Ativistas pelos direitos do autismo agora estão pedindo a Sia que cancele o lançamento de seu filme “Music”.
Em resposta a um trailer lançado em 19 de novembro, estrelado por Maddie Ziegler como uma adolescente autista não verbal, ativistas, pessoas no espectro do autismo e seus entes queridos continuaram a falar sobre a exibição do filme de estereótipos ofensivos e efeitos visuais.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Na sexta-feira (20), uma petição online foi lançada para cancelar a estreia do filme, uma campanha liderada por Hannah Marshall, que se identifica como uma mulher autista da Carolina do Norte. Mais de 500 pessoas assinaram a petição, até esta terça-feira (24) à tarde.
“Como um indivíduo autista, estou pedindo que este filme seja cancelado”, escreveu Marshall na página de arrecadação de fundos. “É extremamente ofensivo para mim e para outros indivíduos autistas. Sia não demonstrou remorso por sua traição imprecisa e dolorosa à comunidade.”
VEJA TAMBÉM: Novo Freddie Mercury? Bêbado canta hit do Queen em viatura da polícia
“Este filme não terá um grande impacto na história”, continuou ela. “Cancelá-lo expressará que a intolerância à neurodivergência é inaceitável na sociedade de hoje. Sia e seus associados têm meios adicionais para obter fundos; eles sobreviverão mesmo que nenhum dinheiro seja feito com este filme.”
Apoiadores expressaram sua opinião nos comentários da petição, compartilhando suas próprias experiências. “Mulher autista aqui, e acho extremamente desagradável o que ela está fazendo com o filme, e também estou desapontada com a forma como ela lida com as críticas que está recebendo”, escreveu Letitia Yates.
Em resposta às críticas sobre sua estreia como diretora, Sia passou horas na sexta-feira se envolvendo com ativistas com deficiência nas redes sociais , que chamaram a cantora por usar a frase “habilidades especiais” em vez de “deficientes” para pessoas com autismo, escalando um ator neurotípico para retrata o papel principal e exercita seu privilégio de fazer um filme centrado na comunidade do autismo.
A cantora-diretora respondeu que havia se engajado com a contribuição de pessoas autistas e seus aliados, e tentou trabalhar com uma “bela jovem não-verbal do espectro, até que ela achou [o projeto] desagradável e estressante. “
Sia continuou, explicando sua contribuição criativa : “O filme é uma carta de amor para os cuidadores e para a comunidade do autismo. Eu tenho minha própria visão única da comunidade e senti que ela é sub-representada e obrigada a fazer isso. Se isso me torna uma merda, sou uma merda, mas minhas intenções são incríveis. ”
“Music”, também estrelado por Kate Hudson e Leslie Odom Jr., está programado para lançamento nos cinemas em fevereiro de 2021. Assista ao trailer: