Como o pênis de Elvis Presley marcaria para sempre sua carreira?

Publicado em 21/05/2021
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Não só pela música Elvis Presley tumultuou os ânimos. Seu jeito de dançar foi considerado obsceno, os movimentos viris que fazia com a cintura provocava desconfortos em diversos grupos sociais; com freqüência sua imagem era censurada, e suas performances eram exibidas na TV mostrando-lhe da cintura para cima.

“Elvis the pelvis”, como também ficou conhecido, acabou trazendo à tona o incômodo até hoje existente com a sexualização e uma certa “mercantilização” do pênis, a que sempre éramos aludidos quando o víamos dançar. Confira um artigo sobre o apelido sexual de Elvis Presley escrito por Alan Hanson:

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Qual o problema de um apelido? “Elvis, the Pelvis”.

“Qualquer pessoa na fama, incluindo Elvis Presley, é obrigado a ouvir alguns apelidos pelo caminho. O Rei não é excepção. Desde as suas aparições na televisão e andanças pessoais, ‘Elvis the Pelvis’ ganhou amplo uso por causa dos movimentos selvagens que acompanham o seu canto e o toque de guitarra”.

Elvis Presley certamente adquiriu um número considerável de apelidos durante os primeiros anos de sua carreira. Entre os nomes criativos que lhe foram atribuídos encontram-se “The Hillbilly Cat”, “The King of Western Bop”, “The Cool Cat”, “The Memphis Flash”, “The Hoppin’ Hillbilly”, “The Vibrating Valentino”, “The Tennessee Troubadour”, “Mr. Hound-Dog”, “Ol’ Snake Hips”, “Mr. Sideburns”, e “The Pied Piper of Rock ‘n’ Roll”.

Entre todos os seus apelidos, porém, os dois que permaneceram permanentemente incorporados no léxico da cultura pop são “Elvis the Pelvis” e “O Rei do Rock ‘n’ Roll”. O primeiro surgiu da necessidade dos seus detratores de menosprezar Presley e o segundo do desejo dos seus apoiantes de o exaltar. Pondo de lado o título, “O Rei do Rock ‘n’ Roll”, por agora, vejamos de perto a frase, “Elvis, o Pelvis” – a sua origem, as suas inferências, e as suas aplicações a Elvis.

(FOTO: Reprodução)

Nossa investigação começa no verão de 1954, quando o jovem de 19 anos Elvis Presley começou a se apresentar no palco pela primeira vez. Em 1956, numa entrevista com Paul Wilder para a TV Guide, Presley recordou quando utilizou pela primeira vez os seus movimentos de marca em palco:

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“A primeira aparição após ter começado a gravar; eu estava num programa em Memphis onde comecei a fazer isso”. Eu estava num espetáculo com um single extra, num auditório de teatro ao ar livre – e eu saí para o palco e fiquei assustado. Foi a minha primeira grande aparição diante de uma audiência. E eu saí e estava a fazer uma música rápida, um dos meus primeiros discos, e toda a gente estava a gritar e eu não sabia onde é que eles estavam a gritar. Estavam todos a gritar. E depois saí do palco e o meu empresário (Bob Neal) disse-me que estavam a gritar porque eu estava a mexer as pernas… E por isso voltei a sair para um bis e fiz um pouco mais. E quanto mais eu fazia, mais selvagens eles ficavam”.

(FOTO: Reprodução)

É óbvio, então, que desde o início, apesar de mais tarde afirmar que o seu tremor no palco era uma resposta inconsciente ao rock ‘n’ roll, Elvis usou propositadamente o movimento sensual no palco para atrair uma resposta emocional do seu público. Nos dois anos seguintes, ele expandiu o seu repertório e a intensidade das suas explosões físicas para maximizar o fervor das multidões. No entanto, considerado apenas mais um cantor de de um selo de r&b de Memphis em 1954, Elvis permaneceu sob o radar vigilante e constante da imprensa nas comunidades em que atuou.

A metáfora da “Dança de São Vito

Só no início de 1956 é que a sua assinatura com a RCA, as suas aparições na televisão em rede e o seu primeiro disco nº1 nas tabelas pop da Billboard obrigaram a mídia a prestar atenção em Presley. Os jornalistas dos jornais locais lutaram para descrever o seu número de palco. Os críticos começaram a usar palavras pejorativas como “jerking”, “squirms”, e “gyrations”. Quando um artigo da Associated Press o descreveu como “Johnny Ray with the St. Vitus dance”, a imagem colou brevemente. Frances Melrose repetiu a imagem no seu artigo sobre o espectáculo de Presley, a 8 de Abril de 1956, em Denver, tal como Ken Kennamer na sua crítica à aparição de Elvis em Lubbock, Texas, dois dias depois.

(FOTO: Reprodução)

NOTA: Historicamente, a Dança de São Vito foi um espetáculo bizarro que ocorreu na Europa do século XIV a XVII. Bandas de pessoas, por vezes aos milhares, reuniam-se e dançavam erraticamente até que desmaiavam de cansaço. Nos tempos modernos, “Saint Vitus Dance” tem sido usado como um nome informal para a doença “coréia de Sydenham”, que é caracterizada por “movimentos rápidos e descoordenados de sacudidelas que afetam principalmente o rosto, as mãos e os pés”).

Os críticos dos jornais cedo começaram a procurar uma comparação mais contemporânea, com a qual os leitores estivessem mais familiarizados. Encontraram-na em “burlesco”, juntamente com os termos “hootie-coochie” e “bump and grind”. Segue-se uma amostra de passagens de imprensa que vestiram o Presley em imagens burlescas:

(FOTO: Reprodução)

“A sua actuação foi a exposição mais nojenta que este repórter alguma vez viu. Para Presley é o homólogo masculino de um dançarino hoochee-koochee num espectáculo burlesco”. – Sioux City Journal, 24 de Maio de 1956

“A maior parte da sua acção tem origem nas ancas. Na verdade, os devotos do circuito burlesco reconhecerão a sua técnica básica como “grind-and-bump”. Isto é normalmente praticado por jovens senhoras do burlesco, mas o Sr. Presley adaptou-o ao palco do concerto, com pouco sacrifício da sua vulgaridade inata”. – Columbus Citizen, 27 de maio de 1956

“Ao observar o Sr. Presley, é perfeitamente evidente que a sua habilidade está noutra direcção. Ele é uma variação do rock-and-roll sobre um dos actos mais padronizados no mundo do espectáculo: o virtuosismo do hootchy-kootchy. A sua única especialidade é um movimento acentuado do corpo que até agora foi identificado principalmente com o repertório das loiras explosivas da pista burlesca”. – New York Times, 6 de Junho de 1956

Alguns escritores levaram-no mais longe e compararam Elvis a certas damas do palco e do ecrã. “Ele deu-lhes tudo, incluindo as lombas eróticas e os sorrisos associados à escola da Rose Lee Cigana”, observou Paul Molloy, do Columbus Appeal. Um editorial no St. Petersburg Times salientou que Elvis tinha “músculos abdominais que o pequeno Egito teria invejado”. E, no Tampa Morning Tribune, os escritores da equipe descreveram como Elvis, “pantera de cortar a cabeça com uma versão masculina de Marilyn Monroe se mexe em cada passo”.

(FOTO: Reprodução)

Elvis, claro, não se preocupou com as comparações que os jornalistas faziam entre os seus movimentos de palco com performances burlescas. Três semanas depois de os críticos terem feito a sua interpretação de “Hound Dog” na exposição de 5 de Junho de 1956, Milton Berle Show, Elvis renunciou à metáfora numa entrevista com o repórter Kays Gary, do Charlotte Observer:

“Você vê a exposição? Esta Debra Paget está na mesma exposição. Ela usava uma coisa apertada com penas no traseiro onde eles mais se agitavam. E eu nunca vi nada parecido. Sexo? Eu sou como o Little Blue Boy. E eles querem dizer que eu sou obsceno? Eu!”.

(FOTO: Reprodução)

Em uma entrevista de junho de 1956 com a repórter de Hollywood da United Press, Aline Mosby, Elvis falou sobre as descrições de seus movimentos no palco. “Eu não faço movimentos vulgares”, disse ele a Mosby. “Eu só faço muitos movimentos de balanço e tremores, mas nunca faço um galo e uma moedura.”

Meses depois, numa entrevista a Bob Thomas do The New York Post, em Setembro de 1956, Elvis voltou a negar as persistentes comparações da sua encenação com a de um stripper:

Embora as comparações burlescas continuassem a aparecer esporadicamente nas críticas da imprensa aos shows de Presley no palco até o final de 1957, no verão de 1956, a maioria dos jornalistas tinha se agarrado a uma frase de três palavras que encerrava seu desprezo pelas artimanhas de Elvis no palco – “Elvis, o Pelvis”.

A crença geral é que o termo foi usado pela primeira vez após a versão lenta e empolgante de Presley “Hound Dog”, na transmissão em rede do The Milton Berle Show de 5 de Junho de 1956. Na verdade, no entanto, a expressão tinha aparecido na imprensa antes da atuação chocante de Elvis nessa noite. De fato, na manhã da emissão do The Berle, o seguinte anúncio apareceu na coluna “TV Talk” de Bob Hull, no Los Angeles Herald-Express:

“Elvis ‘The Pelvis’ Presley, o ídolo cantor adolescente que ficou famoso há pouco tempo num programa de Milton Berle, ajuda o tio Milty a encerrar a sua temporada esta noite.”

(FOTO: Reprodução)

Quem inventou a primeira frase? Isso pareceu respondido em 1983, quando um breve artigo apareceu no Memphis Press-Scimitar sob o título “O Originator Diz ‘Elvis, o Pélvis’ Nome Não Aprovado”. Uma parte do texto do artigo diz o seguinte:

“Há 27 anos um repórter do Mississippi ajudou a criar a imagem de Elvis Presley, referindo-se ao cantor em ascensão como ‘Elvis, o Pelvis’. A frase foi cunhada por Pinckney Keel, então repórter do Jackson Clarion-Ledger, agora editor da seção de fóruns do The Nashville Banner. No Verão de 1956, Keel fez uma entrevista de 15 minutos em Jackson com Presley. O jovem cantor de rock ‘n’ roll estava se tornando famoso e tinha aparecido na televisão de rede onde foi fotografado da cintura para cima porque algumas pessoas consideravam seus quadris giratórios impróprios. No caminho de volta para o jornal, ‘Elvis the Pelvis’ ocorreu-me’, recordou Keel”.

Infelizmente, a alegação de Keel de ter sido o primeiro a cunhar o famoso apelido não faz sentido. Ele entrevistou o Elvis em Jackson e escreveu um artigo sobre o assunto. Esse artigo apareceu no Clarion-Ledger, na manhã de 10 de Julho de 1956. Nele Keel explicou que Presley, a caminho da Flórida, parou o seu Cadillac El Dorado ’56 numa estação de arquivo Jackson na noite de 9 de julho de 1956. Quando Elvis cometeu o erro de sair de seu carro, os adolescentes imediatamente inundaram a estação em busca de autógrafos. Isso obrigou Elvis a ficar em Jackson por muito mais tempo do que planejava, e deu tempo ao Clarion-Ledger para enviar Keel até a estação para conseguir uma história.

(FOTO: Reprodução)

O interessante relato de Keel no Clarion-Ledger do seu encontro com Elvis foi certamente divertido. A questão básica, porém, permaneceu. “Ele usou a expressão ‘Elvis, o Pelvis’ no artigo?” Se, como ele afirmava, a expressão lhe aparecesse subitamente enquanto voltava para o escritório, tê-la-ia certamente utilizado no artigo que escreveu para o jornal do dia seguinte.

Infelizmente, não a utilizou. A expressão que Keel usou várias vezes no seu artigo foi “Pelvis Presley”, igualmente desdenhoso, mas não exatamente o infame apelido, “Elvis the Pelvis”. Aqui está um exemplo do artigo de Keel de 1956: “Pelvis Presley” comeu uma sanduíche na farmácia North State Street enquanto o seu carro estava a ser gaseado na Estação de Serviço Dickson”.

Claro que, na história definitiva de Elvis, não teria importado se Keel tivesse usado “Elvis, o Pelvis” no seu artigo, uma vez que o apelido já era muito usado há pelo menos três meses. Portanto, o crédito pela origem dessa alcunha icônica de Presley permanece em mistério.

(FOTO: Reprodução)

Uma busca por “Elvis the Pelvis” no newspapers.com, que percorre milhares de jornais datados de 1800, encontrou o termo usado pela primeira vez na edição de 12 de abril de 1956 do The Gastonia Gazette, na Carolina do Norte. Em sua coluna “Along the Avenue”, Bill Williams escreveu,

“Conheces o Elvis, não conheces? Ele é um geetar com seis cordas partidas e uma pélvis solta. Elvis, o Pélvis, estão a chamá-lo.”

Repare que o Williams não afirma ter originado o termo. Pelo contrário, ele está a repetir como expressão já utilizada nos meios de comunicação social na Primavera de 1956.

Independentemente de quando “Elvis, o Pelvis” foi cunhado pela primeira vez, o apelido ganhou grande destaque na imprensa escrita do país após aquela segunda aparição no programa Berle, e continuou até ao final de 1957, quando Elvis deixou de fazer espectáculos ao vivo.

Os críticos de Presley parecem ter achado a frase irresistível. A rima curta de três palavras permitiu-lhes diminuí-lo instantaneamente como animador amador. Mesmo jornalistas que não eram anti-Elvis não conseguiram resistir ao “fator sexual” que a frase “Elvis, o Pelvis” acrescentou aos seus artigos. Muitos escritores usaram o termo vezes sem conta, muitas vezes como uma defesa do nome de Presley. A seguir estão alguns exemplos de como “Elvis the Pelvis” foi usado em 1956, em artigos de imprensa:

(FOTO: Reprodução)

“Sobre o único cara que já resumiu melhor Elvis ‘The Pelvis’ foi o policial da Califórnia que, depois de vê-lo escrevendo em um palco, comentou: ‘Se ele fizesse isso na rua, nós o prenderíamos’.” – New York Herald Tribune, 18 de Junho de 1956

“Elvis the Pelvis raramente dorme mais de três horas por noite, mas a sua energia no palco é propulsionada por um jato”. – Lakeland Ledger, 1 de Agosto de 1956

“Elvis (The Pelvis) Presley, rapaz maravilha do mundo do espectáculo, embalou-os nos seus lugares e rolou alguns deles nos corredores em duas atuações electrizantes de Rock ‘n’ Roll”. – Tampa Morning Tribune, 6 de Agosto de 1956.

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“Nos dias de Elvis, o Pelvis, aquela velha canção sobre cada pequeno movimento com um significado próprio assumiu um novo significado”. – The Shreveport Times, 9 de Dezembro de 1956

É claro que, para muitos jornalistas, o encanto da frase “Elvis, o Pelvis” estava na sua rima. O quanto a sua pélvis teve realmente a ver com a sua encenação é discutível. Anatomicamente, a “pélvis” é “a grande estrutura óssea perto da base da coluna vertebral a que as pernas estão presas nos humanos”. Na entrevista ao TV Guide de Setembro de 1956, Elvis rejeitou a implicação de ter trabalhado a sua pélvis em palco:

“Eu não faço – o que eles chamam de ‘giração pélvica’ – a minha pélvis não tem nada a ver com o que eu faço. Eu consigo ritmo com a música. Eu salto para ela porque gosto do que estou a fazer. Não estou a tentar ser vulgar, não estou a tentar estimular o sexo. Só faço muito “wigglin’ and quiverin’”.

Sempre que lhe foi pedido, Presley manifestou desdém pelo apelido de “Elvis the Pelvis”. Em agosto de 1956 ele disse a um repórter de Lakeland, Flórida, que o apelido “o enoja”, e em uma entrevista ao Guia da TV em setembro, ele disse: “Eu não gosto que me chamem de Elvis, o Pelvis”. É a expressão mais infantil que já ouvi de um adulto”.

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Ignorando a antipatia de Presley pelo termo, os jornalistas de jornais continuaram a usá-lo, mesmo criando variações sobre o tema para que pudessem usar mais frequentemente o termo “pelvis” em referência a Elvis. Um desvio implicava abandonar o Elvis e referir-se simplesmente a ele como “A Pélvis”. Alguns exemplos:

“Perguntado se ele podia considerar o seu tipo de canto ‘rock ‘n’ roll, o ‘Pelvis’ disse não. ‘Acho que ainda não foi classificado.’” – Miami Daily News, 3 de Agosto de 1956

“Nos bastidores do camarim da Pelvis, ele era uma pessoa diferente”. – Orlando Sentinel Star, 9 de Agosto de 1956

“O Pelvis aplica mais ‘Body English’ a uma canção do que muitos lançadores de beisebol e tem mais movimentos do que um relógio suíço bem oleado”. – Shreveport Times, 16 de Dezembro de 1956

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“O ‘Pelvis’ de 21 anos, como é frequentemente chamado, foi saudado por três garotas, oficialmente recebidas do seu clube de fãs aqui”. – República do Arizona, 13 de Junho de 1956

“Presley, por vezes chamado ‘Pelvis Presley’, é um rock’n’roller cujas ancas giratórias têm ultrajado os críticos de música em todo o lado”. – Charlotte Observer, 27 de Junho de 1956

Os escritores mais apaixonados pelas variações “pelvis” encontraram formas de misturar e combinar, para que pudessem usar o termo o mais frequentemente possível. Considere os seguintes trechos de Bob Masters’s Presley show review em The Shreveport Times, em 16 de dezembro de 1956:

“Elvis (The Pelvis) Presley veio à cidade ontem, e ontem à noite 9.000 rock’n’rollers ‘enlouqueceram’ … Mas pelo menos os seus lábios estavam em movimento, e a sua pélvis certamente correta. Ele não estava nem na metade de ‘Heartbreak Hotel’ antes de se tornar evidente que ninguém nunca teve um apelido mais apropriado. … Uma breve conversa com o Pelvis revelou que ele estava contente por estar de volta a Shreveport … Com as adolescentes dando todas as indicações de que iriam arrancar o membro do Pelvis por pura admiração e espírito animalesco, a polícia fez barricadas mais ou menos eficazes”.

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Os últimos dias de “Elvis, o Pelvis”

Mesmo assim, Elvis deixou claro que não se importava com o apelido, “Elvis, o Pelvis”, em qualquer contexto. Surpreendentemente, alguns jornalistas parecem pensar que os fãs de Elvis o abraçaram como um termo de carinho para com o seu ídolo. Num artigo do Miami Daily News de Agosto de 1956, um jornalista afirmou que Presley era “conhecido tanto pelos seus admiradores como pelos seus detratores como ‘Elvis, o Pelvis’”. E durante essa mesma tournée na Florida, Bella Kelly no Daily Newsreferred, “a ‘Pelvis’, como é carinhosamente chamada pelos seus fãs adolescentes”. Nenhum dos escritores forneceu qualquer prova ou mesmo um exemplo para apoiar as suas afirmações disparatadas.

Com a sua agenda de turnês reduzida a apenas 18 cidades em 1957, os repórteres locais tiveram menos oportunidades de escrever críticas, derrubando “Elvis, o Pelvis”. Ainda assim, alguns jornalistas continuaram a usar a frase e suas variações para diminuí-lo. Em Março, Tony Weitzel escreveu no Chicago Daily News: “No meio dos escravos de lantejoulas de quinta-feira, Elvis, o Pelvis, não se assemelhava tanto a um dançarino do diabo que conduzia um ritual sexual horrendo na selva”. William Disbro no Fort Wayne Journal-Gazette observou: “Um adorador do ídolo dourado da dissidência seguiu a entrada de Pelvis com olhos em forma de ovo”. Hugh Thomson no Toronto Daily Star declarou: “Elvis, o Pelvis, não tem qualquer tipo de voz para cantar”. Um artigo do Los Angeles Examiner prometia: “Para aqueles que não viram ‘Elvis the Pelvis’ em ação lá”.

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Em Novembro de 1957, Elvis esteve no Hawaii para vários espectáculos. Numa conferência de imprensa em Honolulu, foi-lhe novamente perguntado o que pensava do apelido, “Elvis, o Pelvis”. Ele respondeu: “É muito imaturo e infantil, como uma criança a tentar encontrar algo para rimar com Elvis. Mas não há nada que eu possa fazer em relação a isso”.

No Dia dos Veteranos de 1957, Walt Christie, do Honolulu Star-Bulletin, escreveu a seguinte avaliação da influência social de Elvis Presley até esse ponto:

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“Há apenas um ano, um jornal comercial resumiu-o desta forma. ‘Elvis e rock ‘n’ roll estão a fazer tanto barulho em torno da mesa de discussão como na mesa giratória. The Beat and The Pelvis têm sido tópicos para educadores, teólogos, psiquiatras e cabeças de ovos sortidos. Nada de mais parece ter sido resolvido”.

Nessa noite, Elvis Presley deu o seu último espetáculo ao vivo dos anos 50. Quando saiu do palco nessa noite, marcou a passagem da imagem encarnada na frase “Elvis the Pelvis”. Três meses mais tarde, estava no exército. Quando reapareceu em 1960, tanto ele como os seus fãs eram mais velhos. Elvis nunca mais deu à imprensa motivo para o chamar de “Elvis, o Pelvis”. O termo continua, porém, a ser uma alcunha icônica na história inicial do rock ‘n’ roll. (Alan Hanson © Maio 2016; revisto em Março de 2019)

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