COLUNA DROPS
Fernando Berenguel
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O ano de 2021 promete uma briga boa no pop nacional. O motivo? A aposta da gravadora de Anitta mais focada no mercado estrangeiro. Outro aspecto é a força das concorrentes da cantora demonstrando que a funkeira top of market do país terá que literalmente rebolar (e muito) para manter o reinado no Brasil.
A disputa que promete se acirrar nos próximos tempos passa por duas questões importantíssimas. A primeira delas, e muito bem conhecida pela equipe de Anitta se chama ALGORITMO. É justamente esta pontuação digital, uma lógica que pauta empresários, marcas e consumidores em mecanismos de buscas na web, que fez, por exemplo, com que Anitta superasse globalmente nomes de astros mundialmente conhecidos como J Balvin, Pitbull, Ozuna, Ricky Martin e Rosalía. No entanto, isso atrapalhou a funkeira de Honório Gurgel no mercado nacional.
O grande porém é que aqui no Brasil, mercado onde Anitta reina ano após ano, com um volume gigantesco de streamings e buscas na web, ela acabou sendo superada por uma ex-BBB que andava com a carreira em baixa e completamente esquecida do público: a atriz, cantora e compositora Manu Gavassi. Em um Top 10 das buscas na plataforma liderada por Donald Trump, a ex-BBB aparece ocupando a sexta posição no ranking. Outro cantor que aparece na lista é Babu, que está na nona posição.
O fato é que muito provavelmente Babu e Manu não conseguirão no próximo ano repetir a repercussão histérica que tiveram em 2020 devido a sua participação no Big Brother Brasil. Mas é interessante ver o que a cantora e amiga de Bruna Marquezine conseguiu fazer ao reposicionar sua marca no showbiz tupiniquim.
Além de chamar atenção da revelação do pop global Dua Lipa e alcançar repercussão mundial numa parada digital da Billboard, Manu lançou uma das canções com letra e melodia mais caprichadas do ano. A própria Anitta se rendeu ao sucesso de Manu Gavassi ao tentar entoar os difíceis versos de “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim” (parceria com Gloria Groove) durante um evento varejista. A faixa, vale lembrar, foi o maior sucesso tanto da ex-BBB quanto da drag queen no Spotify, alcançado o segundo lugar na plataforma.
Um outro ponto importantíssimo, que Anitta ainda não esclareceu aos fãs, passa pela questão da VITRINE dos seus próximos lançamentos. Enquanto a amiga de Bruna Marquezine contará com uma série sobre relacionamentos na Netflix, que promete render muito assunto no próximo ano, Anitta ainda não esclareceu se o seu novo álbum virá acompanhado de algum programa na TV, algum projeto audiovisual no streaming ou em alguma participação televisionada de peso.
Hoje em dia uma estratégia de conteúdos multimídia se faz tão ou mais necessária do que o lançamento de um produto em si. E Anitta, que sempre foi “mestra” no assunto ao monopolizar discussões, ainda não adiantou aos fãs como divulgará seu novo disco internacional para o público brasileiro tão acostumado a letras fáceis cantadas em português.
Enquanto a “zebra” Manu Gavassi corre por fora em sua missão de disputar o trono do pop nacional em 2021, Ludmilla, que segue em sua melhor fase da carreira, continua preparando sua série documental exclusiva, que será exibida no Multishow e que promete mostrar o cotidiano da principal cantora preta do país. Em tempos em que se pede por cada vez mais representatividade, não é pouca coisa.
Há ainda a participação de Lud na nova versão do The Voice Brasil, onde a esposa de Brunna Gonçalves ajudará velhinhos e velhinhas a despontarem na carreira musical. Um programa que promete fazer muito barulho devido à forte promessa de “fator carisma”. Vale lembrar, também que Ludmilla confirmou que a parceria com Cardi B segue engatilhada, além de ter se encontrado nos últimos tempos com a rapper revelação Megan Thee Stallion nos Estados Unidos.
Diante dos ambiciosos lançamentos das concorrentes, o que será que Anitta vem preparando para os fãs brasileiros além das músicas em espanhol e inglês do seu disco “Girl From Rio”? Quais armas Anitta vai usar para manter seu reinado no país? Seu feat pra lá de apelativo com Luisa Sonza (a maior revelação digital dos últimos anos no país) e acompanhada também de Pabllo Vittar (a drag queen de maior audiência musical no Brasil) mostra que a funkeira de Honório Gurgel não promete economizar esforços na hora de manter sua hegemonia no mercado nacional. Nem que para isto parcerias gigantes em português com marcas e outros cantores possam estar escondidas na manga. Modo turbo pra lá de ativado.
TIEHIT
Completando mais de 30 dias no topo das paradas radiofônicas, o cantor e compositor Tierry celebra o sucesso de “Rita”. O músico baiano, que assumiu o namoro com a ex-BBB Gabi Martins, entregou o maior sucesso radiofônico deste final de ano, época tradicional com grandes lançamentos no mercado e de muita competição no cenário musical brasileiro.
Tierry, vale lembrar, foi o compositor responsável pela música mais executada das rádios FM em 2019, segundo a análise da Connectmix. A música Cem Mil do astro sertanejo Gusttavo Lima foi executada nada menos que 584.587 mil vezes. Para quem curte uma letra mais divertida, fica a dica para ouvir o hit “Motoboy do Delivery“, outra música pra lá de hilária do músico baiano.
Com o hit “Cracudo” na carreira, o sucesso de Tierry como compositor rendeu-lhe inclusive o apelido de “Tiehit”. A facada de Rita vem fazendo tanto sucesso também nas redes sociais que o influencer Bruno Sarttori criou uma paródia envolvendo o atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro. Tragicomédia define.
NOME DE MULHER
Rita, Tifany, Letícia (cantada por Zé Vaqueiro) e agora Bruninha. Pelo jeito, o sucesso “da facada de Rita” vem fazendo com que muitas músicas com nomes de mulheres sejam lançadas no mercado musical brasileiro. Numa dessas, um remix 150 BPM do Latino para a eterna “Renata ingrata” poderia cair bem, não é mesmo?
TAYLOR X MARIAH
Após lançar nada menos que seis versões de “willow”, lead single do seu álbum surpresa, Taylor Swift conseguiu barrar a reentrada do hit natalino de Mariah Carey no topo das paradas norte-americanas.
Assim, Taylor possui agora mais um novo recorde: o da artista do grande público a ter mais remixes na mesma semana de um lançamento musical. Essa marca pertencia antes ao BTS, que lançou três versões extras de “Dynamite” na semana de lançamento do hit (Instrumental, EDM e Acústico).
TRETA COM FILHO DO CATRA
O músico e filho de Mr. Catra, o funkeiro Luck Muzik viu seu mais novo sucesso, ‘360’, alcançar o primeiro lugar no iTunes em apenas três horas após o lançamento. O hit gravado com Mc Mirella, Rennan da Penha e Mc Juninho FSF disparou na plataforma. No YouTube, o clipe já ultrapassa 280 mil de visualizações.
Contudo, nem tudo são flores. Na quinta-feira (17), Rennan foi para os Stories de seu Instagram reclamar do filho do Mr. Catra, Luck. O colega teria divulgado uma nova versão da faixa sem sua autorização. “Parabéns Luck Muzik pela falta de profissionalismo. Me dediquei para produzir a música 360. Fiquei no sol de 40 graus para gravar o clipe pro cara 3 dias depois do lançamento da música disponibilizar a capela da música pra todo mundo baixar”, reclamou o produtor e hitmaker.
TRETA COM VIÚVA DO CATRA
Vale lembrar que recentemente, a família Catra se envolveu numa outra polêmica devido ao lançamento de um projeto musical. Segundo os filhos do falecido funkeiro, a ex-esposa, Silvia Regina, estaria colocando empecilhos para o lançamento da parceria entre Anitta, Cardi B e Papatinho. As informações foram divulgadas pelo site NaTelinha em abril e, desde então, Anitta e Cardi B acabaram aparentemente mudando os planos e apostando no pagodão baiano do single Me Gusta.
“Nós filhos e família unida, viemos aqui em respeito aos fãs e a mídia que merecem receber informações reais e esclarecer que a música em parceria com Anitta já foi autorizada pela inventariante, Thamyres Domingues e sim será lançada. Ressaltamos que a nossa família nada tem relação com a senhora Sílvia Regina. Não concordamos com a atitude da mesma em prejudicar a nossa família”, disse a nota publicada pelos herdeiros.
A primeira esposa de Catra, Silvia, por sua vez, afirmou que está sofrendo calúnia: “A nota é caluniosa e não reflete a realidade dos fatos que pode ser comprovada nos autos do inventário. Sílvia e seus filhos foram os primeiros interessados a se manifestarem no processo concordando com o lançamento da música feita em parceria com Anitta”.
MIRELLA E TATI
Concorrentes diretas no mercado do funk feminino mais independente, Mirella e Tati Zaqui podem estrelar uma briga boa em 2021. O fator Fazenda fez com que a namorada de Dynho Alves explodisse em buscas no Google, fator considerado essencial para o sucesso na era digital. Resta saber como Tati irá enfrentar a forte concorrência. Numa dessas, o BBB21 e A Fazenda 13 estão chegando…
ABRAÇAR UMA CAUSA
Alguém da assessoria de Gusttavo Lima poderia pensar em quais causas o cantor pretende abraçar num 2021 de forte crise econômica e ambiental que vem por aí. Enquanto Luan Santana, após sua separação de Jade Magalhães, fez uma live com valores inteiramente dedicados ao Pantanal e também pretende ajudar os profissionais afetados pela pandemia, o embaixador mineiro, que é o número 1 no país, ainda não disse como pretende estender a mão aos fãs nos difíceis tempos que vem por aí. Solidariedade está contando e muito.
MEME DA PABLLO
Chama atenção que num dos recentes encontros com uma sobrinha, Gusttavo Lima posou reproduzindo uma pose que se tornou meme na web após viralizar com um fã de Pabllo Vittar. Para a divulgação do lançamento de um parceria com Márcia Fellipe (“Na Cama Compensa”), o cearense Wesley Safadão também reproduziu a mesmíssima pose. Será que os dois maiores cachês do país sabem a origem da sua pose divertida? Alguém poderia contar por favor?
E POR HOJE É SÓ!
BOA SEMANA
E EU VOU FICANDO POR AQUI! ATÉ AMANHÃ!
Com a colaboração de Fernanda Dias e Louise Barbosa
(Fernando Berenguel)
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha e opinião do site e do portal UOL