Um dos maiores asteriscos que residiram ao longo da carreira dos Beatles foi a acusação de que eles se apropriaram da música negra e roubaram seu som da subcultura, que foi então vendida para as massas enquanto acumulava milhões de dólares e incontáveis discos de sucesso em o processo. No entanto, essa acusação nunca agradou a John Lennon e, sendo John Lennon, ele também não se calou sobre isso.
Lennon foi aberto sobre seu amor pela música feita por músicos negros americanos, era quase exclusivamente o que ele ouvia quando adolescente e lhe proporcionou um despertar musical que ele então compartilharia com uma nova geração. Apesar de claramente usar suas inspirações na manga, ele nunca viu a reinterpretação dos Beatles da música negra como algo além de uma forma de mostrar sua adoração ao invés de tentar lucrar com isso.
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Quando um artigo, que foi publicado em 1971 no New York Times, criticou como os Beatles “roubaram” músicos negros chamou a atenção de Lennon durante um voo transatlântico, com o tempo a seu lado, ele decidiu se defender. Lennon colocou papel e caneta a postos para escrever uma carta em resposta à afirmação do jornalista, que apresentou sua resposta firme.
Alguns anos depois, Lennon reitera uma perspectiva semelhante ao aparecer no The Tomorrow Show em 1975, no que tragicamente viria a ser a última grande entrevista que o ex-Beatle daria antes de sua morte prematura. Durante a conversa, Lennon fala a fundo sobre como os Fab Four conseguiram seu som de músicos negros que foram, em sua opinião correta, os verdadeiros pioneiros do rock ‘n’ roll e sua admiração pelo movimento não conhecia limites.
Lennon discutiu por que demorou tanto para os Beatles serem aceitos nos Estados Unidos e por que o rock ‘n’ roll era desaprovado no início dos anos 1960, ele declarou: “As pessoas sempre tentaram acabar com o rock ‘n’ roll desde então começou, eu sempre pensei que era porque vinha da música negra e as palavras tinham muito duplo sentido nos primeiros dias.”
Acrescentando: “Era tudo isso ‘nossos lindos garotos brancos vão enlouquecer mexendo seus corpos’, agora a música atingiu seu corpo e os Beatles levaram isso um pouco mais longe, deixando-o um pouco mais branco, ainda mais do que Elvis fez isso porque éramos ingleses”, disse ele com mais do que uma pitada de honestidade.
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A franqueza de Lennon sobre como os Beatles pegaram o som que foi criado pelos músicos negros da América e ele estava bem ciente de que a cor da pele dos membros do grupo desempenhou um papel em seu sucesso, especialmente em comparação com seus colegas negros. Para o crédito de Lennon na carta furiosa ao jornalista que alegou que eles “roubaram” o som e, em vez disso, sugeriu que era um “amor” em vez de algo malicioso.
Lennon mais tarde também disse que “Chuck Berry é a maior influência na Terra. Bo Diddley e Little Richard também. Não existe um grupo branco na Terra que não tenha sua música – e isso é tudo que eu sempre ouvi ”, acrescentou. “O único branco que eu já ouvi foi [Elvis] Presley em seus primeiros discos de música, e ele estava fazendo música negra. Presley estava em Memphis; obviamente, ele estava ouvindo música [negra]. Eu não o culpo por querer ser aquela música. Eu queria ser isso.”
Sua linha de defesa era mais em como o jornalista tinha mirado os Beatles quando, na opinião de Lennon, todas as bandas do dia eram tão culpadas quanto sua antiga banda. Potencialmente, juntamente com um pouco de tédio durante o voo e uma oportunidade de se ocupar por um curto período, Lennon criou uma resposta preparada para qualquer um que alegasse que os Beatles não sabiam de onde vieram ou das oportunidades que tiveram. Confira:
“Linhas Aéreas americanas
Em vôo … sim
Altitude … confuso
Localização… sim
14 de setembro, 71.
Caro Craig McGregor
‘Money’, ‘Twist‘ n ’Shout’, ‘You realmente me controlou’ etc, eram todas as músicas que nós (os Beatles) costumávamos cantar nos dancehalls da Grã-Bretanha, principalmente em Liverpool. Foi natural que tentássemos fazê-lo o mais próximo possível do álbum – eu sempre desejei poder tê-los feito ainda mais perto do original. Não cantávamos nossas próprias músicas nos primeiros dias – elas não eram boas o suficiente – a única coisa que sempre fizemos foi deixar claro que existiam originais negros, nós amamos a música e queríamos espalhar de qualquer maneira que nós poderia. nos anos 50 havia poucas pessoas ouvindo blues – R + B – rock and roll, tanto na América como na Grã-Bretanha. Pessoas como – Eric Burdons Animals – Micks Stones – e nós bebemos, comemos e dormimos a música, e também gravamos, muitas crianças foram ligadas à música negra por nós.
Não foi um roubo.
foi um amor em,
John + Yennon
P.S. e quanto ao lado ‘B’ do dinheiro?
P.P.S. mesmo as crianças negras não gostavam de blues, etc., não era “afiado” ou algo assim.“