A atriz Patricia Pillar, de 58 anos, poderá receber uma indenização de R$ 25 mil após sofrer uma série de ataques na web entre 2016 e 2019, de acordo com determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Segundo informações da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, cinco homens devem pagar R$ 5 mil cada um, por conta das ofensas destinadas à artista no Facebook e no Twitter. A decisão ainda cabe recurso.
Na ocasião, foram movidos dois processos. O primeiro, se refere aos comentários feitos na postagem de 2019, quando a atriz comentou “que golaço do [jogador de futebol] Arrascaeta” em uma publicação no Twitter enquanto assistia o jogo do Flamengo.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Na ocasião, a atriz foi chamada de “vaca”. Em outra publicação, Patrícia foi xingada de “anta velha” ao criticar a atuação de Abraham Weintraub, então ministro da Educação. Para a Folha, João Tancredo, advogado da atriz, disse que “a lista de xingamentos é extensa e repleta de misoginia”.
No outro processo, foram analisados comentários feitos em uma postagem no Facebook da atriz, em 2016. Na época, a famosa foi acusada de “vender seu caráter” para “tomar um dinheirinho da Rouanet”. Em ambas as ações, a juíza Marcela Sacchi da Silva determinou que “as ofensas ultrapassaram a liberdade de expressão.”
O advogado de Patrícia Pilla acrescentou ainda, que há “uma pilha” de outros processos desse tipo movidos pela atriz que aguardam sentença. Em suas redes sociais, a artista celebrou a decisão: “A internet não pode ser um espaço de violência e impunidade.”, escreveu ela.
VEJA MAIS: Patricia Pillar detona Neymar após comentário sobre Pelé