A empresa Vale Sorte foi multada pelo Procon de São Paulo, no valor de R$ 213 mil, por uma ação irregular em uma live no YouTube da dupla sertaneja, Simone e Simaria.
O Procon avaliou que a empresa que atua na intermediação de venda de títulos de capitalização da modalidade filantropia premiável da empresa Aplub Capitalização S/A., veiculou uma publicidade enganosa, durante a live das cantoras.
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Segundo o Procon, a empresa se utilizou de publicidade para angariar doações para o Hospital do Câncer de Londrina (PR), usando como atrativo premiações em dinheiro e veículos.
As doações do público só eram formalizadas por meio da aquisição de títulos de capitalização, induzindo o consumidor a ir para um site que não disponibilizava o regulamento da ação. Por deixar de informar dado essencial do serviço, a prática configura publicidade enganosa por omissão, de acordo com o órgão estadual.
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As cláusulas abusivas identificadas pela fiscalização do Procon são: conceder ao fornecedor a alteração unilateral do conteúdo do contrato e exonerá-lo de sua responsabilidade na ocorrência de eventual vazamento de dados e, ainda, por colocar o consumidor em desvantagem exagerada por não garantir os pagamentos processados pela administradora do cartão e nem responder por falhas na operação por essa modalidade.
A empresa Vale Sorte ainda não se pronunciou sobre a multa.