Bandidos da Falange

Minissérie de Aguinaldo Silva que tinha ‘traficantes’ no elenco quase foi derrubada pelo Governo

A minissérie, exibida em 1983, virou alvo de repercussão nos últimos dias

Publicado em 23/07/2024
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Aguinaldo Silva surpreendeu ao ter revelado que alguns atores da Globo praticavam tráfico de drogas nos bastidores da minissérie Bandidos da Falange (1983), que retrata a formação e os desdobramentos de uma facção criminosa.

+ Aguinaldo Silva revela que ator ficou bêbado para estrangular atriz em cena

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em seu livro Meu Passado me Perdoa: Memórias de uma Vida Novelesca, lançado pela editora Todavia, ele contou que chegou a ter sido procurado pela atriz Betty Faria, que interpretou a protagonista da história, para evitar gravar uma cena com um dos “traficantes” presentes no elenco.

Para quem não sabe, a minissérie Bandidos da Falange tinha inicialmente a data de estreia prevista para agosto de 1982. No entanto, em decorrência da Censura Federal, na época da Ditadura Militar (1964-1985), a Globo decidiu adiar seu lançamento, que quase não aconteceu.

Cinco meses depois, após uma realização de cortes e interferências, Bandidos da Falange pôde ser levada ao ar, e estreou em fevereiro do ano seguinte. O sucesso da minissérie motivou a ser reapresentada, numa edição especial de dez capítulos, em 1984, na emissora carioca.

Bandidos da Falange narra o surgimento de uma organização criminosa, a Falange Vermelha, que surgiu no presídio da Ilha Grande, e é fortalecida com códigos de honra baseados na força e na fidelidade, mas é descoberta pela polícia. A história é dividida em quatro blocos, baseados na trajetória da trupe de bandidos.

VEJA MAIS: Aguinaldo Silva pode emplacar novo trabalho na Globo após demissão

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio