Os fãs do BTS não estão nada felizes com o famoso site norte-americano Stereogum, que é voltado para notícias de música. Em recente publicação, o veículo afirmou que o grupo e os ARMYs tornaram as paradas de música pop “inúteis”.
Em um artigo intitulado “BTS e seu exército de fãs estão tornando inúteis as paradas pop”, o site norte-americano Stereogum, que é voltado para notícias de música, examina a ascensão do grupo sul-coreano nas paradas da Billboard, começando com o single “Dynamite”. O artigo se refere a essa música como “um produto” com apelo às massas.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“O BTS e seus empresários entregaram um produto projetado para atrair o maior número possível de consumidores para seu negócio. Eles conseguiram. ‘Dynamite’ foi lançado em agosto de 2020 e prontamente estreou em # 1 na Billboard Hot 100, tornando-se o primeiro single de K-pop a alcançar essa marca”, escreveu.
“Ele tocou nas rádios pop de verdade” , escreveu Tom Breihan do Stereogram . “Que antes havia evitado o BTS. Foi um verdadeiro estrondo. Mas então algumas coisas engraçadas aconteceram”. Ele continuou mencionando o sucesso das paradas do BTS com o remix de Jason Derulo de “Savage Love (Laxed – Siren Beat)” e sua faixa do BE “Life Goes On”.
“Essa música, que tem uma história própria complicada, ficou por algum tempo nas posições mais baixas do top 10. Quando o BTS apareceu no remix, a música foi direto para o # 1. Alguns meses depois disso, o BTS lançou a balada “Life Goes On”, que estreou em primeiro lugar também”.
VEJA MAIS: Chocante! Veja as fotos mais raras de Nicki Minaj antes de fama
Em maio, “Butter” apareceu e estreou em 1º lugar na parada “Hot 100” da Billboard. Breihan descreveu o segundo single em inglês do BTS como uma canção “estranhamente obscura” que “parece muito com ‘Dynamite’”.
“Toda a criação de ‘Butter’ parece estranhamente turva; um dos sete compositores creditados, por exemplo, é o presidente da Columbia Records, Ron Perry, um homem sem nenhuma experiência anterior em composição. A música fez o que pretendia. ‘Butter’ agora está em #1”.
“Butter” alcançou este feito notável nas paradas, apesar de não ser, “a música mais popular na América no momento”, de acordo com Breihan. Ele atribui a alta posição da música à “combinação misteriosa de streaming, vendas e reprodução em rádio” da Billboard e ao “exército de fãs incansável” do BTS, que trabalhou duro para impulsionar a música.
“‘Butter’ chegou ao primeiro lugar quase inteiramente com base nas vendas de singles digitais com desconto. ‘Butter’ recebeu muitos streams, mas não tanto quanto qualquer uma das três canções mais populares do álbum de estreia de Olivia Rodrigo. […] Portanto, ‘Butter’, como os grandes sucessos do BTS que o precederam, está em primeiro lugar agora, principalmente porque o BTS mobilizou efetivamente seu incansável exército de fãs“, diz a publicação.
Breihan afirma, no entanto, que os meninos do BTS não são os únicos artistas que se beneficiam da dedicação de seus fãs. “No ano passado, pessoas como 6ix9ine e Travis Scott transformaram suas bases de fãs autoconscientes em uma arma para empurrar singles não notáveis e memoráveis para o primeiro lugar, ” escreveu ele. “ Ajudado em parte por golpes como pacotes de mercadoria.”
Embora Breihan não negue o talento ou realizações do BTS, ele sente que os esforços organizados de seus fãs estão tornando os gráficos menos precisos. “A popularidade orgânica, que já foi a força motriz por trás da música pop, quase não parece mais existir. Em vez disso, as paradas pop estão se transformando em um campo de batalha para exércitos de fãs guerreiros”.
No Twitter, muitos fãs se mostraram revoltados com a publicação, dizendo que os meninos sofrem preconceito na indústria musical americana, já que os ARMYs não são os únicos fãs que se esforçam para levar os ídolos ao topo das paradas.