Artistas revelam dificuldades em aprender inglês

Grazi Massafera, Bianca Andrade e Juliette enfrentam dificuldades com o idioma

Grazi Massafera e Juliette
Divulgação/AgNews
Grazi Massafera e Juliette
Publicidade

Não é porque a maioria dos artistas são ricos e cheios de privilégios, que estão livres de terem dificuldades, principalmente quando envolve aprender um novo idioma. A lista de famosos, aqui no Brasil, que estão passando por perrengues para aprender inglês só aumenta. A maioria reclama que acabou se interessando pelo assunto “tarde”.

A influenciadora Bianca Andrade, a Boca Rosa, passou alguns meses estudando inglês em Londres, em 2024, e confessou que teve crise de choro durante o aprendizado do idioma.

Publicidade

LEIA AGORA: Tudo o que você precisa saber sobre alimentação de Cauã Reymond, o César de Vale Tudo

“Sei que vocês têm me acompanhado por mostrar tanto a parte do sonho, mas, ao mesmo tempo, a parte difícil, que nem todo mundo quer muito falar, expor sua vulnerabilidade, mas é o que acontece com todo mundo”, começou.

“Para você que sonha em fazer um intercâmbio que tudo que é muito forte e vai transformar a gente, transforma para o lado bom, mas tem consequências difíceis, então se prepare. Hoje eu chorei. Chorei porque me acho e me sinto muito ruim no inglês. Às vezes penso como posso ser tão boa numa coisa e tão ruim em outra? Achar isso me deixa ainda pior”, prosseguiu.

Publicidade

Bianca Andrade, na época, chegou a refletir sobre buscar a perfeição ao aprender inglês, e se mostrou conformada com a sua situação. “Está tudo bem em não ser boa em aprender inglês rápido. Quero te falar isso para você refletir sobre outras coisas na sua vida, está tudo bem não ser boa em tudo. Estou aprendendo a aceitar isso, acho que estou ficando mais leve depois de ter chorado horrores, a vida é assim”, desabafou.

CANTORA ARREPENDIDA

Juliette, campeã do BBB 21, em março de 2024, em suas redes sociais, revelou que estava enfrentando muitas dificuldades no curso de inglês. A cantora confessou que só aprendeu o básico na época de escola.

“Acabei a aula de inglês, a humilhação! Ai, gente, eu me arrependo tanto de não ter dado mais importância a isso na escola. Estudei em escola pública quando foi implementado o inglês, mas era algo muito pouquinho assim, o verbo ‘to be’ e olhe lá. E, mesmo assim, como eu não gostava, era algo tão difícil que não era inserido na minha rotina, eu não tinha o hábito de escutar música em inglês, eu não consumia nenhum conteúdo em inglês. Na minha educação não houve nada de inglês. Pelo contrário, eu me distanciava disso”, explicou.

Publicidade

A cantora confessou que acabou optando pelo espanhol na época do vestibular e comentou que não gosta muito de aprender inglês. “Depois precisei estudar para vestibular e o que eu fiz? Corri para o espanhol. Porque o espanhol eu conseguia minimamente compreender. No meu vestibular, fiz espanhol, mas também era algo muito superficial. Fiz letras e tinha habilitação em espanhol. Eram tantas coisas para estudar que a última coisa que eu ia estudar era algo que eu não gostava, como inglês. Odiava. Odeio, na verdade”, desabafou.

“Depois, fiz vestibular para direito e também não estudei inglês. Na faculdade, tive que correr atrás do tempo perdido, de todas as deficiências educacionais que eu tinha, para poder acompanhar o curso. E deu certo”, disse. Com o avanço da carreira de cantora e a possibilidade de, no futuro, desenvolver uma carreira internacional ou ter a possibilidade de emplacar feats com astros estrangeiros, Juliette tem dado mais atenção ao curso do idioma.

PROTAGONISTA DE NOVELA TAMBÉM SOFRE

Grazi Massafera, a vilã de Três Graças, a próxima novela das 9 da Globo, em fevereiro deste ano, confessou que estava sofrendo para aprender o idioma. Na ocasião, ela estava em Miami, Estados Unidos, e desabafou com os seguidores.

Publicidade

“É tenso aprender o tal do inglês. A cabeça dá um nó. Eu não tive inglês na escola. Então, não tenho base nenhuma. É aprender do zero. Eu comecei três vezes e parei, e não sou de desistir, mas com inglês… quem deixou, só teve oportunidade ou só conseguiu aprender depois de mais velho, sabe o que estou falando”, disparou.

A atriz também revelou que, durante o curso de inglês, acabou descobrindo que também tem muitas deficiências no aprendizado do português. “Aí descubro que não sei falar nem português porque é hiato, predicado, advérbio, verbo… você acha que aprendeu uma coisa e não é. Aquela palavra tem o mesmo significado, mas tem um contexto diferente. Tem a pronúncia… Jesus amado!”, lamentou.

Grazi Massafera aproveitou para aconselhar os seguidores, se possível, a buscarem aprender o idioma quanto antes. “Gente, se dediquem quando criança. Também se dediquem quando adultos, porque é importante. Eu estou aqui penando porque é uma lasqueira. Com os meus 43 anos, é um sufoco. Já querendo desistir de novo, mas não vou. Aqui em Miami, tá me dando até vontade de aprender espanhol antes”, explicou.

NÃO TEM IDADE PARA APRENDER INGLÊS

A professora de linguística da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, Lourdes Ortega, esclareceu que essa teoria que é mais complicado aprender um idioma depois de adulto não é verdade. “As pesquisas dizem que os adultos aprendem melhor em tudo porque temos muita autorregulação e somos muito determinados quando queremos aprender algo. Adultos de todo o mundo chegam a diferentes proficiências, fluências, capacidades para o que querem fazer com o idioma, mas não há limite para isso”, explicou numa entrevista ao National Geographic.

QUAL SEGREDO PARA APRENDER UM SEGUNDO IDIOMA?

Para Ortega, independente da idade, é importante a imersão no idioma. Fator decisivo para conseguir aprender o idioma de forma eficaz. “Sem [a] oportunidade de ser exposto ao idioma, não há aprendizado que possa ocorrer, seja cedo ou tarde”, comentou.

Ela também reforçou ser preciso investir tempo e, claro, gostar do idioma que esta estudando. “Ninguém pode aprender, como adulto, um novo idioma se não gostar dele e se não o tornar parte de sua vida. Em teoria, é uma coisa ótima, mas você precisa ter motivos para isso e tempo para investir [nisso]”, esclareceu.

Bianca Andrade revela dificuldades no intercâmbio para aprender inglês. Foto: Reprodução/ Instagram