Antes mesmo da estreia, a novela Paraíso Tropical, exibida originalmente em 2007 e atualmente sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, precisou passar por algumas mudanças importantes. Uma delas, envolveu a substituição de uma atriz que já havia gravado suas primeiras cenas para a trama.
Na ocasião, estamos falando de Joana Fomm. A artista foi escalada para viver a promoter Marion Novaes, mãe de Olavo (Wagner Moura) e Ivan (Bruno Gagliasso), mas precisou se afastar da novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares após enfrentar alguns problemas de saúde.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Na época, Joana já havia gravado quatro cenas que, posteriormente, precisaram ser refeitas, desta vez, com a substituta, Vera Holtz. Nelas, a atriz havia contracenado com os colegas de elenco Renée de Vielmond, Marcelo Valle, Jonathan Haagensen e Nanda Gaia.
Qual doença fez Joana Fomm se afastar de Paraíso Tropical?
O problema de saúde de Joana, na época, não foi divulgado. Posteriormente, no entanto, foi revelado que a atriz havia descoberto um câncer de mama, necessitando realizar quimioterapia e uma dupla mastectomia. Felizmente, a artista curou-se da doença.
Depois de vencer o câncer, Joana Fomm recebeu o diagnóstico de uma doença neurológica incurável, a disautonomia, que afeta o sistema nervoso autônomo, a fazendo perder o controle de alguns órgãos e também dos próprios movimentos, tendo quedas constantes. Desde então, a atriz realiza sessões de fisioterapia e pilates para amenizar o efeito da doença e fortalecer sua musculatura.
Entre os trabalhos mais recentes de Joana na TV estão participações em episódios das séries Sob Pressão e República do Peru, em 2019. Atualmente, ela tem 84 anos de idade.
VEJA MAIS: Paraíso Tropical: 5 personagens importantes que vão morrer na novela