CURIOSIDADES

Por que a novela América teve 3 aberturas diferentes?

Novela de Glória Perez foi exibida originalmente em 2005

Publicado em 22/01/2024
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Se você assistiu América na exibição original, em 2005, ou está acompanhando a reprise da novela no Canal Viva, certamente percebeu que a trama de Glória Perez teve 3 aberturas diferentes. O motivo para isso ter acontecido, no entanto, envolveu um conflito entre a autora e o diretor Jayme Monjardim.

Gloria e Monjardim discordavam de opiniões antes mesmo do início das gravações de América. Cada um tinha suas preferências para o casal de protagonistas: a autora desejava Deborah Secco e Murilo Benício, enquanto o diretor preferia Camila Morgado e Marcos Palmeira. No entanto, a vontade da escritora acabou prevalecendo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ao longo da trama, entretanto, algumas decisões de Jayme foram implementadas. Entre elas, o tom mais dramático para a protagonista. Gloria Perez, por sua vez, não gostou nada disso, e, após 38 capítulos gravados (25 deles já exibidos), o diretor deixou a novela.

Em depoimento ao livro Biografia da Televisão Brasileira, de Flavio Ricco e José Armando Vanucci, a autora comentou sobre o assunto: “Na escrita, [Sol] era uma mulher forte, cheia de gás, e na tela estava sempre chorando. O ajuste foi necessário para levar ao ar a história como ela estava sendo contada nos capítulos”, explicou.

Mudanças na abertura de América

Em relação às alterações na abertura de América, entre a primeira e a segunda, foram poucas mudanças. Ambas contavam com a música Órfãos do Paraíso de Milton Nascimento e exibiam imagens que representavam os sonhos dos protagonistas Sol e Tião, vividos por Deborah Secco e Murilo Benício, dentro de um globo de neve. Na segunda, no entanto, a vinheta ganhou um tom mais avermelhado e dramático.

A maior mudança, entretanto, veio após a saída de Jayme Monjardim da direção da novela. Na época, ele foi substituído por Marcos Schechtman. Com isso, a abertura de América foi totalmente modificada. O tema musical passou a ser Soy Loco por Ti América, em uma versão gravada por Ivete Sangalo. Já a exibição das imagens, ganhou mais agilidade, com registros de locais onde a novela se passava. A nova abertura foi incluída no capítulo 46 da novela.

Relembre as três aberturas de América:

VEJA MAIS: Veja o antes e depois dos atores mirins da novela ‘América’

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio