O sertanejo universitário explodiu após 2008 e se firmou como o gênero número um do país desde então. Mas você sabe qual foi a primeira dupla a apostar no estilo?
João Bosco & Vinícius são tidos como precursores do sertanejo universitário, visto que a história da dupla foi para a renovação do público e repertório.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A primeira dupla do sertanejo universitário
João Bosco Homem de Carvalho Filho e Vinícius Fernando Karlinke se conheceram aos 10 anos de idade na cidade de Coxim, Mato Grosso do Sul, onde moravam.
Em 1993, eles competiram como adversários no Festival da Canção e terminaram empatados na segunda colocação. Depois disso, familiares e amigos incentivaram que formassem uma dupla. Inicialmente, eles não gostaram muito da ideia, mas decidiram se unir e passaram a cantar em bares e eventos do Mato Grosso do Sul.
Em 1999, eles se mudaram para a capital sul-mato-grossense, Campo Grande, para fazer faculdade. João Bosco foi estudar Odontologia e Vinícius foi estudar Fisioterapia. Lá, o público da dupla era formado principalmente por universitários.
“O primeiro público fiel de João Bosco e Vinícius antes de tocar em rádio, antes de tudo, foi o universitário. Não tivemos empresários que investiram na gente e bancaram o projeto. Foi um CD de quando participamos do aniversário de dois amigos e não sabíamos que o cara do som estava gravando MD [Mini Disco], que era totalmente sem qualidade, mas caiu na graça da galera”, lembra João Bosco no documentário “Amor Sertanejo”, da Netflix.
Logo o CD pirata passou a se alastrar entre as repúblicas universitárias e chegou a outros estados do Brasil. Assim, outros artistas passaram a apostar no ritmo e nasceu o sertanejo universitário.
O primeiro álbum da dupla foi “Acústico no Bar”, de 2003. De acordo com o site oficial de João Bosco e Vinícius, o CD vendeu 40 mil cópias no estado do Mato Grosso do Sul. Mas o sucesso mesmo foi em camelôs: acredita-se que a cada 10 CDs piratas vendidos naquele ano, 8 eram da dupla.
Eles conquistaram fama nacional em 2007, com o disco “Acústico pelo Brasil”. O projeto inclui sucessos como “Vou Doar Meu Coração”, parceria César Menotti e Fabiano, e “Falando Sério”.
O ano de 2009 foi divisor de águas para João Bosco e Vinícius. Eles lançaram o CD “Curtição”, que traz a faixa “Chora, Me Liga”, o maior sucesso da dupla. Foi a música mais tocada no país naquele ano.
Já em 2011, venceram o Grammy Latino com o álbum “João Bosco & Vinícius”, lançado no mesmo ano.
Desde então, eles emplacaram diversos hits, como “Colo, Colo”, “Final de Semana” e “Química” e fizeram turnês pelo Brasil e no exterior.