Poucos artistas atingiram os níveis de popularidade que Elvis Presley alcançou. Ele foi chamado de Rei por uma razão, no entanto, havia grande competição em torno do seu trono. De fato, um grupo desses concorrentes poderia até tê-lo superado nessa matéria. Eles eram nada mais nada menos do que os Beatles. E o Rei não teve qualquer escrúpulo diante do sucesso do quarteto britânico, tanto assim que tentou que eles fossem banidos dos Estados Unidos!
O primeiro exemplo dos sentimentos de Elvis para com os Beatles vem do seu encontro com o então Presidente dos EUA, Richard Nixon, em 21 de dezembro de 1970. Segundo informações de arquivos nacionais dos Estados Unidos, Elvis parecia ainda mais paranoico do que Nixon. E isso é grande coisa, considerando a paranoia que Nixon tinha em relação aos seus rivais políticos e até aliados. Mas, Elvis Presley realmente parecia levar a melhor neste departamento quando tinha isto a dizer sobre os Beatles:
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
VEJA TAMBÉM: Amigo íntimo de Freddie Mercury revela que cantor tinha vergonha de parte do corpo “muito grande”
“Os Beatles tinham sido uma verdadeira força para o espírito anti-americano. Os Beatles vieram para este país, fizeram o seu dinheiro, e depois voltaram para Inglaterra, onde promoveram um tema anti-americano”.
Depois de ouvir isto do Rei, Nixon acenou com a cabeça, mas expressou a sua surpresa com estes comentários. Quem não o faria, afinal de contas? Mas, não foi o fim das tentativas de Elvis Presley de proibir os Beatles. O Rei do Rock até chegou a denunciá-los para o FBI!
O desgosto de Elvis pelos Beatles não terminou apenas com a sua viagem à Casa Branca. Durante a sua visita aos escritórios do FBI, os registos dizem que ele teve muitos elogios a J. Edgar Hoover. No entanto, pouco depois ele seguiu com a sua “ideia” da influência dos Beatles sobre os jovens americanos.
“Os Beatles lançaram as bases para muitos dos problemas que estamos a ter com os jovens pelas suas aparências imundas e descuidadas e música sugestiva”.
No entanto, há meia década, ninguém poderia pensar que Elvis tivesse tentado banir os Beatles há algum tempo, quando os dois se encontraram em Hollywood.
Alguns anos antes, em 27 de Agosto de 1965, os Beatles visitaram a casa de Elvis Presley, em Beverly Hills. No entanto, este encontro demonstra bem como era fria a sua relação como um todo. Durante toda a sua vida, os quatro fabulosos sempre idolatraram Elvis, mas ele não partilhava os mesmos sentimentos por eles. O próprio Paul McCartney disse isso em uma entrevista.
Mal sabiam eles que, meia década depois, Elvis Presley tentaria que os Beatles fossem totalmente banidos dos EUA. Depois disso, George Harrison também voltou a encontrar-se com o Rei, num concerto nos bastidores. Para George, Elvis era tão glamoroso que pensou encontrar-se com “Vishnu ou Krishna ou algo assim”. Quando John Lennon o conheceu com a banda, ele estava apaixonado pelas suas patilhas. Talvez por isso ele as tenha mantido na última metade da história da banda.
Mas, os encontros com Elvis parecem claramente trazer à tona os pensamentos negativos do Rei sobre a banda. Para além do fato de a ascensão deles se ter seguido à sua queda, também parecia haver um choque cultural. E essa pode ser a razão pela qual a relação entre eles se desmoronou completamente em apenas 5 anos.