Hoje, 24 de novembro, completam-se 29 anos desde a morte de um dos maiores nomes da música. Freddie Mercury, vocalista dos roqueiros Queen, foi idolatrado por legiões de fãs pela paixão em sua voz, seu brilho lírico e energia no palco.
E a morte de Freddie em 1991, aos 45 anos, apenas 24 horas depois de contar aos fãs sobre seu diagnóstico de Aids, causou ondas de choque em todo o mundo.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Antes de sua morte prematura, a estrela manteve seu diagnóstico entre ele e um grupo de amigos fortemente unidos, incluindo Sir Elton John.
Então, quando ele subiu no palco durante o BRITs em 1990, os fãs não tinham ideia de que ele estava convivendo com a doença cruel, pois foram surpreendidos por sua aparência esquelética.
Freddie continuou a gravar música entre os BRITs e sua morte, mas seu problema de saúde fez com que ele passasse mais e mais tempo em casa.
VEJA TAMBÉM: Novo Freddie Mercury? Bêbado canta hit do Queen em viatura da polícia
O Queen foi reconhecido naquele ano com o Prêmio de Contribuição de Destaque para a Música Britânica. E a banda foi surpreendida por uma montagem em vídeo de grandes nomes da indústria musical, todos homenageando seu brilhantismo.
“Freddie é único“, comentou Phil Collins. “Você não consegue muitos como ele.”
Elton John brincou: “Se você perguntar a Freddie quanto custa um litro de leite, esqueça. Ele poderia lhe dizer o preço do esmalte de unha.“
Paul McCartney o rotulou de “Rei”, ao que Freddie riu: “Que ela reine por muito tempo.”
O colega de banda e guitarrista Brian May, que atualmente está envolvido com instituições de caridade Aids, subiu ao pódio para fazer um discurso emocionante.
Ele disse: “Em nome do grupo, gostaria de agradecer muito a todos na indústria – e, talvez mais importante, fora da indústria – que nos apoiaram todos esses anos, porque ao fazer isso você nos deu muita liberdade para perseguir o que chamamos vagamente de nossa arte em qualquer medida que sentíssemos na época e para sair em um monte de membros estranhos que pareciam muito precários na época, mas não caímos completamente.
E quando a banda deixou o palco, Freddie Mercury pronunciou suas últimas palavras aos fãs no microfone: “Obrigado … boa noite.”
Elton abriu recentemente sobre os últimos dias de Freddie Mercury em suas memórias, escrevendo: “Ele estava muito frágil para sair da cama, estava perdendo a visão, seu corpo estava coberto de lesões de sarcoma de Kaposi e, no entanto, ele ainda era definitivamente Freddie, fofocando , completamente ultrajante.“
“Não consegui descobrir se ele não percebeu o quão perto da morte estava ou se sabia perfeitamente bem, mas estava determinado a não permitir que o que estava acontecendo com ele o impedisse de ser ele mesmo.”