O podcast “Fala Clê”, do produtor musical Clemente Magalhães, traz hoje, 16/02, às 21h, um dos maiores nomes da música popular brasileira, o multifacetado Ney Matogrosso. O cantor contou muitas histórias sobre o inicio da sua carreira, falou sobre sua entrada e saída do grupo “Secos e Molhados” e também das dificuldades financeiras em alguns momentos delicados.
Durante a entrevista que durou mais de uma hora o artista abriu o coração e falou sobre discriminação, contou que chegou a ser proibido de abrir conta em banco, “eu cheguei em casa com um saco de papel com dinheiro pela metade, era um saco grande … eu disse, vou colocar este dinheiro em um banco … cheguei lá e coloquei o saco com dinheiro em cima do balcão e perguntaram, ‘o que você quer?’. Eu disse que quero abrir uma conta … me levaram pra dentro do banco, lá pra trás. Eles disseram assim, ‘de onde é que você tirou esse dinheiro?’, eu ganhei, trabalhando”, contou o artista que não conseguiu abrir uma conta na ocasião.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O cantor ainda no papo falou sobre o destino que deu a toda aquela grana, “Eles me disseram assim, ´você não pode abrir uma conta aqui se não tiver um fiador’, levei meu dinheiro pra casa, coloquei no canto da sala e disse para meus amigos que não consegui abrir uma conta e ‘vamos gastar’… gastamos … nunca ouvi falar que tinha que ter um fiador pra abrir uma conta em banco”, dispara Ney.
Ney Matogrosso ganha mostra em celebração à carreira
Ney Matogrosso é um dos nomes mais efervescentes quando se trata de música brasileira. Aos 80 anos, e com 50 deles dedicados a dar voz a canções, o artista ganha uma mostra especial. Chamada “Timeline Experience Ney Matogrosso”, a exposição visa revisitar a vida profissional de Ney ao longo dos anos. Dessa forma, a mostra, com curadoria do POPline, evidencia a vida e trabalho de um dos artistas mais polêmicos de sua geração.
Ney, que começou a carreira à frente da banda Secos & Molhados, logo ganhou notoriedade nacional. É, entre outros títulos, considerado pela revista norte-americana Rolling Stone a terceira maior voz brasileira de todos os tempos. Contando a história ao longo da linha do tempo, a exposição tem início no nascimento do artista, em 1941. Leonino, Ney de Souza Pereira nasceu na cidade de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, no dia 1º de agosto daquele ano. Na adolescência passou a cantar em bares com amigos. A paixão pelos palcos o fez ir para Brasília, onde formou um quarteto vocal e participou de um festival universitário, dando início aos seus trabalhos profissionais na música.
Assim, chegou ao Rio de Janeiro, cidade que virou seu reduto musical e de vida, onde o artista reside até os dias atuais. No Rio de Janeiro, Ney conheceu João Ricardo, que buscava um cantor de voz aguda para sua banda. Surgem assim os Secos & Molhados. Como se sua voz apenas não bastasse, Ney Matogrosso mudou todo o comportamento de uma geração voraz que, em meio à Ditadura Militar no Brasil, procurava um estilo próprio. Com suas cores e maquiagem fortes, o artista se destacou em meio uma pitada de blues e poesia à atitude libertária do tropicalismo. Assim, a receita para o sucesso foi criada.
Foram apenas dois anos de banda quando Ney Matogrosso começou a seguir carreira solo. Logo o extravagante álbum “Água do Céu – Pássaro” chegou, transformando o cantor em um ícone de moda, música e claro, irreverência. São 50 anos de carreira. Meio século dedicado à música, à poesia e à arte.
Ludmilla, Gloria Groove, Gal Costa, Duda Beat e Ney Matogrosso cantam no Breve Festival
O Breve Festival acredita em grandes encontros, na vacina, na música brasileira, na cultura e na diversidade. E para renovar as esperanças de seu público, a BOX anuncia um novo evento: o Breve Festival 2022, que será no dia 9 de abril, na Esplanada do Mineirão. Os ingressos estarão à venda pelo Sympla, a partir de 12 de julho. Grandes nomes da música brasileira de diversas gerações já estão confirmados, como Gal Costa, Ney Matogrosso, O Grande Encontro, Céu, Silva, Duda Beat, Djonga, Tropkilazz, Ludmilla, Pitty, Racionais, entre mais de 20 atrações.
“O projeto que seria em 2020 e acabou não acontecendo por conta da pandemia cresceu e agora temos um novo festival. Maior e mais potente, com um line-up de peso e muita vontade de reunir as pessoas de novo, de fazer um evento incrível, pois estamos todos precisando, depois desses dois anos. Será um presente pra cidade”, conta Guilherme Rabelo, sócio e curador do evento.
Durante este período, o Breve se lançou como uma plataforma de conteúdo, mantendo aquecido o contato com seu público, ouvindo e trazendo novidades do cenário musical. “O lançamento do festival traz uma nova esperança e visibilidade. No último ano, nos consolidamos como uma plataforma, atingindo os mais diversos públicos de forma constante com nossas redes sociais e mantendo viva a nossa comunidade. Mas, lançar um novo festival, com um line-up tão completo e diverso como o do Breve, só alimenta a força da nossa marca e posicionamento”, explica Isadora Moema, Head de Planejamento e Conteúdo.
SOBRE O LINE-UP
Na curadoria, novidades importantes de grandes nomes da música brasileira como Gal Costa, passando por atrações que certamente serão muito aguardadas como Duda Beat, que vem se destacando com seu novo álbum. Será um show inédito para o palco do Breve em Belo Horizonte. “Alguns shows contam também com convidados, que são grandes apostas na música nos próximos anos e já estão no nosso radar. Nossa expectativa é de que 2022 seja um ano memorável para o festival, um verdadeiro e grande encontro ao redor da música”, diz Guilherme.
Entre as atrações também estão Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, apresentam o show comemorativo de 20 anos do Grande Encontro; o gingado e transgressão de Ney Matogrosso marcam presença; assim como o carisma de Silva, com a turnê do álbum Cinco, e a força de Ludmilla; Pitty, que busca novas formas de se expressar com a turnê “Matriz”; referência na nova MPB, Céu apresenta tour inédita com o grupo Tropkillaz. E Racionais MC’s, com a tour Racionais 3 Décadas, também sobem ao palco.
E para representar o quão múltipla a eclética a música brasileira pode ser, novos nomes também poderão ser conferidos no Breve. O coletivo ÀTTØØXXÁ promete muito movimento na pista. Djonga manda seu som e convida Kyan e Trasha & Tracie. O funk de Heavy Baile com participação de MC Carol, e ainda Glória Groove convidando Greg Queen.
Luiza Lian mistura timbres psicodélicos, ritmos africanos, rock e blues em sua música, enquanto a compositora ribeirinha Josyara dita o ritmo com seu violão e arranjos eletrônicos. Lamparina e a Primavera também é atração, com rock que dialoga com o forró e o maracatu. O duo mineiro Clara x Sofia chega com jeitinho de quem vai conquistar o Brasil com novidades do pop.
As apresentações serão divididas em quatro palcos. Dois deles são destinados às atrações principais, cantores e bandas já consolidadas da música brasileira que o público mineiro tem a oportunidade de conferir. No terceiro palco, serão concentrados novos nomes e tendências do cenário atual, com bandas proeminentes. Para completar, o quarto palco traz as melhores festas da cidade, como a Mientras Dura e a MASTERplano.
O Breve conta, ainda, com campeonato de Vogue da BH Vogue Fever e Swing Safado, proporcionando outras experiências, com assinaturas de marcas para agregar momentos ao Festival. Quem adquiriu o ingresso para o evento em 2020 já tem entrada garantida e quem não quer perder a oportunidade de vivenciar o Breve já pode comprar o seu ticket.
SERVIÇO:
Breve Festival 2022
Data/local: 9 de abril de 2022, na Esplanada do Mineirão
Ingressos: a partir de 12/7, no sympla.com.br/brevefestival
Mais informações: https://linktr.ee/brevefestival
Line-up:
– O Grande Encontro – Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo
– Ney Matogrosso
– Gal Costa
– Racionais MC’s
– Pitty
– Ludmilla
– Duda Beat
– Djonga convida Kyan e Tasha & Tracie
– Glória Groove convida Greg Queen
– Silva
– Céu + Tropkillaz
– ÀTTOOXXÁ
– Heavy Baile convida MC Carol
– Luiza Lian
– Josyara
– Lamparina e a Primavera
– Clara X Sofia
– Sagrada Profana – Swing Safado
– BH Vogue Fever
– MASTERPLANO
– Mientras Dura