Michael Jackson mergulhou em muitos projetos variados ao longo de sua longa carreira – mas como ele escreveu uma canção famosa para os Simpsons?
O rei do pop era um homem de muitos talentos: ele cantava e dançava, mas ocasionalmente escrevia também. Algumas pessoas não sabiam, entretanto, de seu talento como compositor, que o viu inventar canções completas em sua cabeça. Ainda mais estranho, Michael certa vez doou este presente para uma popular série de animação: Os Simpsons.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A história do envolvimento de Michael Jackson em Os Simpsons é bastante estranha e também foi contestada.
A música Do the Bartman, interpretada por Nancy Cartwright, a dubladora de Bart em Os Simpsons, foi lançada em setembro de 1990 no primeiro álbum da família.
O álbum The Simpsons Sing the Blues, também lançado em setembro de 1980, se tornou um assunto relativamente polêmico, com rumores sobre o envolvimento de Michael.
VEJA MAIS: Site expõe dossiê sobre supostas traições de Nego do Borel; confira!
Aqueles com uma audição muito boa, ao ouvir uma música em particular, ouviriam uma voz reconhecível ao fundo. Michael fez backing vocals em Do the Bartman, que não foi revelado até alguns anos depois.
Matt Groening, o criador do programa, acabou abrindo esse assunto em 1998, acrescentando em 2018 no The Weekly With Charlie Pickering: “Nós realmente o tínhamos. Ele [Michael Jackson] disse que amava Bart e queria estar no show. Ele fez o show. Ele não queria crédito por isso. Havia algum tipo de acordo com a gravadora dele ou algo assim.“
“Então, quando chegou a hora de cantar as músicas, ele tinha um cantor parecido com o [Kipp Lennon], e ele ficou lá e observou o cara que estava tão nervoso que tinha que soar como Michael Jackson.”
Michael também apareceu na série de três episódios, Stark Raving Dad, embora seu nome tenha sido mudado para John Jay Smith.
Como aludido por Matt, Michael estava sob contrato com a gravadora Epic Records, o que significa que ele não poderia ser creditado por sua composição.
No entanto, seus esforços na música foram mais tarde contestados por Bryan Loren, outro compositor que reivindicou todo o crédito, negando os protestos de Matt sobre o assunto.
Ele disse à Music Business Worldwide em 2015: “A história da música e sua criação tem sido um espinho para mim desde que fiz isso. Mas, apesar das repetidas confissões de Matt Groening, eu sou o único compositor da música.“
“Embora seja verdade, junto comigo, Michael Jackson canta backing vocals. E foi ideia dele chamar a música de DTB. E, ele insistiu que eu incluísse seu nome na letra. Portanto, ‘Se você pode fazer o Bart, você é tão ruim quanto Michael Jackson.’ E então, obviamente, ele estava envolvido. Talvez esse pedaço de informação não seja tão sensacional quanto dizer que MJ co-escreveu a música, mas eu garanto que ele não escreveu.”
Enquanto a questão de se Michael realmente escreveu a canção é contestada, seu trabalho dando voz a um personagem na terceira temporada foi notícia quando a série foi carregada para Disney Plus, já que este episódio estava visivelmente ausente.
O episódio, no qual Michael interpretou um paciente internado em uma instituição mental, não foi incluído na lista da Disney + depois que o documentário da HBO Leaving Neverland foi ao ar.
O produtor executivo James L. Brooks disse sobre a decisão: “Os caras com quem trabalho – onde passamos nossas vidas discutindo sobre piadas – concordavam com isso. “Este foi um episódio precioso. Há muitas ótimas lembranças que envolvemos naquele, e isso certamente não permite que permaneçam. Eu sou contra a queima de livros de qualquer tipo. Mas este é o nosso livro, e podemos tirar um capítulo.”