Com o tema ‘Existe um futuro preto e ele não se constrói sozinho’, a edição deste ano do Festival Feira Preta, co-realizada com o Facebook, chega a sua última semana e terá nos próximos dias pautas com o recorte ESG, entre shows, workshops, espetáculos, intervenções artísticas e painéis. O evento conta, ainda, com milhares de produtos de empreendedores de todo o país que estarão à venda nos marketplaces dos parceiros e da Feira Preta.
Programação dia a dia
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
06 de dezembro
10h – Preta Talk: Os Investidores – Qual o caminho entre o investimento e equidade?
Como essas empresas de investimento têm caminhado no campo da equidade racial no quadro dos funcionários, quais os principais desafios e avanços? Para essa mesa potente os convidados são, Alexandre Moysés, Superintendente de Melhoria Contínua e Riscos Corporativos da B3, Daniel Brandão, Líder de Impacto Vox, Mário Theodoro, Professor do PPGDH-UnB e Ana K Melo, Sócia e Head de Diversidade & Inclusão da XP Inc. e Leonardo Letelier Fundador e CEO da SITAWI.
19h – Preta Talk – Carreira: Acaso, necessidade ou sonho?
Muitas mulheres têm feito uma trajetória profissional de forma autoral e independente, fugindo dos modelos tradicionais. Em um país em que o desemprego é maior entre mulheres negras, quais são as possibilidades de viver fazendo o que gosta? E quando se consegue, que caminhos levaram até lá? O acaso, a necessidade ou o sonho?
Larissa Januário (Cozinheira e apresentadora), Deia Freitas (Psicóloga, podcaster e roteirista) e Semayat Oliveira (Jornalista e escritora) vão dialogar sobre o presente construído criativamente por mulheres negras.
07 de dezembro
10h – Preta Talk – Alianças em Prol da Causa
Como as organizações meio têm pautado o mercado no pilar da igualdade racial, Quais os avanços conquistados e quais os principais desafios. As empresas têm levado a sério as políticas de ESG?
Para essa conversa, a Feira Preta convida Inês Mindlin Lafer (GIFE), Caio Magri (Ethos), Carlos Domingues (MOVER), Célia Cruz Diretora Executiva da ICE, com a mediação de Priscila Fonseca (liderança de organizações referências compartilhando suas visões sobre o desafio da equidade racial nas empresas e organizações).
11h – Preta Talk – O debate a partir das pesquisas e vivências sobre diversidade
A conversa mediada por Flavia Oliveira (jornalista Globo News) com Gilberto Costa (executivo do mercado financeiro), Daniel Teixeira (advogado e diretor executivo do CEERT) e Thiago Amparo (professor FGV) busca debater como as organizações educativas têm refletido o pilar da igualdade racial na academia, quais as pesquisas de mercado em ESG e como a sociedade pode colaborar na diminuição de desigualdade racial.
19h Preta Talk – A importância da ancestralidade nos saberes e fazeres da alimentação no Brasil
No formato Take over, a host de gastronomia Patty Durães vai receber chefes de cozinha de diferentes regiões do país, para trazer aspectos da ancestralidade nos saberes e fazeres gastronômicos. A mesa vai ser composta pelas convidadas Angélica Moreira, restaurante Ajeum da Diáspora (Salvador), Carmem Virginia, restaurante Altar Cozinha Ancestral (Recife) e Zora Tikar, restaurante Quitanda Mineira da Zora (Belo Horizonte).
21h – Preta Talk – Como usar as redes sociais para expandir o alcance e a profundidade de discussões iniciadas em um documentário?
Acompanhe essa conversa entre idealizadores e realizadores do @Afronta, um documentário vivo, inspirado na renomada série Afronta, e saiba mais sobre os aprendizados e desafios iniciais dessa jornada pela expansão de mensagens que precisam ser ouvidas. Participam dessa conversa Juliana Vicente, Diana Costa, da Preta Portê filmes, Camila Vieira da wemake magic, Robson Rodriguez e Vini Max.
08 de dezembro
10h – Preta Talk: Equidade racial dentro de grandes empresas
Laura Motta (Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre) como mediadora conversa com Gustavo Narciso (Gerente Executivo do Instituto C&A), Jessica Sandin (Diretora de People no Nubank e Mentora de Carreira & Liderança) e Mafoane Odara (Líder de Recursos Humanos da Meta na América Latina) sobre como as grandes empresas têm olhado para a diversidade e como ESG colabora na construção de políticas de equidade.
11h – Preta Talk – Às Organizações Negras da Sociedade Civil
Como estas organizações pioneiras têm pautado a construção de um Brasil equânime. Quais os principais, desafios e conquistas? Olhando para a história quais os pontos mais luminosos de avanços? Com Giselle dos Anjos Santos, do CEERT, Suelaine Carneiro, do Geledés Instituto da Mulher Negra, Adriana Barbosa, CEO da Feira Preta e Atila Roque, Diretor da Fundação Ford no Brasil.
19h – Encantamento de Ismael Ivo
Em celebração a um dos maiores artistas da história recente do Brasil e do mundo, a Feira Preta através do Edital de Apoio a Festivais ProAc, com produção Da Terra Cultural, apresenta uma coreografia inédita, criada especialmente para a ocasião, por três bailarines, que representam, presente, passado e futuro. Elisio Pita, Rubens Oliveira e Dandara Pillar apresentam em três atos uma celebração ao mais novo ancestral, Ismael, que virou encantado.
21h – Mesa sobre equidade racial na cadeia de valor – Facebook, Feira Preta e Afrobusiness
09 de dezembro
20h – Jornada Preta: Preta Líder – Só na página Meta Carrer
O Jornada Preta será um evento totalmente virtual, com transmissão ao vivo pela página oficial do Meta Careers. Serão três rodas de conversa que contarão com a mediação de Mafoane Odara – líder em recursos humanos Meta América Latina – e a presença de profissionais pretos de segmentos diversos, que integrarão as rodas com suas experiências e perspectivas acerca do mercado de trabalho, conectando passado, presente e futuro.
Mafoane Odara, Joana Mendes, Joyce Prestes (META), em uma conversa sobre a presença negra feminina na tomada de decisão.
21h – Preta Talk – Pretas Potências
Uma conversa sobre literatura com Adriana Barbosa, autora do Pretas Potências, Eliana Cruz, autora de Água de Barrela e Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado.
10 de dezembro
17h Mesa Alok, Adriana, Thamara
Lançamento Programa Pretas Potências, uma parceria Instituto Feira Preta, Instituto Alok e BlackPrincess
19h TODES – Conversando Sobre Direitos Humanos e Comunidades LGBTQIA+
No Dia Internacional dos Direitos Humanos o Feira Preta Para Todes estabelece um diálogo sobre direitos humanos e comunidades LGBTQIA+. Durante a conversa, a ativista pelos direitos trans Neon Cunha e o especialista na matéria do UK falaram informalmente sobre as violações aos direitos humanos nas comunidades trans e LGBTQIA+ no Brasil e no UK.
PRETAS POTÊNCIAS – PEPSICO
Convocatória de 27 jovens, construindo conteúdo audiovisual sobre este futuro preto que não se constrói sozinho.
21h – Preta Sonora – Show Liniker
A Feira Preta no Dia Internacional dos Direitos Humanos traz Liniker, compositora, atriz e artista visual brasileira para encerrar a programação dos nossos 20 anos!
Todos os dias
Preta Gourmet Week – Visitando Restaurantes
Parceria com restaurantes de afroempreendedores que estarão participando durante do Festival da Feira Preta:
Mama Africa La Bonne Bouffe
Kitanda das Minas
Biyou’z Restaurante Afro
Organicamente Rango
Jerky’s
Espaço Utomi
Preta Gourmet Week – Conhecendo Novas Receitas
A Feira Preta se junta ao Prato Firmeza Preto para desenvolver uma ação de gastronomia e convida restaurantes, para compartilhar uma de suas receitas afrodiaspóricas que pode ser facilmente feita por qualquer pessoa em uma cozinha residencial. A Feira vai enviar a receita junto com uma caixa de produtos do Assaí Atacadista para um influenciador fazê-la em sua casa e postar nas redes sociais.
Chefs Pretos:
Chermoula Cultura Culinária
Baobá Comedoria
Cozinha Omi Odara
Akara Delivery
Kitanda das Minas
Levinho Fit
Sabores de Família
Preto Cozinha
Free Soul Food
Casa de Ieda
Pierry Delivery
Matulas da Nega
Serviço
Festival Feira Preta 2021 – Existe um futuro preto e ele não se constrói sozinho
Data: de 20/11 a 10/12
Formato: online – Via redes sociais da Feira Preta – @feirapretaoficial
Ingressos: Gratuito
Programação: site
Sobre a Feira Preta
O evento criado em 2002 por Adriana Barbosa como uma feira de produtos de empreendedores negros, hoje é o maior de cultura e empreendedorismo da América Latina, trazendo conteúdos, produtos e serviços que representam o que há de mais inventivo, inovador e criativo em diferentes segmentos. É o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos, com acesso desde tecnologia à literatura, de música às artes digitais, sempre apresentando o que há de mais urgente e futurista nas reflexões da existência preta.
Sobre a PretaHub
PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É uma evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia negra da América Latina, que em 2018 atingiu sua maioridade.