de Biografias de Jornalistas da Amazon no Brasil. Atualmente “300 Histórias para se Inspirar” está disponível para venda como e-book na Google Play Books e na Amazon Kindle no Brasil, Canadá e Estados Unidos.
Luta pelo crescimento e valorização da imprensa nacional
O trabalho de Luca Moreira pode ser acompanhado em seu site e em seu Instagram, onde compartilha seus textos autorais e opiniões sobre assuntos de interesse público, tendo mais de 100 mil seguidores.
Apesar do pouco tempo de atuação no jornalismo, Moreira já demonstra orgulho por sua trajetória e diz que em sua opinião, a pessoa que quer se realizar em sua escolha profissional, deve ser ela mesma a primeira a ser conquistada, e passar a enxergar-se como notória.
“A motivação deverá ser cultivada desde a infância, fortalecendo as características positivas de cada indivíduo, sem a necessidade de forçar características gerais para todos os indivíduos igualitariamente, sabendo que cada um tem seu campo de interesse e suas qualidades, que devem ser fortalecidas. Assim também no nível superior, ao invés de alinhar os alunos e lançá-los no mercado assegurando o mesmo nivelamento, o impulso de crescimento individual de cada um é necessário para que os futuros jornalistas possam se destacar dentro de suas características individuais”, afirma o jornalista.
Quarto poder
Para Moreira, a chance de poder ter vivenciado o jornalismo antes mesmo e até paralelamente à faculdade, fez com que pudesse expandir melhor sua percepção de aplicação de conhecimentos, talentos e táticas desenvolvidas no ambiente universitário, o que em muitas ocasiões carece de estímulos de liberdade para crescimento pessoal.
A imprensa muitas vezes é vista como influenciadora de diversos movimentos pelo mundo – já ganhando o título de 4º poder, e de acordo com Moreira, esse é um dos principais motivos pelo qual as instituições de ensino superior que buscam a preparação para o mundo profissional deveriam investir na liberdade de desenvolvimento dos alunos, para que saibam defender a postura de sua profissão. “A imprensa pode ser de efeito totalmente positivo caso seja utilizada de boa fé pelos profissionais que a constroem e da boa interpretação de seus espectadores.”, conclui Luca Moreira.