Glee foi uma série de grande sucesso na TV, e acabou há alguns anos. Embora o show fosse muito popular, ele também ajudou a aumentar o perfil de muitos dos músicos cujos trabalhos foram apresentados no show. Um desses artistas foi a superstar pop Britney Spears.
De acordo com a IMDb, Glee ficou no ar de 2009-2015. Criado por Ryan Murphy, o show se concentrava em um glee club fictício de uma escola. Matthew Morrison interpretou o diretor do clube, enquanto Jane Lynch interpretou a professora de física comicamente malvada. O que fez o show ressoar com os fãs foi que o clube tinha todos os tipos de crianças representadas. Todos os estereótipos do ensino médio estavam presentes, o que significa que qualquer adolescente assistindo em casa poderia se identificar.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A série apresentava o clube dando vida a hits pop modernos em seu próprio estilo único. Eles também cobriram sucessos de toda a história da música. O que tornou essas versões populares foi que, embora mantivessem as letras e melodias originais, elas infundiram uma nova sensação e sensibilidade moderna a cada música.
VEJA MAIS: Katy Perry surge de maiô pela primeira vez após dar à luz; confira!
O programa costumava ter episódios temáticos. Qual fã de Glee pode esquecer seu episódio de Natal, com covers de clássicos como “Last Christmas” e “Baby It’s Cold Outside”? Enquanto a maioria dos episódios apresentava várias canções relacionadas ao enredo e aos temas, os episódios focados em um artista ou estilo de música específico também eram populares. Houve também um episódio com o tema Britney Spears. Isso se tornaria uma das entradas mais populares do programa.
Para se ter uma ideia de quanto impacto o programa realmente teve sobre os artistas, basta olhar as paradas do iTunes para ver a classificação das capas do programa. Em um artigo sobre o fenômeno do show, The Hollywood Reporter escolheu alguns exemplos de capas de Glee que dominaram no departamento de download:
- “Don’t Stop Believin ‘” (Journey): 1,1 milhão de downloads, o que era ainda maior do que a versão original
- “Forget You” (Cee-Lo): 466.000 downloads
- “Teenage Dream” (Katy Perry): 407.000 downloads
- “Walking On Sunshine” (Katrina & The Waves) / ”Halo” (Beyoncé): este mashup entre um clássico dos anos 80 e um hit mais recente de Beyoncé obteve 332.000 downloads
Então, o que isso significa para os artistas originais? A resposta é que geralmente eram boas notícias. Associar-se a Glee ajudou a gerar um novo interesse por canções antigas e continuou a chamar a atenção para as atuais. Embora os covers de Glee tenham superado alguns dos originais, eles ainda estavam chamando a atenção para a música original.
Os fãs de música apreciaram a oportunidade de ouvir uma nova abordagem ousada de alguns de seus sucessos favoritos. Em um caso, permitir que Glee explorasse o catálogo de um artista provou ser muito lucrativo para o artista.
Você pode estar se perguntando quanto um artista recebe por ter sua música em Glee . O Hollywood Reporter aponta que a resposta é uma modesta soma de US $ 25.000 (R$ 128 mil). Isso não é uma mudança estúpida para alguns (embora para os maiores artistas apresentados, certamente é). Mas divididos entre eles e sua editora, não é exatamente um dinheiro que muda vidas.
O que Glee realmente proporcionou aos artistas foi o aumento da exposição. Ser apresentado no programa geralmente levava a um grande aumento nas vendas e downloads de uma música. Veja, por exemplo, o episódio de Britney Spears. O single “Stronger” de Spears teve um salto de 1,160% nas vendas. Seu álbum de maiores sucessos de 2004 aumentou 413%. O que aconteceu foi que as músicas específicas não foram a única coisa que Glee impulsionou – elas também impulsionaram o próprio artista.