A atriz Larissa Manoela, de 21 anos, falou sobre a pobreza menstrual durante um evento realizado em São Paulo, neste domingo (29). Na ocasião, a artista revelou que sofre de endometriose, distúrbio que provoca fortes dores durante o ciclo menstrual.
“Eu menstruei pela primeira vez aos 12 anos e me sentia preparada porque sempre tive muita abertura para falar sobre menstruação com a minha mãe e o meu pai, em sala de aula, mas não é sempre que a gente consegue ter essa abertura. (…) É importante que a gente consiga debater isso de forma real, como estamos fazendo aqui para falar sobre esse assunto tão importante”, afirmou a protagonista da atual novela das seis da Globo, Além da Ilusão.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“Dores a ponto de desmaiar”
Larissa Manoela, então, relembrou quando foi diagnosticada com o quadro. “Desde o meu primeiro ciclo, tinha um fluxo muito intenso, ficava muito indisposta, sentia dores a ponto de desmaiar. Quando fui fazer exames e acompanhamentos anuais, recebi o diagnóstico”, disse ela.
“Quando a cólica te incomoda excessivamente e te impede de ir à escola e trabalhar, é preciso investigar e fazer acompanhamento com um ginecologista”, declarou a artista.
O que é endometriose?
Endometriose é uma doença inflamatória, manifestada durante a menstruação, que provoca dor “no intestino”. No Brasil, uma a cada 10 mulheres sofre com os sintomas, de acordo com o Ministério da Saúde. O tratamento envolve a interrupção do ciclo menstrual, sendo necessário o consumo de pílulas anticoncepcionais de modo contínuo, por exemplo.
VEJA MAIS: Mel Maia rebate comparações com Larissa Manoela e Maisa: “Somos diferentes”