O atleta paralímpico francês Dimitri Pavade fez um anúncio marcante durante os Jogos Paralímpicos Paris 2024, revelando publicamente sua orientação sexual. Ele competiu na prova de salto em distância masculino na categoria T64 e terminou em quarto lugar.
Em um post nas redes sociais, o atleta compartilhou sobre sua identidade e a decisão de falar abertamente sobre ser gay, descrevendo essa escolha como uma etapa importante de sua jornada pessoal. “Hoje consegui encontrar meu caminho e dar sentido ao que realizo todos os dias”, escreveu Pavade.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Ele também ressaltou os desafios que enfrenta, não apenas como uma pessoa com deficiência e mestiço, mas agora, ao se declarar publicamente como gay. No entanto, reafirmou sua determinação de seguir em frente, sem se abalar pelos julgamentos externos. “Sim, eu sou PEQUENO, mestiço, COM UMA PERNA, e, para completar, GAY!!!!!!”, destacou em sua mensagem.
“A coisa mais importante aos meus olhos hoje é as pessoas que me importam, me amam pelo que sou, e não por uma imagem que eu poderia ter criado, nesta sociedade julgadora. Se algumas pessoas não te aceitam pelo que és então elas não merecem o teu AMOR. A vida é muito curta para dar importância a este tipo de indivíduos“, acrescentou o atleta.
Além disso, Pavade expressou seu apoio à luta pelos direitos LGBTQIA+ e manifestou o desejo de ser uma fonte de inspiração para aqueles que ainda não se sentem prontos para se abrir.
“Agora tenho uma segunda luta para lutar com a MINHA COMUNIDADE LGBTQIA+ e espero dar força e coragem também para aqueles que ainda estão no ARMÁRIO ou para aqueles ATLETAS DE NÍVEL alta que não ousam viver grande e livremente essa liberdade que devemos de lei“, completou.
Confira a publicação na íntegra:
VEJA MAIS: Famosos que se assumiram LGBT