A apresentadora Ana Paula Padrão usou as redes sociais nesta quarta-feira (24), e se pronunciou após ter recebido críticas pelo uso do pronome neutro durante a abertura de mais um episódio do MasterChef Brasil, na Band, na última terça (23).
Na ocasião, a jornalista desejou as boas-vindas aos participantes, e acabou mencionando o pronome, o que foi suficiente para que ela se tornasse alvo de uma enxurrada de críticas. Posteriormente, a própria decidiu explicou os motivos de ter usado a expressão: uma das pessoas que participam, Wilton, se define como uma pessoa não-binária, ou seja, que não se identifica com o gênero masculino ou feminino.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“O argumento dessas pessoas é que eu tô matando a gramática da língua portuguesa. A reação não é ao uso do idioma, é ao que esse uso representa. Gente, palavra tem muito poder. Quando eu uso a linguagem neutra porque eu sei que há ali ou pode haver ali na minha frente alguém que se identifica como não-binário, eu estou reconhecendo a existência dessa pessoa. E é isso que dói em quem não aceita essa existência”, explicou ela.
Por fim, Ana Paula Padrão ressaltou que pretende continuar com o uso do pronome neutro. “Eu pretendo sim deixar o outro ter luz na sociedade, ainda que ele seja muito diferente de mim. Quando eu trato essa pessoa com os pronomes que ela escolheu pra se definir, eu dou visibilidade a ela, u reconheço que ela tem o direito de existir, e não uma existência apartada da sociedade, ignorada, varrida pra debaixo do tapete”, cravou. “Eu vou continuar tratando essas pessoas assim, e os incomodados podem ir se mudando”, avisou ela.
VEJA MAIS: Ana Paula Padrão surge de biquíni em cliques e corpo de ‘boneca’ chama atenção