O fenômeno do BBB continua a despertar acalorados debates tanto nas ruas quanto nas redes sociais, porém, nos bastidores do jornalismo da Globo, a orientação é clara: guardar as opiniões sobre o reality para si. Desde 2022, a emissora estabeleceu diretrizes para que seus jornalistas evitem fazer comentários a respeito do programa. Recentemente, duas situações colocaram novamente o assunto em destaque entre os funcionários da empresa. Uma delas envolveu repórteres da GloboNews que foram instruídos a apagar postagens críticas a participantes do programa. Essas medidas de cautela foram reforçadas também na Bahia, onde textos e vídeos produzidos por âncoras locais da Globo foram retirados de circulação a pedido da emissora.
Segundo o jornalista Gabriel Vaquer, da Folha, entre os textos removidos, um deles, assinado por Jéssica Senra, já conhecida por suas opiniões firmes, abordava o comportamento de Wanessa Camargo no programa. Mesmo que não fossem diretamente sobre o BBB, os conteúdos faziam referência a atitudes de participantes do reality. O episódio evidenciou a sensibilidade da emissora em relação à exposição de seus jornalistas em questões que possam comprometer a percepção de imparcialidade do Grupo Globo.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Veja também: No BBB 24, Rodriguinho relembra convite para posar pelado na G Magazine: “Durinho”
Desde 2018, as diretrizes do Grupo Globo sobre o uso de redes sociais pelos funcionários enfatizam a importância da manutenção da isenção e imparcialidade, especialmente quando se trata de jornalistas, cuja conduta pública reflete diretamente na reputação da empresa. Por isso, a postura adotada pela Globo em relação aos comentários sobre o BBB nas redes sociais se alinha à necessidade de preservação dessa imparcialidade. No entanto, o tema continua gerando discussões sobre os limites da liberdade de expressão e o papel dos jornalistas em meio a um dos programas de maior repercussão na cultura brasileira.
Até o momento, a Globo não se pronunciou sobre o assunto quando procurada pelo F5. Essa cautela demonstra a complexidade envolvida na gestão da imagem da emissora e de seus profissionais em um ambiente tão polarizado como as redes sociais, onde opiniões pessoais podem facilmente ser confundidas com posicionamentos institucionais. Nesse contexto, os jornalistas da Globo seguem um delicado equilíbrio entre o exercício da liberdade de expressão e o compromisso com os princípios éticos e editoriais da empresa.