A gravação que a cantora Simone Mendes realizou para o quadro Funcionário Famoso, do programa Hora do Faro, foi jogada no ‘lixo’ pela Record TV. A participação da artista na atração de Rodrigo Faro estava programada para ir ao ar no último domingo (14), onde ela também receberia uma homenagem de Dia das Mães. Ao longo da semana, inclusive, a emissora chegou a divulgar uma chamada falando sobre o quadro.
Telespectadores, no entanto, notaram a presença de blackface na caracterização de Simone Mendes. Esse termo, do inglês, black, “negro” e face, “rosto”, é utilizado quando uma pessoa pinta a pele com tinta escura. Essa prática, entretanto, durante muito tempo foi usada para ridicularizar pessoas negras e servir de entretenimento.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
No caso da gravação de Simone Mendes, isso acabou gerando muitas críticas para a cantora e também para o programa. De acordo com informações do colunista Sandro Nascimento, do site NaTelinha, foi a equipe da irmã de Simaria que pediu para que a gravação não fosse ao ar. Diante disso, toda a filmagem foi jogada no ‘lixo’ e uma nova deve ser remarcada.
Com o corte do quadro, a Record TV preencheu o buraco no programa de Rodrigo Faro com a reprise de uma matéria sobre o Dia das Mães exibida originalmente em 2019.
Veja a imagem com o blackface de Simones Mendes no Hora do Faro: