Elvis Presley era racista?

Publicado em 02/07/2020 13:32
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Em 1957, no auge da fama de Elvis Presley como ícone global, proclamado pela imprensa como o rei do rock, começou a circular na comunidade negra um rumor sobre a hipocrisia do cantor e sua moral dúbia. Numa entrevista atribuída ao cantor, muitos disseram ter ouvido da boca do Rei do Rock: “A única coisa que os negros podem fazer por mim é comprar os meus discos e limpar os meus sapato”s. A indignação com a sua figura cresceu. Alguns disseram tê-lo ouvido dizer isto num programa de rádio em Boston. Outros afirmaram que ele tinha dito ao jornalista Edward R. Murrow no seu programa de televisão “Person to Person”. Mas nunca ninguém encontrou tal gravação.

Se tratava dum caso de fake news? A verdade era que o artista não tinha estado em Boston nem tinha participado em qualquer programa de Edward R. Murrow. Então de onde veio o rumor? Foi necessária apenas uma frase falsa para a ideia de que Elvis era racista se perpetuar na imaginação coletiva e durar tantos e tantos anos. Em 2007, no 30º aniversário da morte de Elvis, a cantora Mary J. Blidge recusou-se a cantar uma das suas músicas num evento em sua homenagem. “Rezei muito sobre isso, porque sei que Elvis era racista”, disse ela.

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A ideia de Elvis como racista já era evidente alguns anos antes na famosa canção do grupo Public Enemy “Fight the power”. O músico Chuck D dizia na canção: “Elvis foi um herói para a maioria das pessoas, mas para mim ele nunca quis dizer merda nenhuma, ele era um idiota racista, isso é simples, ele era um bastardo e John Wayne, porque eu sou negro e tenho orgulho nisso”.

A verdade é que Elvis nunca fez segredo do quanto devia à música negra e frequentou as missas negras e cantou os seus hinos evangélicos desde muito jovem. Numa entrevista, afirmou mesmo que não tentou cantar como ninguém, mas que devia tudo a ritmos e blues negros: “Sejamos realistas, ninguém consegue cantar este estilo como os negros. Não posso cantá-la como a Fats Domino canta, eu sei disso”, disse ele.

Houve alguma condescendência e paternalismo na forma como ele falou dos cantores negros? Elvis disse que começou por copiar completamente outro dos ícones do blues negro dos anos 40 e 50, Arthur Cudrup, um músico fundamental para a compreensão do primeiro álbum de Elvis. “Ele costumava dizer-me que se eu pudesse estar à altura dele no palco, seria um músico como nunca ninguém viu antes”.

Arthur Crudup e Elvis Presley (FOTO: Reprodução)

Esta frase esconde a chave do possível racismo de Elvis, o que significa no seu conhecimento do racismo sistêmico em que toda a sua carreira se baseou. Se ele atingisse o auge de Cudrup, um músico negro, tornar-se-ia um músico como nunca ninguém tinha visto antes. Ou seja, ele sabia que a música negra estava limitada a certos circuitos raciais, por isso, ao apropriar-se dela, poderia tornar-se um músico que seria único e especial para os brancos. Desde o início, Elvis sabia que o racismo faria dele um artista único, porque só tinha de copiar música negra para ser único.

No entanto, Elvis também abriu as portas a essa música negra. Nunca escondeu as suas influências, sempre as reverenciou, esteve sempre presente para apoiar diferentes músicos, seja B.B. King ou Rufus Thomas. Artistas como Little Richard, Chuck Berry ou Fats Domino sempre lhe agradeceram por abrir as portas e aproximá-las do público branco, que constituía a maioria, e pelo menos na música, a cultura negra tinha os seus espaços de representação. No entanto, a segregação continuou e em muitos estados ainda não podiam tocar em locais diferentes ou pelo menos a audiência não podia ser misturada.

Little Richard e Elvis Presley (FOTO: Reprodução)

Mais tarde, Chuck D iria declarar na letra de “Fight the Power”, que fazer de Elvis o rei do rock, quando o seu reinado se baseava na apropriação da música negra, não era mais do que uma forma de defender o imperialismo e o domínio do mundo branco e que, portanto, Elvis era um totem para toda a opressão, bem como para o racismo sistêmico na sociedade americana. O Jazzman Winston Marsalis explicou a questão de maneira ainda melhor nos anos 90 quando fez a seguinte provocação: “O que tornou o sucesso de Elvis pelo menos insípido é que aqui tivemos muitos negros que, ele reconheceu, fizeram melhor do que ele, mas não foram aceitos por causa da cor da sua pele?

Na realidade, o racismo é tão sistêmico, tão incorporado na psique do homem branco abastado, que até ícones hippies como The Beatles ou The Rolling Stones não conseguem se desvencilhar de frases sobre o assunto. E Jagger foi constantemente insultado quando criança com a palavra depreciativa “preto” porque tinha um nariz esmagado e lábios grossos, que são características distintivas da raça negra. O seu grande clímax racista foi a canção “Brown Sugar”. Para não mencionar Led Zeppellin, onde Robert Plant faz uma versão vocal de “Blackface” imitando os velhos cantores de blues. E Guns n’ Roses há muito que reconhece o racismo e a homofobia por detrás de “One in a Million” e retirou-o das reedições do álbum “Guns n’ Lies”.

Naturalmente, a referência à raça tem sempre conotações racistas se um músico branco o fizer? Obviamente que sim. A controvérsia surgiu há alguns dias com a inclusão da “China Girl” de David Bowie nos programas do 50º aniversário do festival. Muitos disseram que era racista, outros disseram que não era. Mas omitir que se trata de uma canção que enfatiza a obsessão do cantor por um asiático pela única razão de ser asiático é querer branquear a figura de Bowie.

A canção é sobre um homem que se sente como Marlon Brando devido à sua empatia com uma mulher chinesa e embora ele queira evitá-lo, é ela que o seduz. Um homem branco que não só assume a culpa pelo seu racismo óbvio, mas também a coloca sobre a mulher chinesa. Bowie era um racista? Obviamente que não. Esta canção era? Obviamente que sim. A música pop está completamente manchada de racismo. Precisa ser limpa? Não, mas pelo menos não há como negá-lo. (Carlos Sala)

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