É inegável o fato de que, ser famoso, tem muitas vantagens. No entanto, ao mesmo tempo em que a fama pode proporcionar benefícios, ela também pode resultar em diversas circunstâncias desagradáveis na vida de uma pessoa. Nos dias de hoje, por exemplo, qualquer deslize, comportamento incorreto, declaração imprudente ou postura considerada “inadequada” pode levar a um processo de “cancelamento” nas plataformas online.
A gravidade desse “repúdio virtual” varia de caso para caso. Algumas personalidades pedem desculpas aos seus seguidores e são rapidamente “descanceladas”. Outras optam por se afastar das redes sociais e evitar qualquer controvérsia. Há também aqueles que permanecerão “cancelados” por um período significativo. Como nos anos anteriores, em 2023, diversas figuras famosas enfrentaram essa situação. Relembre alguns casos!
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
MC Pipokinha
MC Pipokinha, que ficou famosa no fim do ano passado, ganhou ainda mais reconhecimento em 2023. No entanto, a fama da funkeira não é das melhores. Em pouco tempo de carreira, ela acabou acumulando inúmeras polêmicas em seu currículo e já foi cancelada na internet diversas vezes.
A cantora já teve clipe retirado do ar por denúncia de racismo, fez comentários minimizando o assédio sexual, simulou sexo oral em show, debochou do salário de professores e ainda forjou um desaparecimento por puro marketing. Apesar disso, a funkeira segue lotando shows por onde passa.
Bruno, da dupla com Marrone
Outro artista que foi cancelado na web em 2023, foi o cantor Bruno, da dupla com Marrone. Em maio, ele foi acusado de transfobia após fazer uma pergunta indiscreta para a repórter Lisa Gomes, do TV Fama. Na ocasião, o sertanejo questionou: “Você tem pau?”, deixando a jornalista constrangida. Lisa, inclusive, chegou a fazer desabafos sobre o assunto e afirmando que se sentiu “desrespeitada e violada”.
Diante da repercussão, Bruno admitiu o erro e pediu perdão pelo seu ato, no qual classificou como “infantil e inconsequente”. “Eu tô aqui pra pedir desculpas para a Lisa Gomes pelo que eu perguntei pra ela. Fui totalmente infantil, fui totalmente inconsequente e eu quero pedir desculpa. Acho que não tem como voltar no tempo e [é] pedir perdão pra ela, tá? Perdão, Lisa Gomes”, disse o cantor.
Rafael Cardoso
Quem também sentiu na pele o “cancelamento” do público em 2023, foi Rafael Cardoso. Isso ocorreu após o artista compartilhar em seus Stories, um vídeo no qual o humorista Nego Di disparava falas consideradas homofóbicas a respeito do ator João Guilherme, filho de Leonardo, usar cropped. Por conta da atitude, internautas entenderam que o ator estava concordando com a opinião do ex-BBB.
Diante da repercussão negativa, Rafael Cardoso apagou o vídeo e se explicou: “Foi um equívoco. Infelizmente compartilhei o vídeo sem assistir. Não tenho preconceito com nada”, disse ele à colunista Mariana Morais, do portal Em Off. Na mesma época, começou a circular na mídia, alguns notícias acusando o ator de ter traído a ex-mulher, Mariana Bridi, de quem se separou em dezembro de 2022. Isso tudo contribuiu para o cancelamento do artista.
Patrícia Poeta
2023 não foi um ano nada fácil para Patrícia Poeta. Desde que estreou no comando do programa Encontro, da TV Globo, ela passou a receber duras críticas na web e isso acabou se intensificando durante o último ano.
A apresentadora chegou a ser “cancelada” na web, principalmente por conta do visível clima tenso que existia entre ela e o agora ex-parceiro Manoel Soares no comando da atração matinal. O auge aconteceu em abril, quando ele explicava sobre um assunto e Poeta passou na frente da câmera, interrompendo o parceiro. Na internet, muita gente detonou a apresentadora.
Além do “cancelamento” do público, Patrícia também precisou lidar com as críticas e insinuações de alguns jornalistas. A apresentadora, inclusive, chegou a mover processos judiciais contra os jornalistas da RedeTV! Sonia Abrão e Alessandro Lo-Bianco, alegando que ambos a difamaram ao falar supostas injustiças e inverdades sobre as polêmicas entre ela e o ex-parceiro.
Neymar
Neymar foi outro famoso que entrou para os ranking dos “cancelados de 2023”. Apesar de ser jogador de futebol (da Seleção Brasileira e do time saudita Al-Hilal), o atleta frequentemente vira assunto na mídia por conta de polêmicas, em sua maior parte, negativas.
No último ano, o jogador acabou sendo detonado na web por conta de traições no relacionamento com Bruna Biancard, quando ela ainda estava grávida. Na época, Neymar chegou a admitir que havia traído a companheira e publicou um pedido de desculpas nas redes sociais. No entanto, meses depois, outro caso de infidelidade veio à tona. Na internet, o público não perdoou e “cancelou” o famoso.
Yuri Meirelles
O modelo Yuri Meirelles mal ficou famoso e já foi cancelado na web. O rapaz, que ganhou visibilidade na mídia após participar de clipes da cantora Anitta – resultando no convite para integrar o elenco de A Fazenda 15 – foi detonado na web por conta de falas consideradas homofóbicas.
Em junho, um internauta expôs um print em que Yuri responde de forma bem problemática um seguidor do Instagram. Na troca de mensagens, ele responde o fã de forma grosseira: “E aí o que, meu parceiro? Te conheço?”, questionou. Na sequência, após receber risadas e um “Aiai”, Meirelles dispara: “Tenho cara de v*ado?”. Na web, ele foi duramente criticado.
Como se não bastasse, durante participação em A Fazenda 15, Yuri Meirelles voltou a fazer declarações homofóbicas, desta vez, direcionadas à Lucas Souza, ex de Jojo Todynho. Na ocasião, o modelo se referiu ao colega de confinamento como “chupa p*u”, gerando grande polêmica.
Chico Moedas
Outro que teve um ano movimentado foi Chico Moedas! Em 2023, ele viu sua vida ir da fama ao cancelamento em questão de meses. O rapaz, que ficou conhecido por ser amigo de Casimiro e por participar como colaborador do canal do streamer, ganhou ainda mais visibilidade quando começou a namorar com a cantora Luísa Sonza – sendo homenageado, inclusive, com uma música feita pela artista.
O cancelamento, entretanto, veio quando Luísa expôs em rede nacional, no programa Mais Você de Ana Maria Braga, que foi traída por Chico. A polêmica repercutiu na mídia por semanas e acabou dividindo opiniões entre os internautas.
Fabio Porchat
Em maio de 2023, Fábio Porchat mostrou sua indignação ao saber que o humorista Léo Lins havia sido proibido, por decisão judicial, de fazer piadas com minorias. Isso, no entanto, não agradou boa parte dos internautas, que criticaram a postura do apresentador em ‘passar pano’ para o comediante, conhecido por suas piadas consideradas ofensivas.
Pouco tempo depois, Fábio retornou ao Twitter para expor sua opinião sobre o assunto com mais detalhes. Ele novamente saiu em defesa de Léo Lins e foi detonado na web. Diante da repercussão negativa, Porchat gravou um vídeo falando sobre a polêmica e, desta vez, se desculpou, admitindo que teve uma atitude precipitada e irresponsável.
MC Cabelinho
MC Cabelinho também acabou sendo “cancelado” na web em 2023 por conta de traição. O funkeiro se envolveu com outra mulher quando ainda namorava a atriz Bella Campos. Na época, ele evitou falar do assunto, mas tudo acabou sendo confirmado pela famosa, que fez questão de anunciar o fim do relacionamento. “Então vamos lá: como não tivemos uma mensagem dele falando sobre o ocorrido, eu me proponho a confirmar aqui que não estamos mais namorando em função dos motivos óbvios”, disse ela.
O público, então, saiu em defesa de Bella e detonou o comportamento de Cabelinho. Após o pronunciamento da atriz, ele chegou a fazer uma declaração sobre o assunto: “Assim como nunca comentei, continuarei não comentando sobre a minha vida pessoal. Nunca dei e vou continuar não dando mídia nem palco pra ninguém crescer. É uma pena que essa loucura completa tenha tomado a proporção que tomou e afetado a nossa vida dessa forma”, escreveu.
Graciele Lacerda
A influenciadora Graciele Lacerda, que é mulher do cantor Zezé Di Camargo, foi detonada na internet após vir à tona uma polêmica entre ela e Amabylle Eiroa, noiva de Igor Camargo, filho de Zezé.
Na ocasião, a nora do cantor sertanejo expôs nas redes sociais, que Graciele era a responsável por um perfil fake que fazia comentários criticando não só ela, mas também as filhas que o cantor teve com a ex-mulher, Zilu Godoi: Wanessa e Camilla Camargo. Na web, internautas reprovaram o comportamento da influenciadora e ela foi “cancelada”.
VEJA TAMBÉM: Relembre os famosos que foram “cancelados” em 2021