Em uma publicação do Instagram, Cid Moreira, de 93 anos, revelou que descobriu problemas nos rins e está passando por diálise em casa. Felizmente, o ex-apresentador está bem e não precisará, necessariamente, de transplante de rim.
“Olá pessoal! Tudo bem? Tudo em paz!? Quero partilhar com vocês como tem sido as minhas noites! É preciso entender que a vida é feita de fases e essa é a minha agora!”, disse, na legenda da publicação. No vídeo, Fátima Sampaio, esposa de Cid, explicou mais sobre a descoberta da doença e do tratamento em casa.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A esposa do jornalista explicou que, diálise é diferente de hemodiálise, já que Cid consegue fazer xixi normalmente e os rins ainda funcionam, precisando apenas de uma ajudinha extra. Além disso, declarou que, pode ser feito em casa e quando precisam viajar, levam juntos a máquina de diálise.
Veja mais: Ana Beatriz Nogueira relembra o baque de receber diagnóstico de esclerose
“Vocês já ouviram falar da diferença de hemodiálise e diálise? O Cid está fazendo diálise. Há cerca de um ano nós descobrimos que ele estava com problemas nos rins durante um check-up”, relembrou. Fátima contou ainda que, fez um curso para aprender a mexer na máquina para cuidar do marido.
Por fim, explicou que o diagnóstico os assustaram, mas agora já se adaptaram com o tratamento e Cid está bem: “No início nós ficamos assustados, preocupados. Mas quando ele frequentou o hospital, vimos pessoas de todas as idades por algum motivo passando por isso, esperando por um rim. O Cid ainda tem rim que funciona, está tudo bem. Tem pessoas que nem fazem mais xixi. Então, isso é só para vocês saberem que a vida continua. Pode ser confortável viver assim. Ele faz durante a noite, e se precisarmos viajar é só transportar a máquina. Ele tem uma vida normal”.
Leia também: Marcio Poncio revela uso de antidepressivos em excesso da ex-mulher e assusta web
O que é diálise?
A diálise é um procedimento que filtra as impurezas do rim, quando esse órgão não consegue mais fazer o trabalho sozinho. Segundo o hospital Sírio Libanês, não é um tratamento para rim e sim cumpre a função do órgão, que pode ser feito para vida toda ou optar por um transplante de rim.