Michael Jackson ficou arrasado quando Eminem cruelmente zombou dele no videoclipe de seu hit, Just Lose It, que estava cheio de imagens “cruéis e zombeteiras” e referências à vida pessoal do astro. Depois de tentar primeiro bani-lo, anos depois, Jackson se vingou.
Este vídeo retratou uma versão caricatural da estrela, zombando da mudança de rosto do artista, de problemas legais e de um acidente traumático que levou o cantor ao hospital.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Eminem está vestido como Jackson antes que seu nariz cair – uma referência à cirurgia plástica do cantor de Billie Jean em seu nariz. O cabelo do personagem também pega fogo, o que faz referência ao cabelo real de Jackson incendiado durante as filmagens de um comercial da Pepsi em 1984, deixando-o com graves queimaduras.
O Rei do Pop devastado tentou banir o vídeo e disse: “Estou muito zangado com a descrição que Eminem fez de mim em seu vídeo. Sinto que é ultrajante e desrespeitoso. Uma coisa é falsificar, mas outra é ser humilhante e insensível.”
Na letra da música, Eminem canta: “Vem cá, garotinha, no meu colo. Adivinha quem está de volta com um novo rap? E não me refiro ao rap como em um novo caso de abuso sexual infantil.”
Em 2003, Michael Jackson foi acusado de abuso sexual infantil, o que levou o escritório do xerife do condado de Santa Bárbara a invadir sua casa, o rancho Neverland. Embora o julgamento das acusações só tenha começado em 2005, as acusações foram suficientes para manchar a opinião pública de Jackson pelos cinco anos restantes de sua vida. A música e o vídeo de Eminem foram ambos extremamente bem-sucedidos – mas Jackson estava compreensivelmente muito infeliz por ser ridicularizado tão publicamente.
VEJA MAIS: Empresário se arrepende de festa na casa de Elba Ramalho: “Pedi desculpas”
Falando em uma entrevista para uma estação de rádio de Los Angeles, Jackson anunciou: “Eu admirei Eminem como artista e fiquei chocado com isso. O vídeo era impróprio e desrespeitoso comigo, meus filhos, minha família e a comunidade em geral.”
O cantor de Thriller também disse em outra entrevista: “Eu nunca conheci o Sr. Eminem, sempre o admirei – e tê-lo fazendo algo assim foi muito doloroso”.
Também foi anunciado pelo espólio de Jackson que ele estava “ameaçando processar” Eminem pelo desprezo público.
Michael Jackson seguiu suas reclamações com um pedido a todos os canais de música para tirar o videoclipe do ar. A Black Entertainment Television foi o único canal a exibir o vídeo.
Seu fundador, Robert Johnson, disse: “A BET retirou o vídeo porque achamos que é impróprio usar nossa rede para transmitir um vídeo depreciativo do personagem de Michael ou de qualquer outra celebridade”.
Pouco depois, Eminem foi questionado sobre esse videoclipe, e seus pensamentos sobre como ele deixou Jackson chateado. Ele simplesmente respondeu: “Peço desculpas por isso.”
Três anos depois, em 2007, a empresa de Jackson, Sony / ATV, comprou a editora Famous Music por US $ 370 milhões. Essa compra significava que Jackson realmente possuía todo o catálogo anterior de Eminem – até sua morte em 2009
A gravadora recém-adquirida incluía Just Lose It – no entanto, Jackson nunca fez nenhuma mudança na música. Eminem obteve os direitos de publicação de sua música devolvidos em 2016, muito depois da morte de Jackson.