O Dia do Forró é comemorado nesta quarta-feira (13). O ritmo, que teve origem no Nordeste, se tornou uma data comemorativa que remete ao nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nascido na cidade de Exu, em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912.
+ Quem é Mila Braga, do hit ‘Tudo Ok’, que anunciou carreira gospel
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O artista foi responsável pela popularização dos ritmos nordestinos que compõe o forró aos quatro cantos do país, como: xote, xaxado, baião, chamego, arrasta-pé, pé de serra, forró eletrônico e até mesmo o piseiro – este último que ganhou mais força desde a pandemia.
O Dia do Forró foi criado em 2005 para homenagear Luiz Gonzaga, que morreu em 1989, aos 77 anos, depois de cinco décadas de carreira, e o gênero foi declarado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há dois anos.
Sabendo disto, o Observatório dos Famosos trouxe uma lista que reúne os artistas mais ouvidos do forró no Brasil atualmente, com base nos dados divulgados pelo Spotify, a principal plataforma de streaming. Confira abaixo:
- Mari Fernandez: 11,4 milhões
- Felipe Amorim: 11,0 milhões
- Wesley Safadão: 10,1 milhões
- João Gomes: 9,8 milhões
- Nattan: 8,7 milhões
- Tarcísio do Acordeon: 6,2 milhões
- Xand Avião: 6,2 milhões
- Zé Vaqueiro: 4,8 milhões
- Os Barões da Pisadinha: 4,8 milhões
- Eric Land: 4,3 milhões
- Raí Saia Rodada: 4,3 milhões
- Marcynho Sensação: 3,2 milhões
- Iguinho e Lulinha: 3,1 milhões
VEJA MAIS: Saiba quem realizou o maior número de shows no São João em 2023