Curiosidades

Quem foi Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira

Cantora morreu aos 77 anos, na manhã desta quarta-feira (9); relembre a trajetória da artista

Publicado em 09/11/2022
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Morreu Gal Costa, na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora, considerada uma das maiores estrelas da música brasileira. A causa da morte ainda é desconhecida.

A artista estava em recuperação de uma cirurgia delicada que submeteu no nariz, onde precisou retirar um nódulo da fossa nasal e ocasionou no adiamento de sua agenda de shows desde o final de setembro. Por recomendação médica, ela precisou ser afastada dos palcos até o final de novembro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além disto, Gal Costa era uma das atrações do Primavera Sound, festival que aconteceu em São Paulo neste último final de semana, mas cancelou sua participação.

Mas afinal, quem foi Gal Costa?

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 1945 em Salvador, na Bahia, filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna. Sua estreia foi na década de 1960, sob influência musical de João Gilberto, pai da Bossa Nova, e apoio total da mãe, e marcada pela ausência do pai, que foi morto enquanto ela ainda era adolescente.

No início da década de 1960, ela foi apresentada a Caetano Veloso, com quem construiu um vínculo profissional e pessoal desde então, e ao lado dele, se juntou à Maria Bethânia e Gilberto Gil, com quem integraria o grupo conhecido como Doces Bárbaros, além de Tom Zé.

Gal Costa participou do álbum Tropicália ou Panis et Circencis (1968), que a partir daí, fortaleceu sua imagem e criou o movimento tropicalista. Em 1971, ela fez um dos maiores marcos da sua carreira apontado pela crítica, com a turnê ‘Fa-Tal’. O LP, segundo disco duplo da história da MPB, foi eleito como um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos.

A maneira ousada e revolucionária de Gal Costa consolidou o nome da artista como uma das maiores artistas do país. Com uma personalidade forte e uma identidade visual pra lá de original, ela marcou a história das novelas por ter feito parte da trilha sonora de quase 90 produções na TV, em sua maioria, na Globo, entre novelas, séries e minisséries.

Algumas das suas músicas de maiores sucesso da carreira foram: ‘Aquarela do Brasil’, ‘Baby’, ‘Pérola Negra’, ‘Meu nome é Gal’, ‘Como 2 e 2’, além de ‘Brasil’, canção atemporal que serviu de tema de abertura da novela Vale Tudo (1988) composto por Cazuza.

Durante os quase 60 anos de carreira, Gal Costa produziu 31 álbuns de estúdio e 11 discos ao vivo, além de colecionar prêmios nacionais e internacionais. Seu projeto mais recente havia sido o disco Nenhuma Dor, lançado no início de 2021. A grandiosa cantora deixou um filho, Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos, que foi adotado tinha apenas 2 anos.

VEJA MAIS: Inesquecíveis! Relembre atores da novela ‘O Rei do Gado’ que já morreram

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio