Na tarde desta terça-feira, Larissa Manoela usou as redes sociais para falar sobre problemas de saúde que vem passando. “O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada”, disse ela.
“Ontem através de um ultrassom detalhado eu descobri que além de endometriose eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher. O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas tô certa de que vou encontrar o melhor tratamento pra ambas as doenças!”, escreveu no Twitter.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A atriz tem apenas 21 anos, e anunciou recentemente que está namorando o também ator André Luiz Frambach, que já revelou que pretende ter filhos com Larissa.
Veja também: Em “A Fazenda 14”, Thomaz Costa diz que quase traiu Larissa Manoela com Maísa
Nos comentários, várias pessoas prestaram solidariedade para a atriz. “Também tenho ovário policístico, Lari. E o tratamento é bem de boa. Fica tranquila”, falou uma seguidora. “Sinto muito! Mass vai dar tudo certo. Muito importante você usar sua voz para esses assuntos tão comuns e tão pouco abordados”, elogiou uma outra pessoa.
O que são essas doenças?
Segundo o site do Ministério da Saúde, a endometriose “é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. As da doença causas ainda não estão bem estabelecidas.”
Os principais sintomas são: dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;, dor durante as relações sexuais; dor e sangramento ao urinar e evacuar, especialmente durante a menstruação; fadiga; diarreia; e dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose..
Ainda segundo o site do Ministério da Saúde, a síndrome ovário policístico “é um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos – pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido – que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.”
E alguns dos sintomas são: alterações menstruais: em geral, as menstruações são espaçadas, a mulher menstrua apenas poucas vezes por ano, mas também pode haver menstruação intensa ou ausência de menstruação; hirsutismo: aumento dos pelos no rosto, seios e abdômen; obesidade: tendência à obesidade, sendo que o ganho de peso piora a síndrome; acne: provocado pela maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas; infertilidade; também pode haver queda de cabelo e depressão.