Fred Nicácio, do BBB23, criou uma polêmica ao citar caso de racismo por parte de uma enfermeira, mas acabou ofendendo os profissionais da enfermagem ao chamá-la de ‘minha enfermeira’. Diante da fala, Coren (Conselho regional de Enfermagem de São Paulo), se manifestou e repudiou a fala do médico.
“O programa Big Brother Brasil 23 exibiu entre ontem e hoje uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo”, diz a nota.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Coren repudiou as falas que rebaixem a profissão e negou que sejam subordinado dos médicos: “A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas. A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria”.
Veja mais: Primeira festa do BBB23 é marcada por muita ‘pegação’
Entenda o ocorrido
Quando trabalhava como fisioterapeuta, Fred contou que ouviu de uma enfermeira branca que, intubação é um procedimento ‘só para médicos’. Anos após, voltou ao mesmo hospital formado com médico e reencontrou a enfermeira, que suspostamente, teria duvido da sua capacidade.
“Sete anos depois, amor, eu voltei lá, e ela foi minha enfermeira. ‘É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou intubar e você vai me ajudar’. Porque a gente trata racista assim, expondo, porque quem criou o constrangimento que lide com ele”, disse Fred.
Antes de atingir o Coren, a fala de Nicácio deixou Cesar, um participante do grupo pipoca e enfermeiro, chateado. O brother chegou a chorar por se sentir ofendido com o termo usado pelo colega de confinamento.
“Ele falou, tentando ser para ele algo de positivo… ‘Ah, porque a enfermeira me criticou porque eu era fisioterapeuta, mas depois eu virei médico e ela tinha que me auxiliar’. Pô, cara, pra gente é super ofensivo isso. Pra nossa classe, isso aí é uma coisa que a gente briga todos os dias…”, disse Cesar, chorando.