Os Beatles são anunciados como a maior banda de todos os tempos, e desde os anos 1960 a banda influenciou gerações de música. Embora não haja dúvida do impacto dos Beatles, o discurso ainda envolve a banda quando se trata de definir o grupo.
Alguns consideram os Beatles a primeira boy band de verdade, e outros fãs lutam muito contra esse selo devido ao estigma de que os integrantes não são tão talentosos quanto outros artistas da música.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O que define uma boy band?
O problema de definir uma boy band e categorizar os Beatles é que não há uma definição clara de boy band. Na melhor das hipóteses, o termo é vagamente definido como um grupo de jovens cantores cuja base de fãs é composta principalmente por mulheres jovens. Então, por que o estigma negativo em torno do termo? Ao longo dos anos, o termo tornou-se associado a atos musicais que não escrevem suas próprias músicas ou tocam instrumentos.
Como a única definição real de uma boy band é que o grupo é comercializado para o público feminino jovem, se uma banda formada por homens jovens tem uma grande base de fãs, ela é automaticamente agrupada na categoria “boy band”, mesmo que a banda e seus membros participem do processo de composição musical ou toquem instrumentos.
Ao longo dos anos, o termo foi usado para anular as realizações das bandas e menosprezar o gosto das mulheres pela música. Por esse motivo, alguns fãs dos Beatles não querem que a banda seja classificada como boy band, pois acham que isso diminuiria a integridade musical do grupo.
Os críticos não gostaram dos Beatles no começo
Enquanto aqueles que não conhecem a história dos Beatles podem se surpreender, a banda nem sempre foi amada pelos críticos. Em 2014, o Los Angeles Times compilou críticas iniciais dos Beatles. Muitas críticas iniciais lamentavam o fato de a base de fãs dos Beatles ser composta principalmente por mulheres jovens e, portanto, a banda era menosprezada.
“Com seus arbustos bizarros, os Beatles são obviamente a combinação dos sonhos de um agente de imprensa. Nem mesmo suas mães afirmam que eles cantam bem”, escreveu o Los Angeles Times em 1964.
LEIA TAMBÉM: Whindersson Nunes é flagrado em jantar romântico com nova namorada
“Os Beatles não são apenas terríveis; eu consideraria sacrílego dizer algo menos do que eles são horríveis. Eles são tão incrivelmente horríveis, tão assustadoramente não-musicais, tão dogmaticamente insensíveis à magia da arte que se qualificam como chefes coroados de anti-música…”, escreveu o Boston Globe em 1964.
“Os Beatles seguem uma linha de figuras glamourosas que despertaram gritos apaixonados e desmaios profundos. O mais proeminente na década de 1940 foi Frank Sinatra e na década de 1950 foi Elvis Presley. Sua glória passou quando ficaram muito velhos para serem ídolos dos adolescentes ou quando os adolescentes ficaram velhos demais para precisar deles”, escreveu o Science Newsletter.
O Nation escreveu: “A reação no Carnegie Hall não foi uma resposta real a um estímulo real…. A casa cheia era formada principalmente por jovens da classe média alta, elegantemente vestidas, cuidadosamente arrumadas, trazidas para a cidade por carros particulares ou ônibus suburbanos para a noite uivar, soltar, gritar, bater, torcer e se agarrar, em êxtase nos holofotes para que todos vejam e com todas as bênçãos de toda autoridade…”
Sim, os Beatles eram originalmente uma boy band
Com base apenas nessas críticas, é claro que, antes de serem aclamados pela crítica, os Beatles eram tratados da maneira que muitas boy band modernas são. Eles tocaram para o público lotado e tiveram sucesso comercial, mas críticos e homens não entenderam o hype e não reconheceram o talento dos Beatles.
Em 2018, a Billboard debateu se os Beatles são de fato a boy band original.
“Eu ainda acredito que a qualificação mais importante para uma boy band é a maneira como são recebidas por sua base de fãs em geral, e os Beatles essencialmente definem o modelo (e o padrão) para gritos da plateia, debates de membros favoritos e sufixo -mania. E, é claro, as primeiras músicas são tão pop quanto o pop (ou pelo menos rock)”, argumentou Andrew Unterberger para a Billboard.
Os Beatles se tornaram a banda mais impactante de todos os tempos, e claramente influenciaram a indústria da música de várias maneiras. Mesmo que os fãs os considerem o oposto de uma boy band moderna, a história dos Beatles como boy band original deve ser reconhecida.